• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Off Flavor Clorofenol

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tiago Garcia

Member
Reaction score
1
Senhores,

Envasei uma session ipa e acabou com o Off Flavor de clorofenol. Em minha casa eu uso aguá de poço e não do sistema, então teoricamente não teria cloro. E fora que algumas garrafas apresentam o off-flavor mais forte e alguma mais fracas.

O que pode ter acontecido?

Como é o processo de sanitização de vocês? Vejo isso acontecer, recorrentemente, com quem é muito preocupado com a sanitização.

O problema mais comum é o não enxágue com água após o uso do iodophor, por exemplo.

Como é o processo de sanitização de vocês? Vejo isso acontecer, recorrentemente, com quem é muito preocupado com a sanitização.

O problema mais comum é o não enxágue com água após o uso do iodophor, por exemplo.

Eu fiz o dry hop direto no mosto ( não usei bag) e ele acabou entupindo com "bagaço" de lupulo a magueira de envase. Ai tinha que tirar para limpar desentupir(ai era água e depois iodophor diluido). Me pergunto se não foi nesse momento por que aconteceu de algumas garrafas ficarem com o off-flavor bem forte e outras ja mais fraco.

Eu fiz o dry hop direto no mosto ( não usei bag) e ele acabou entupindo com "bagaço" de lupulo a magueira de envase. Ai tinha que tirar para limpar desentupir(ai era água e depois iodophor diluido). Me pergunto se não foi nesse momento por que aconteceu de algumas garrafas ficarem com o off-flavor bem forte e outras ja mais fraco.

E depois você não lavou a mangueira de envase posteriormente com água não? Se não, é bem provável que ele aconteceu nessa fase.

Enxágue após o uso de iodophor? Acho que você está enganado amigo.

Primeiro, a medida de 0,4ml para 500ml (ou 0,8ml /litro) usada pelo companheiro está correta e não necessita enxágue. Segundo, enxaguar após usar o Iodophor não é uma medida de sanitização adequada, o enxague com água elimina a sanitização e traz de volta possíveis contaminantes. Após o uso do Iodophor, apenas se deixa escorrer para eliminar o excesso. Terceiro, acredito que o Iodophor enquanto causa de Clorofenol somente se aplica caso se use uma proporção de diluição muito acima do recomendado.

Clorofenol, geralmente como origem o cloro da água.

Fiz um filtro caseiro de água com um cano e cloro ativado, e mesmo usando água da rede nunca tive problemas de clorofenol.

.

Primeiro, a medida de 0,4ml para 500ml (ou 0,8ml /litro) usada pelo companheiro está correta e não necessita enxágue. Segundo, enxaguar após usar o Iodophor não é uma medida de sanitização adequada, o enxague com água elimina a sanitização e traz de volta possíveis contaminantes. Após o uso do Iodophor, apenas se deixa escorrer para eliminar o excesso. Terceiro, acredito que o Iodophor enquanto causa de Clorofenol somente se aplica caso se use uma proporção de diluição muito acima do recomendado.

Fiz um filtro caseiro de água com um cano e cloro ativado, e mesmo usando água da rede nunca tive problemas de clorofenol.

.
no meu caso não enxáguava após o idophor!
Fiquei com a impressão que podia ser o excesso de sanitizante devido a lavagem da mangueira.
Não me recordo muito bem como foi outras vezes, mas dessa vez adicionei o primming ainda quente ao mosto.
Sera que isso pode ter causado o off flavor?

.

No próprio how to brew ele cita 02 aspectos a respeito do Iodophor:

1) Ele deixa os equipamentos secando após o uso do Iodophor;
2) O próprio John Palmer rinsa os equipamentos com água fervida para evitar qualquer possibilidade de off-flavor.

As 02 partes podem ser vistas no link do livro How to Brew localizado na página http://howtobrew.com/book/section-1/brewing-preperations/sanitation/sanitizing-your-equipment

Eu uso as 2 recomendações, além da sua de um filtro de carvão ativado e nunca tive esse problema...

Eu uso iodophor com 0.8ml/l em nunca enxáguo, nem mangueiras, nem garrafas.
Comecei a usar um vinator para sanitizar as garrafas e algumas delas até um algum resquício de espuma ainda ao envasar e nunca tive off-flavor de clorofenol. Ao usar iodophor simplesmente deixo escorrer com a boca para baixo, evitando uma contaminação posterior pelo ar.

talvez teu off-flavor não seja clorofenol, mas algo semelhante ou percebido como.

Já ouvi falar - mais de uma vez- de poço em que a prefeitura jogava cloro. Procura saber com certeza se não há cloro nessa água. Pode ser isso.

Olá amigo, vc sente gosto de hospital na boca quando bebe? Semelhante a esparadrapo? Se for então realmente vc fez algo errado com seu sanitizante considerando que a água era de poço, foi fervida ou filtrada? Quando entupia a mangueira do envase vc desentupia com alguma ferramenta que precisava sanitizar a mangueira toda vez? Não podia sanitizar só a ferramenta? Já considerou com pode ser outro off flavor?

Olá amigo, vc sente gosto de hospital na boca quando bebe? Semelhante a esparadrapo? Se for então realmente vc fez algo errado com seu sanitizante considerando que a água era de poço, foi fervida ou filtrada? Quando entupia a mangueira do envase vc desentupia com alguma ferramenta que precisava sanitizar a mangueira toda vez? Não podia sanitizar só a ferramenta? Já considerou com pode ser outro off flavor?

Esse gosto de hospital mesmo. Verifiquei com alguns sommerliers daqui de fortaleza e eles confirmaram.
Não cheguei a ferver a água para limpar quando entupia acho que o maior problema foi ai mesmo.
Obrigado.

eu uso iodophor e enxáguo com agua corrente. uso ha 10 anos, sempre enxaguando e NUNCA tive contaminação de cerveja.
Ja provei cerveja de outros amigos com esse gostinho de hospital e em todos era batata, os caras nao enxaguavam.
Eu continuo com o meu metodo, enxaguando e bebendo cerveja sem gosto de hospital, heheheheh

eu uso iodophor e enxáguo com agua corrente. uso ha 10 anos, sempre enxaguando e NUNCA tive contaminação de cerveja.
Ja provei cerveja de outros amigos com esse gostinho de hospital e em todos era batata, os caras nao enxaguavam.
Eu continuo com o meu metodo, enxaguando e bebendo cerveja sem gosto de hospital, heheheheh
lendo mais eu vi algumas pessoas dizendo que era bom lavar mais com água fervida.

Senhores,

Envasei uma session ipa e acabou com o Off Flavor de clorofenol. Em minha casa eu uso aguá de poço e não do sistema, então teoricamente não teria cloro. E fora que algumas garrafas apresentam o off-flavor mais forte e alguma mais fracas.

O que pode ter acontecido?

Qual Levedura usou ?
Usei da Yeastlab em 03 brassagens e as 03 aconteceu esse problema também.
Fora a Super Hiper Mega carbonatação no 3 dia com apenas 4.5g/l.
Certeza que nao foi Sanitização nem agua com cloro (foi usada mineral) e meu equipamento tbm nao estava contaminado, fiz outras levas com outro fermento e tudo ok.
Detalhe: Amigo meu que fez a cerveja no equipamento dele tbm aconteceu a mesma coisa.
Tem um post aqui dessa levedura o pessoal reclamando a mesma coisa.

Qual Levedura usou ?
Usei da Yeastlab em 03 brassagens e as 03 aconteceu esse problema também.
Fora a Super Hiper Mega carbonatação no 3 dia com apenas 4.5g/l.
Certeza que nao foi Sanitização nem agua com cloro (foi usada mineral) e meu equipamento tbm nao estava contaminado, fiz outras levas com outro fermento e tudo ok.
Detalhe: Amigo meu que fez a cerveja no equipamento dele tbm aconteceu a mesma coisa.
Tem um post aqui dessa levedura o pessoal reclamando a mesma coisa.

Eu usei a US05.
No meu caso acho que foi contaminação mesmo.

Se dá certo para você, ótimo. Mas como você enxágua, água normal?
Acho improvável que o gosto hospitalar venha do Iodophor usado na proporção correta. Pensa só, são menos de 0,8 ml para um litro de sanitizante. E deixando escorrer, sobra praticamente nada. É muito pouco.

Sugestão: vai em uma loja qualquer de produtos para aquários e compra um teste de Cloro na água. Normalmente é barato (aqui no Rio foi R$ 12,00) e permite saber se tem excesso ou não de Cloro na sua água. Não é tão preciso, mas dá para saber se tem muito Cloro, que pode estar originando o seu problema (as vezes alguma contaminação do seu poço). Já tive bastante problema com Clorofenol. A água da CEDAE aqui no Rio é Cloro puro. Só resolvi filtrando toda a água que uso, principalmente a que uso para preparar o sanitizante e para limpar os equipamentos.

Quanto ao Iodophor, uso 0,8/L, enxaguo com água fervida e nunca tive problemas graves de contaminação, exceto estes problemas com Clorofenol que morreram ao filtrar a água. Garrafas eu lavo e depois asso no forno a 180 graus por uma hora e meia para exterminar qualquer contaminante.

Last edited:
Se dá certo para você, ótimo. Mas como você enxágua, água normal?
Acho improvável que o gosto hospitalar venha do Iodophor usado na proporção correta. Pensa só, são menos de 0,8 ml para um litro de sanitizante. E deixando escorrer, sobra praticamente nada. É muito pouco.
Sim enxáguo com água do meu filtro de carvão ativado....nada mais. Ontem mesmo embarillei 40 litros fazendo isso, limpei os postmixes, sanitizei, enchaguei e ripa na chulipa, coloquei a cerveja....nunca tive problemas...

Oi pessoal, uma ajuda por favor.

Queria compartilhar minha experiência com esse CLOROFENOL.

Nas minhas últimas brasagens fiz 4 American IPAs, usando US-05, e TODAS, simplesmente TODAS, tinham esse gosto hospitalar, mas com um detalhe, o sabor estava bom, o aroma estava bom, mas, após o gole vinha uma vontade de “regurgitar” (arrotar), e, nesse regurgito havia o gosto hospitalar. SÓ NO REGURGITAR.

Desde a primeira brasagem com esse off-flavor fiz vários estudos, tomando várias providências, e, mesmo assim, o retrogosto continuava.

Algumas informações:

1- Fiz as duas primeira brasagens usando PAC 200, e quando sanitizava as garrafas fazia enxague com água fervida. Achando que poderia ser o excesso de sanitizante eu mudei para o Iodofor, ainda assim o retrogosto continuou;

2- minha água de brasagem e de lavagem era da rede, mas passava por dois filtros de carvão ativado, que, salvo engano, tira o cloro, que é uma das causas do clorofenol;

3- sou um pouco chato com a sanitização, sanitizo tudo, até minhas mãos, com álcool 70%, mas sempre dentro das proporções recomendadas;

4- o mais perturbador é que entre uma brasagem dessa IPA e outra, eu brassava uma outra cerveja qualquer, tipo uma brown porter, e outras, e, nesses casos NÃO HAVIA o tal off-flavor.

Se alguém tiver uma sugestão, que não seja deixar de fazer IPAs, me ajudem.

Abraços a todos.

Nas minhas últimas brasagens fiz 4 American IPAs, usando US-05, e TODAS, simplesmente TODAS, tinham esse gosto hospitalar, mas com um detalhe, o sabor estava bom, o aroma estava bom, mas, após o gole vinha uma vontade de “regurgitar” (arrotar), e, nesse regurgito havia o gosto hospitalar. SÓ NO REGURGITAR.

Desde a primeira brasagem com esse off-flavor fiz vários estudos, tomando várias providências, e, mesmo assim, o retrogosto continuava.

Algumas informações:

1- Fiz as duas primeira brasagens usando PAC 200, e quando sanitizava as garrafas fazia enxague com água fervida. Achando que poderia ser o excesso de sanitizante eu mudei para o Iodofor, ainda assim o retrogosto continuou;

2- minha água de brasagem e de lavagem era da rede, mas passava por dois filtros de carvão ativado, que, salvo engano, tira o cloro, que é uma das causas do clorofenol;

3- sou um pouco chato com a sanitização, sanitizo tudo, até minhas mãos, com álcool 70%, mas sempre dentro das proporções recomendadas;

4- o mais perturbador é que entre uma brasagem dessa IPA e outra, eu brassava uma outra cerveja qualquer, tipo uma brown porter, e outras, e, nesses casos NÃO HAVIA o tal off-flavor.

Abraços a todos.

Primeira coisa eu testaria utilizar água mineral em todo o processo, inclusive para os sanitizantes.

Algumas informações:

Abraços a todos.
A levedura que vc usou era nova ou reaproveitada? Algumas contaminações podem gerar um fenólico que pode ser confundido com clorofenol.

É a ideia de usar só água mineral na brassagem tb é uma boa.

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk

Pessoal, boa noite.
Desculpe a demora em responder, muito trabalho.
As leveduras eram novas, sempre uso novas, em pó, sempre hidrato, uso 2 pacotinhos para 20 L.
Só fico na dúvida de uma coisa, porque esse clorofenol só acontece nas IPAs? Não deveriam ocorrer também nas cervejas dos demais estilos?
Acho que o uso da água mineral não responderia esse mistério.
Abraços.

@MARCELO FERNANDES ,
passar por dois filtros nem sempre garante a total eliminação do cloro. Mas para a felicidade de todos, o cloro é extremamente volátil. Uma simples fervura da água filtrada pode elimina-lo, até mesmo deixar a água parada de um dia para outro na panela pode eliminar boa parte dele (é por isto que sempre se coloca mais cloro na piscina para mante-la saudável).

Tens certeza que o off-flavor é clorofenol? Falo pois pode ser até mesmo os lúpulos. Quem já usou o Sorachi Ace em excesso sabe do que falo. Ele traz um gosto e aroma de limão de produtos de limpeza quando mal dosado.

Eu faria dois experimentos: 1) ferveria levemente a água de uso um dia antes; 2)faria duas receitas, uma não pesando a mão nos lúpulos.

Moro no Rio e uso água da CEDAE, que, como já disseram, tem muito cloro. Para brassar, passo essa água por um filtro de partículas e um de carvão ativado, no mesmo dia da brassagem.
Já sanitizei muito com peracético, mas hoje tenho usado mais o iodofor (0,8ml/L). Uso água direto da torneira, sem filtrar, para diluir o sanitizante. Nunca enxaguei nenhum item depois de usar o sanitizante; acho essa prática improcedente, a não ser que seja com água fervente (fervida não, fervente). As garrafas deixo escorrer naquele escorredor "árvore" por um tempo depois de borrifar a solução sanitizante.

Nunca tive off flavour de clorefenol, nem nada do tipo medicinal. Além da presença de cloro, existem outros fatores que podem gerar o gosto medicinal na cerveja. (Se não me engano, existem outros fenóis que podem trazer esse gosto).

Back