• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira Brassagem - Diferença grande da OG pré-fervura para a OG pós-fervura

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mreduardo

Member
Reaction score
1
Boa Noite Pessoal,

Fiz a minha primeira Brassagem hoje, e tive um problema bem estranho. Eu usei um "single vessel", e medi a OG pré-fervura e deu algo em torno de 1045. Minha meta era uma OG entre 1050 e 1055 então segui para a fervura de 60 minutos. Quando terminei a fervura e passei o mosto para o fermentador, em uma temperatura de aprox 30 graus, e medi a OG e foi para 1063!!!! Eu usei o mini densímetro da WE (100 ml). É possível subir tanto assim a OG na fervura? Foi de 60 minutos @ 100 graus.

Obrigado Pessoal

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

É possível sim. Inclusive passei por situação parecida na minha recente 2ª brassagem (primeira vez usando um fogareiro que havia comprado). Vai depender da sua taxa de evaporação, ou seja, o quanto de mosto que vc vai perder durante a fervura. Quanto mais vc perder, mais concentrado ficará seu "mosto final" e maior será a OG.

eu usando o caga fogo ajustado para fervura intensa consigo subir em média 10 pontos na og final minha ontem pre fervura estava 1040 no final cheguei a 1051 até um ponto a mais do previsto que era 1050 que a receita pedia

Boa Noite Pessoal,

Fiz a minha primeira Brassagem hoje, e tive um problema bem estranho. Eu usei um "single vessel", e medi a OG pré-fervura e deu algo em torno de 1045. Minha meta era uma OG entre 1050 e 1055 então segui para a fervura de 60 minutos. Quando terminei a fervura e passei o mosto para o fermentador, em uma temperatura de aprox 30 graus, e medi a OG e foi para 1063!!!! Eu usei o mini densímetro da WE (100 ml). É possível subir tanto assim a OG na fervura? Foi de 60 minutos @ 100 graus.

Obrigado Pessoal

Como os amigos disseram, você precisa ajustar seus parâmetros de taxa de evaporação, pois varia de equipamento para equipamento.

Quanto às leituras, o Densímetro vem calibrado de fábrica para temperatura de 20c. Sendo assim, baixe um aplicativo no celular para corrigir a leitura de acordo com a temperatura ou resfrie o mosto para 20c antes de aferir...

Pessoal, muito obrigado pelas respostas!! Realmente acho que a fervura foi mais "vigorosa" que o planejado. Vou fazer o teste para descobrir a taxa de evaporação do meu equipamento, e arrumar uma maneira de melhorar a marcação da litragem da panela!! Valeu!!

Back