• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Pressão negativa no Fermentador/Maturador

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nandofraga

Well-Known Member
Reaction score
7
Boa noite galera,

Então, não achei nada sobre aqui então resolvi criar o tópico, se alguém tiver algum link deixa ai por favor.

Meu problema é o seguinte... eu estou com uma cerva maturando já tem uns 5 dias a 4°C (estava maturando em temperatura um pouco mais alta antes) esperando que o fermento decante e simplismente não decanta. Não aparenta diferença ao decorrer dos dias.

Foi então que percebi que o airlock está com pressão negativa, gostaria de saber se isso pode interferir na velocidade de floculação das leveduras.
É uma coisa que fiquei pensando sobre... abaixo segue uma foto de como está a clarificação (nada clarificado, turvo).

Obrigado.

Attachments

• A2.jpg
    A2.jpg
    529.9 KB
Quando você resfria a pressão interna diminui mesmo, se está deixando o airlock tem inclusive que se tomar cuidado para que a água não entre pra dentro da cerveja. A clarificação natural depende de fatores desde a brassagem porém é mais relacionado à estética do que com a qualidade da sua cerveja. Com o tempo, caso deixe maturando, vai clarificar mais, se puder abaixar mais a temperatura até vai ser melhor. Quanto à levedura decantar também depende de qual está utilizando, umas sedimentam bem outras não. Visualmente, na foto, não dá pra ver fermento em suspensão, tem certeza de que não sedimentou mesmo?

Quando você resfria a pressão interna diminui mesmo, se está deixando o airlock tem inclusive que se tomar cuidado para que a água não entre pra dentro da cerveja. A clarificação natural depende de fatores desde a brassagem porém é mais relacionado à estética do que com a qualidade da sua cerveja. Com o tempo, caso deixe maturando, vai clarificar mais, se puder abaixar mais a temperatura até vai ser melhor. Quanto à levedura decantar também depende de qual está utilizando, umas sedimentam bem outras não. Visualmente, na foto, não dá pra ver fermento em suspensão, tem certeza de que não sedimentou mesmo?

Bom, é minha primeira brassagem e almejava uma cerveja cristalina, mas sabe... lendo e lendo, to achando que só vai sedimentar a ponto de deixar cristalina dentro da garrafa sob pressão do CO2.

Gelatina nela meu chegado....vai ficar clarinha como aquele mijo dourado...
Clarificação rapida, ao natural, só ocorre mesmo depois da cerveja envasada, com pressão.

Esperar a cerveja ficar cristal dentro do fermentador leva uma eternidade, e não tem necessidade. O negócio é tirar o excesso da turbidez ainda no fermentador, e envasar. Depois de envasada e carbonatada, ela clarifica bem rápido.

Abraço,

Latest posts

Back