• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Pois é ... aconteceu congelaram meus pacotes levedura

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kyzylla

Well-Known Member
Reaction score
16
Boa tarde

Com certeza já aconteceu com alguém aqui do grupo, voce separa lúlulos e coloca na parte de cima da geladeira duplex (congelador) e coloca os pacotes de levedura na parde de baixa (geladeira).

Mas... alguém vai lá e limpa a cidadã e coloca tudo no congelador.

Hi, será que perdi as leveduras??

Como proceder agora?? continua lá ou desço ??

Como proceder agora?? faço starter normalmente??

Como proceder agora??? aumento a quantidade na fermentação??

Gostaria de saber das pessoas que tiveram estes problemas e o que fizeram.

Obrigado

Só um adendo. Faz um starter forte antes, pq congelando dessa forma 50% das células ficam pelo caminho.

Mas quando estão secas e ocorre o congelamento as células não sofrem rompimento na membrana por cristais de gelo, que creio ser o maior problema... sera que 50% não é um numero meio alto?

Mas quando estão secas e ocorre o congelamento as células não sofrem rompimento na membrana por cristais de gelo, que creio ser o maior problema... sera que 50% não é um numero meio alto?

Acredito ser um número bem pessimista. Se for um pacote selado, tua viabilidade será quase a original. Mas um starter não faz mal a ninguém.

Realmente, depois que tu falou isso fiquei pensando se seria esse percentual todo. Além do problema da formação dos cristais ainda tem outros pontos que influenciam na viabilidade pós congelamento, algumas enzimas, cofatores, mas não sei em que grau eles impactariam nas células liofilizadas.
Mandei um email para o pessoal da mangrove jacks quastionando, assim que tiver uma resposta, posto aqui.

Realmente, depois que tu falou isso fiquei pensando se seria esse percentual todo. Além do problema da formação dos cristais ainda tem outros pontos que influenciam na viabilidade pós congelamento, algumas enzimas, cofatores, mas não sei em que grau eles impactariam nas células liofilizadas.
Mandei um email para o pessoal da mangrove jacks quastionando, assim que tiver uma resposta, posto aqui.

Acho que eu li aqui mesmo no fórum uma resposta do pessoal da Fermetis sobre isto, mas não tenho total certeza.

O grande problema do congelamento é a formação de cristais de gelo, que por conta de suas ligações moleculares com pontes de hidrogênio, se comporta diferente do normal ao ser congelado, a água expande, e ao expandir destrói as membranas celulares, assim como nossas garrafas esquecidas no congelador.

Levedura liofilizada está seca, praticamente sem umidade/água, então teoricamente não deve sofrer muitos dados.

Tanto faz, levedura liofilizada pode deixar na geladeira ou congelador.

Pode deixar até em temp ambiente, mas perde um pouco de viabilidade com o tempo

abraço

Back