• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira Brassagem

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ewerton Pontini

Well-Known Member
Reaction score
4
Bom dia pessoal, estou com umas duvidas antes de realizar minha primeira brassagem.

1) O MashOut é realizado com o saco ou sem saco ? Método Biab. ?

2) A recirculação é feita com o fogo ligado ou desligado ?, qual tempo indicado para reciruclação ? pretendo extrair com uma jarra e jogar de volta por cima.

3) Antes de iniciar a fervura, deve se verificar se a densidade do mosto, se está conforme o esperado . O Densímetro pode entrar em contato com aquele mosto quente ? Ou vocês resfriam o liquido para 20 graus ? Como vocês resfriam ?

4) Não pretendo lavar o mosto. Vou adicionar toda a água de cara. Após a rampa de temperatura e mash out, vou erguer o saco e colocar em um escorredor de macarrão para escorrer o restante da água acumulada no saco. Devo usar um pouco de água nesta etapa ? Pois pretendo usar toda a água logo no começo.

5) Whirlpool faço quente ou frio ?Quanto tempo eu devo fazer de whirpool ?

6) Na transferência do mosto para balde fermentador, deve ter uma queda de +- 50 cm ?

Muitas dúvidas, mas vou te ajudar com algumas.
Mash Out, não precisa. Converteu o amido, 1h30 é suficiente, retira o saco e liga a chama pra ferver. Enquanto escorre o resto do saco, a temp vai subindo.
BIAB não recircula. Só remover o bag.
Meça a densidade no final da fervura, precisa resfriar a 20ºC.
Whirlpool eu faço a quente. Mas tanto faz.

Eu não faço BIAB, mas na questão 3, porquê não usar um refratômetro? Eu uso uma pipeta pasteur de 3ml, pego a amostra do mosto quente, deixo em contato com água da torneira por uns segundos e coloco no refratômetro, medindo a densidade.

1ª brassagem. Não deve ter refratômetro ainda.

Eu não faço BIAB, mas na questão 3, porquê não usar um refratômetro? Eu uso uma pipeta pasteur de 3ml, pego a amostra do mosto quente, deixo em contato com água da torneira por uns segundos e coloco no refratômetro, medindo a densidade.

Eu tenho apenas o densímetro

Muitas dúvidas, mas vou te ajudar com algumas.
Mash Out, não precisa. Converteu o amido, 1h30 é suficiente, retira o saco e liga a chama pra ferver. Enquanto escorre o resto do saco, a temp vai subindo.
BIAB não recircula. Só remover o bag.
Meça a densidade no final da fervura, precisa resfriar a 20ºC.
Whirlpool eu faço a quente. Mas tanto faz.

Beleza. Vi, no Whirlpool, eu devo mexer por quanto tempo ? Eu mexo até chegar a 20 graus ?

No caso, eu devo fazer a medição da densidade apenas após a fervura ?

Em relação a recirculação, tem pessoal que diz para fazer e outros dizem que o próprio saco já filtra todo o bagaço. Por isto não tem necessidade recirculação.

Beleza. Vi, no Whirlpool, eu devo mexer por quanto tempo ? Eu mexo até chegar a 20 graus ?

No caso, eu devo fazer a medição da densidade apenas após a fervura ?

Em relação a recirculação, tem pessoal que diz para fazer e outros dizem que o próprio saco já filtra todo o bagaço. Por isto não tem necessidade recirculação.
Não vai conseguir atingir 20 graus só no whirlpool (usando as técnicas básicas, é claro).
Eu faço o whirlpool, deixo descer formando o cone no fundo (não importa se quente ou frio - tem diversos posts aqui relatando isso), transfiro para uma outra panela e daí resfrio usando chiller ou chiller em duas fases (um de alumínio em água fria e outro no mosto, de inox). Mas também eu não fico encucado se não cheguei na temperatura alvo de inoculação. Deixo na geladeira até atingir (+-) e inoculo (cuido com a diferença de temperatura, claro). O Palmer escreve no livro dele que também faz isso.
DWRHAHB.

Não vai conseguir atingir 20 graus só no whirlpool (usando as técnicas básicas, é claro).
Eu faço o whirlpool, deixo descer formando o cone no fundo (não importa se quente ou frio - tem diversos posts aqui relatando isso), transfiro para uma outra panela e daí resfrio usando chiller ou chiller em duas fases (um de alumínio em água fria e outro no mosto, de inox). Mas também eu não fico encucado se não cheguei na temperatura alvo de inoculação. Deixo na geladeira até atingir (+-) e inoculo (cuido com a diferença de temperatura, claro). O Palmer escreve no livro dele que também faz isso.
DWRHAHB.

Sim, mais eu vou usar o chiller para resfriar. Vai ser 20l apenas.

Mais uma dúvida: Na sacrificação, onde temos que manter a temperatura x, desliga fogo fecha panela, realiza medição. Quando eu atinjo a temperatura, fecho a panela, qual intervalo de tempo eu devo realizar nova medição ?

Vou dar algumas dicas para quem está começando, nada que já não se tenha dito aqui. Estou minimizando várias etapas, mas é pra tranquilizar um pouco quem está 'nervoso' :) :
1: use ingredientes frescos e na validade
2: deixe sempre um álcool 70 a mão e um iodofor preparado
3. esqueça que leu todo o Palmer duas vezes, que leu este fórum, que sabe a diferença entre alfa e beta amilase, diaboa4, pode até ficar medindo densidade, mas não necessariamente é preciso....... deixe rolar, go with the flow :)
4. relaxe, é pra ser um hobby, desopilar dessa vida que levamos
5. comece leve, Blond Ale, 5kg pilsen, 1 lúpulo, 1 fermento 'padrão', sem usar oats, trigo, cascas de anis estrelado, adjuntos, etc
6. faça mash-in a 65C: esquente água a 68C, ponha o malte, verifique que vai descer a 65C, espere no mínimo 1 hora antes de fazer teste de iodo (pegue amostra com a pá, ponha em um pires e ponha iodo, se ficar preto, espere mais 30 min)
7. se precisar ligar o fogo, ok, ligue baixo, mexa, controle a temperatura e desligue o fogo a 62C ou 63C (verifique que vai subir até 65C)
8. mash-out (ou não), subindo temperatura até 76C, depois faça batch sparge, com adições de 10L (depende da receita e quantidades), água a 76C, recircule (vorlauf) até ficar clarinho, clarinho
9. mande mosto para panela de fervura, ferva, cuidado com o boilover que faz (sobe uma espuma), abaixe o fogo, controle-a, continue fervura
10. adicione lúpulo (amargor) no início da fervura
11. adicione whirlfloc (1 tablet - acho q é 1g) a 15 min do final da fervura
12. adicione lúpulo (aroma) a 5 min do final da fervura
13. após fervura (mínimo de 70min), desligue fogo, deixe quieto por uns 5 min
14. whirlpool forte sem oxidação do mosto quente
15. num 'pote' (erlenmeyer, becker, vidro graduado, tanto faz) com uns 100mL a 200mL de água a 35C, hidrate o fermento, sanitize fermentador, retire excessos de iodofor, etc
16. tente resfriar à temperatura de inoculação - não deu? ok, feche tudo (não precisa lacrar), coloque na geladeira, quando chegar no alvo, inocule fermento e feche tudo (agora sim, lacre) - se o fermentador está cheíssimo, mas cheio mesmo, use blowoff ao invés de airlock, pois vai sair tudo pra fora, certamente... com um headspace razoável, isso não acontece
17. observe a atividade do airlock
18. espere no mínimo 1 semana e meça densidade com densímetro
19. chegou no alvo? engarrafe com priming (6g de highmaltose por litro), espere mais 1 ou 2 semanas com as garrafas em temperatura de fermentação
20. beba a cerveja feita por você!

tudo que eu escrevi aqui funciona sempre? provavelmente não.
vai errar? sim, certamente.
vai aprender? óbvio.
boa sorte

Então, fiz a brassagem.

Cream Ale .

Na receita, pediu OG 1052. Atingi 1046.

Fiquei com algumas dúvidas de possíveis contaminação:

1- Para hidratar o fermento, eu peguei um copo, passei idofor, alcool 70, fervi a água. Ao abrir pacote do fermento, passei álcool 70 no pacote. Joguei o fermento na água e aguardei 15min. Após isto, mexi ele com uma colher esterilizada com álcool 70. O fermento ficou neste copo por uma hora.

2- Fiz whirlpool com mosto frio. Minha serpentina, não acompanhou o diâmetro da panela. Tive que fazer whirlpool após 40 min do mosto com chiller. Antes de colocar a pá na panela para fazer wirpool, eu passei álcool 70. Durante o whirpool, coloquei Termômetro, esterilizado com álcool 70.

3- Após estes 40 min, transferi para balde fermentador lentamente, fazendo espuma. Joguei fermento, dei uma boa chacoalhada e coloquei na geladeira.

4- Eu usei 20 grama de pac 200 para +- 20 litros de água. Por falta de algo para medir, coloquei 20 l de água no olho mesmo. Deixei isto por 40 min no fermentador. Antes de transferir a cerveja, passei álcool 70. Joguei agua no fermentador e o pac 200 e chacoalhei.

5- Não fiz clarificação.

6- A OG pré fervura, ficou quase exata. A receita, pediu 1,043 e bateu 1,042. Eu acho que a minha fervura não foi eficiente.

7- Na fervura, não tirei nada daquelas proteínas.

8- O Airclock está borbulhando já.

9- A receita não foi gerada por min. Esta receita, peguei na loja de insumos. O que eu acho que pode ter afetado, pelo fato de não está configurado de acordo com meu equipamento.

Obrigado a todos por todas as dicas. foram muito úteis.

Attachments

• IMG-20180325-WA0111.jpg
    IMG-20180325-WA0111.jpg
    70.9 KB

Latest posts

Back