• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira Cerveja - Um pouco adstringente

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

peguzman

Well-Known Member
Reaction score
23
Ficou linda,

Uma Belgian Blond, ainda está bem jovem, só tem 11 dias que engarrafei, o aroma e sabor ficaram muito bons, mas está apertando um pouco a língua, pouco no primeiro gole, mas nos seguintes vai piorando, o que também atrapalha a parte sensorial.

Não sei se a adstringência veio da mosturação e fervura, já que fiz BIAB e o mosto que levei para a fervura ficou bem turvo ou pelo excesso de trub que levei ao fermentador. Para as próximas já providenciei malte acidificado, fundo falso e bomba para recirculação.

Será que esta adstringência melhora se deixar ela maturando algumas semanas? E qual seria a temperatura ideal desta maturação?

Agradeço a todos por compartilhar suas experiências aqui no forúm.

Abraço,

Pablo Guzman

Attachments

• IMG_20150929_184230426.jpg
    IMG_20150929_184230426.jpg
    245.2 KB
Ficou linda,

Uma Belgian Blond, ainda está bem jovem, só tem 11 dias que engarrafei, o aroma e sabor ficaram muito bons, mas está apertando um pouco a língua, pouco no primeiro gole, mas nos seguintes vai piorando, o que também atrapalha a parte sensorial.

Não sei se a adstringência veio da mosturação e fervura, já que fiz BIAB e o mosto que levei para a fervura ficou bem turvo ou pelo excesso de trub que levei ao fermentador. Para as próximas já providenciei malte acidificado, fundo falso e bomba para recirculação.

Será que esta adstringência melhora se deixar ela maturando algumas semanas? E qual seria a temperatura ideal desta maturação?

Agradeço a todos por compartilhar suas experiências aqui no forúm.

Abraço,

Pablo Guzman

Usar fundo falso e recircular não vai mudar nada esse sabor, com BIAB se faz cervejas tão excelentes quanto qualquer outro método.
O excesso de trub é possível, mas tem que ter levado bastante trub mesmo, e como fez uma belgian blonde que não vai tanto lúpulo, acho difícil ter tido tanto problema com trub.

Precisa analisar todo teu processo, talvez tuas temperaturas de mostura e forma como seguiu os processos possam ser os principais problemas. Outro ponto que provavelmente gerou problemas é fermentação (temperatura, fermento, incoculação), pra quem começa os erros mais clássicos ficam aí mesmo..

Para as próximas já providenciei malte acidificado, fundo falso e bomba para recirculação.

Como já foi dito, mudar o malte, fundo falso e bomba não resolve o problema, a não ser que você tenha certeza de que a causa do problema é esse.

Verifique o ph do seu mash antes de usar malte acidificado, e verifique a temperatura de mosturação/mashout para ver se não tá extraindo tanino das cascas.

Mudar variáveis aleatórias sem saber o porque disso mais atrapalha que ajuda.

Nesta primeira brassagem não fiz mashout e a temperatura de mosturação variou entre 64 e 66°C. Usei água mineral muito leve, com pH de rótulo de 4.9.

Decidi pela recirculacao para ter um mosto mais limpo e o malte acidificado para garantir um pH mais baixo, já que simulando a água que eu tenho com os maltes da receita na calculadora do Brewer's friend, o pH ficou em 5.7 e adicionando o malte acidificado cai para 5.2.

Outro ponto que percebi que devo melhorar é o Whirlpool para levar menos trub para o fermentador.

Uma terceira causa que pensei foi na Clarificação com gelatina eu agitei a cerveja no fermentador e pode ter pegado espuma da fermentação da parede do balde. Li que está espuma poderia causar está adstringência.

Como não consigo determinar qual destas causas seria a correta, resolvi tentar cercar estes pontos.

Cara, se tua água tem pH de 4,9 no rótulo, ele não vai subir pra 5,7. E 5,7 não é um pH alto... Aonde tu viu esta informação no Beer Smith? na aba Mash, a informação do pH é tu que preenche, ele não calcula...

O malte também puxa o pH pra baixo. pH's até uns 7 são corrigidos geralmente só com os maltes convencionais, sem precisar do acidificado.

Ah, e eu procuraria água com o pH mais alto. Tipo uns 6, 6,5...

Pode ser taninos das cascas - temperaturas altas
Ou pode ser produzido na fermentação - Acetaldeído - mantenha temperaturas mais baixas nos primeiros dias, controle bem temperatura e lembre-se sempre de se certificar que teu pitching rate é o adequado...

Atualizando,
Uma semana a adstringência foi quase toda embora. Mais umas 3 semanas e creio que estará no ponto.

Aproveitei uma adega que minha mãe tinha parada e estou mantendo a 12 graus.

Back