• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Off Flavor Clorofenol

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Valeu pelas dicas pessoal.
Quanto aos lúpulos, nas 4 brassagens que falei usei um DH de Citra, 2g/litro.
Vou fazer essa experiencia de ferver a água um dia antes.
Quanto ao gosto, conforme relatei acima, no retrogosto fica um medicinal, que associe logo ao clorofenol.
Abraços.

Cara, qual era a OG do mosto? Usou algum tipo de nutriente?
Tive esse problema numa Session também. Minha OG era baixa e não tinha colocado nutriente. Acabou gerando o mesmo off. Trocando uma ideia com o pessoal das cervejarias um deles teve o mesmo problema. Era falta de nutriente, daí a levedura estressava, rolava autolise e dava esse off. Depois refiz a receita corrigindo isso e ficou ótima!

Cara, qual era a OG do mosto? Usou algum tipo de nutriente?
Tive esse problema numa Session também. Minha OG era baixa e não tinha colocado nutriente. Acabou gerando o mesmo off. Trocando uma ideia com o pessoal das cervejarias um deles teve o mesmo problema. Era falta de nutriente, daí a levedura estressava, rolava autolise e dava esse off. Depois refiz a receita corrigindo isso e ficou ótima!

Cara nas 4 brassagens a OG variou um pouco, mas 1060 seria uma boa aproximação média.
Conforme falei acima, usei US-05 em todas, 2 saches para 20L, com hidratação prévia, mas em termos de nutrientes sou meio crú nesse assunto, eu usei 4g de LEVEDO DE CERVEJA nos 15 minutos finais da fervura (orientação de um vídeo do JAMAL, do BEER SCHOOL).

Como você corrigiu esse problema?
Como forneceu nutrientes ?
Usa levedura líquida ou liofilizada?
Abraços e obrigado.

Qual Levedura usou ?
Usei da Yeastlab em 03 brassagens e as 03 aconteceu esse problema também.
Fora a Super Hiper Mega carbonatação no 3 dia com apenas 4.5g/l.
Certeza que nao foi Sanitização nem agua com cloro (foi usada mineral) e meu equipamento tbm nao estava contaminado, fiz outras levas com outro fermento e tudo ok.
Detalhe: Amigo meu que fez a cerveja no equipamento dele tbm aconteceu a mesma coisa.
Tem um post aqui dessa levedura o pessoal reclamando a mesma coisa.
Já Tive esse problema com duas brassagens com o fermento da Yeastlab. Não uso mais.

Cara nas 4 brassagens a OG variou um pouco, mas 1060 seria uma boa aproximação média.
Conforme falei acima, usei US-05 em todas, 2 saches para 20L, com hidratação prévia, mas em termos de nutrientes sou meio crú nesse assunto, eu usei 4g de LEVEDO DE CERVEJA nos 15 minutos finais da fervura (orientação de um vídeo do JAMAL, do BEER SCHOOL).

Como você corrigiu esse problema?
Como forneceu nutrientes ?
Usa levedura líquida ou liofilizada?
Abraços e obrigado.

Cara, pitching rate certo, starter, usei 1 pct de Servomyces nos últimos 10min e 10ml de Sulfato de zinco no fermentador. Usei a US-05 mesmo @ 18º, meu preferido pra ipas. Og 1050
Nessa brassagem o problema resolveu é zero off

Off Flavor de clorofenol

Thiago, às vezes não é clorofenol. Por exemplo, se a fermentação não iniciou bem alguns compostos podem ficar nela por não haver CO2 se desprendendo e arrastando. Pode gerar muito acetaldeído, que somado ao álcool superior, diacetil que não tenha sido consumido dão cheiro e sabor parecido com acetona. Vale relembrar se tua fermentação começou e terminou bem.

Pessoal alguém poderia me dar uma ajuda?

Sou novo no processo de cerveja artesanal. Fiz duas brassagens e ainda não consegui uma cerveja boa. Nas duas brassagens a cerveja apresenta o off flavor de gosto medicinal (clorofenol).
Não consegui identificar onde está (ão) o(s) erro (s). No entanto nas duas brassagens percebi resíduos de fermento no fundo das garrafas.
Também foi percebido que esse off flavor parece ter sido após o processo de envase, pois durante a fermentação e maturação, não identifiquei esse cheiro e gosto.
Seria esse off flavor causado pelo excesso de fermento durante a troca de balde após a maturação ou resíduo/erro no uso de iodofor na sanitização das garrafas e balde?
Uso o iodofor na proporção de 0,8 ml/l e após borrifo álcool 70, tanto na sanitização de baldes e equipamentos, como nas garrafas.

Pessoal alguém poderia me dar uma ajuda?

Sou novo no processo de cerveja artesanal. Fiz duas brassagens e ainda não consegui uma cerveja boa. Nas duas brassagens a cerveja apresenta o off flavor de gosto medicinal (clorofenol).
Não consegui identificar onde está (ão) o(s) erro (s). No entanto nas duas brassagens percebi resíduos de fermento no fundo das garrafas.
Também foi percebido que esse off flavor parece ter sido após o processo de envase, pois durante a fermentação e maturação, não identifiquei esse cheiro e gosto.
Seria esse off flavor causado pelo excesso de fermento durante a troca de balde após a maturação ou resíduo/erro no uso de iodofor na sanitização das garrafas e balde?
Uso o iodofor na proporção de 0,8 ml/l e após borrifo álcool 70, tanto na sanitização de baldes e equipamentos, como nas garrafas.

Se eu não me engano, o clorofenol é causado por cloro na água. Já aconteceu comigo e também só percebi na garrafa. No meu caso acho que foi por que não respeitei a vazão do filtro.

Tens que ver que água estás utilizando, se for da torneira, pode ser o filtro. Se for mineral, pode ser que não seja uma água de qualidade.

Se eu não me engano, o clorofenol é causado por cloro na água. Já aconteceu comigo e também só percebi na garrafa. No meu caso acho que foi por que não respeitei a vazão do filtro.

Tens que ver que água estás utilizando, se for da torneira, pode ser o filtro. Se for mineral, pode ser que não seja uma água de qualidade.

E quando percebemos isso e a água não há cloro? Foi retirada de um poço artesiano.

Então Rodrigo, usei água mineral no processo, com exceção do preparo do primming que usei água filtrada/fervida.
Além disso, usei agua de torneira no processo de sanitização com idofor.

Thiago, às vezes não é clorofenol. Por exemplo, se a fermentação não iniciou bem alguns compostos podem ficar nela por não haver CO2 se desprendendo e arrastando. Pode gerar muito acetaldeído, que somado ao álcool superior, diacetil que não tenha sido consumido dão cheiro e sabor parecido com acetona. Vale relembrar se tua fermentação começou e terminou bem.

Interessante esse ponto. Sou novato também, mas tenho feito anotações.
No meu caso sempre usei água de poço (dureza bem baixa - falta de Ca, Mg etc) e sinto esse "azedinho" de maça verde que parece ser o acetaldeído com um cheiro de esparadrapo. Poderia ser problemas na minha mostura, pois o problema parece aparece quando não chego próximo da OG?

Exemplos:
Ex 1)
Cream Ale: OG 1047 FG 1007 => deu 1040-1010.
Fermentação 5 dias a 18 graus e 5 dias a 22 graus.
Forte cheiro de esparadrapo e sabor de maçã verde. Baixa carbonatação.
(Somente nesse exemplo usei 0,8ml de Biofor por litro de água para sanitização das garrafas)

Ex 2)
Ex: Cream Ale: OG 1047 FG 1007 => deu 1045-1009.
Fermentação 5 dias a 18 graus e 5 dias a 22 graus.
Sem offs. Fiz carbonatação forçada

Ex 3)
Red Ale: OG 1042 FG 1011=> deu 1035-1007.
Fermentação x dias a 18 graus e y dias a 24 graus (não acompanhei temperatura - problema no controlador. x+y=14 dias).
Pouco cheiro de esparadrapo e pouco sabor de maça verde. Cheiro de frutas maduras (devido a 24 graus provavelmente).

Até hoje não utilizei mais Biofor com medo de ser o problema do "Clorofenol", mas pelos relatos que tenho visto não deve ser!

E quando percebemos isso e a água não há cloro? Foi retirada de um poço artesiano.
No meu caso já tive problema de colocar água clorada pra borbulhar e, no processo de resfriamento do fermentador, enquanto ainda a fermentação não começa ,o ar do interior foi se comprimindo e acabou sugando a água pro interior.

Back