• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira Summer Ale (ajudem)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Vou chorar minhas pitangas aqui kkkk

Breno, estou na minha décima brassagem. Das 10, 5 foram tentativas de fazer uma Summer Ale correta. Por incrível que pareça, já consegui fazer duas IPAS que ficaram muito boas e 3 Saisons espetaculares, mas nunca acertei uma Summer Ale do jeito que eu imagino!

Nas 3 primeiras brassagens o grist foi basicamente o mesmo, 92% pilsen - 8% carapils. Lúpulos variaram de: Magnum/Nugget para amargor e Amarillo para aroma/sabor. A adição do Amarillo foi aumentando em cada brassagem até eu perceber que não era o tipo de sabor/aroma que eu estava procurando em uma Summer. Ficaram gostosas, mas não era o que eu buscava.

A 4ª brassagem foi um desastre. Alterei o grist para algo como 70% pilsen, 25% Vienna e 5% carapils, usando Nugget para amargor e Cascade para aroma. Infelizmente, ficou horrível. Inicialmente não havia encontrado o que tinha causado o defeito (não consigo explicar o sabor ruim que surgiu, mas sabia e confirmei que não era DMS, Diacetil ou contaminação). Posteriormente, depois de muita pesquisa e colocar para prova de diversas pessoas, uma consoante vingou: lúpulo velho! Esta aí um bom aprendizado, sempre confira o lúpulo! Se o cheiro e o aspecto não estiver bacana, não use!

Enfim, estou atualmente com minha 5ª brassagem terminando a fermentação. Grist 83% pilsen - 17% vienna. Lúpulos: Chinook (5g no FWH) e Cascade (verifiquei bem!!) 30g de Cascade +10g Chinook no whirpool. Estou com meus dedos cruzados para que dessa vez dê certo! Te conto como ficou assim que a tomar no final deste mês.

Resumidamente, o que aprendi com essas experiências foi:

1. Se estiver buscando um sabor cítrico (meu caso), o Amarillo não é o lúpulo certo. Ele é muito gostoso, traz sim algumas notas cítricas, mas baixas;
2. Tente eliminar maltes caramelados (carapils é um exemplo). Eles trazem um dulçor que ao meu ver, não fica legal em uma Summer Ale;
3. Brassagens sempre em baixas temperaturas (algo como 63°), para conseguir uma FG baixa, assim tentando buscar uma cerveja mais seca;
4. Grãos suficientes para atingir uma OG que lhe dará algo em torno de 4.5% a 5.5% ABV, nada mais. Pois além disso, busca-se aqui uma cerveja de corpo leve;
5. Carbonatação média/alta (também vai ajudar na sensação de corpo leve);
6. Para satisfazer os tomadores de suco de milho (Brahma/Skol), deixe sua cerveja limpa e cristalina;
7. O equilíbrio entre Malte/Lúpulo é essencial.
8. Não use lúpulo duvidoso!!!

Bom, espero que tenha ajudado de alguma forma estas dicas.

abraços!!

Gostei dos metodos citados, se possivel dê um feedback da sua 5º brassagem. vlw

summer ale seria uma cerveja bem leve não tão lupulada apenas refrescante e suave uma boa para acompenhar um churrasco..
vai minha receita: 20 litros:
referencia: abv: 4,8 a 5,0 ibu: 12 ~15
4kg --------------------- malte pilsen
0,500g ----------------- malte carapils
10g ------------------- lupulo target 60 min
1g -------------------- whirflock 15 min finais
50g ------------------ lupulo mandarina bavária --- 0 min ( mosto por volta 70°c)
01pct ---------------- levedura us-05
mostura: 66°c ------------------------- 80 min
75°c ------------------------ 05 min
fermentação : 17°c d0 1 ao 7 dia apo´s subindo 18.... 19 .... 20 teste atenuação
após ir para fermentação secundaria 10°c ou deixar 0°c
referente aos sais para quem já utiliza colocar no ez water perfil maltado
ph agua 5,3 lavagem 5,5

vai dar certo !!!

summer ale seria uma cerveja bem leve não tão lupulada apenas refrescante e suave uma boa para acompenhar um churrasco..
vai minha receita: 20 litros:
referencia: abv: 4,8 a 5,0 ibu: 12 ~15
4kg --------------------- malte pilsen
0,500g ----------------- malte carapils
10g ------------------- lupulo target 60 min
1g -------------------- whirflock 15 min finais
50g ------------------ lupulo mandarina bavária --- 0 min ( mosto por volta 70°c)
01pct ---------------- levedura us-05
mostura: 66°c ------------------------- 80 min
75°c ------------------------ 05 min
fermentação : 17°c d0 1 ao 7 dia apo´s subindo 18.... 19 .... 20 teste atenuação
após ir para fermentação secundaria 10°c ou deixar 0°c
referente aos sais para quem já utiliza colocar no ez water perfil maltado
ph agua 5,3 lavagem 5,5

vai dar certo !!!
Qual og dela?

Back