• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Minha espuma não está boa

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

redivo

Well-Known Member
Reaction score
7
Essa é a minha 4ª brassagem e nas 2 últimas tive um problema que foi de minha espuma não ter ficado boa.

Eu quase não tive espuma. A pouca espuma que se formou era feita de bolhas maiores do que eu costumo ver.

Nas duas primeiras brassages (as que ficaram com uma boa espuma) fiz Belgian Ale e Red Ale.
Nas duas últimas (as que ficaram com uma espuma ruim) fiz APA.

O que fiz de diferente das duas primeiras brassagens pras duas ultimas foram:
- Nas últimas tive controle de temperatura na fermentação
- Nas últimas usei whirlfloc

Alguém sabe se o whirlfloc pode estar influenciando na minha estabilidade de espuma?

Nao tenho muita experiência, mais pelo que sei, retenção de espuma e relacionada ao corpo, cervejas mais encorpadas tendem a ter melhor retenção de espuma devido ao maior uso de maltes caramelizados.
Não senti diferença na espuma devido o uso de whirfloc (com mesma receita)

André Wenderosck

Essa é a minha 4ª brassagem e nas 2 últimas tive um problema que foi de minha espuma não ter ficado boa.

Eu quase não tive espuma. A pouca espuma que se formou era feita de bolhas maiores do que eu costumo ver.

Nas duas primeiras brassages (as que ficaram com uma boa espuma) fiz Belgian Ale e Red Ale.
Nas duas últimas (as que ficaram com uma espuma ruim) fiz APA.

O que fiz de diferente das duas primeiras brassagens pras duas ultimas foram:
- Nas últimas tive controle de temperatura na fermentação
- Nas últimas usei whirlfloc

Alguém sabe se o whirlfloc pode estar influenciando na minha estabilidade de espuma?

Dá uma procurada no post fixo sobre espuma

Até onde eu sei, se você exagerar no whirfloc, vai ter problemas sim.

Qual foi a quantidade de wihrfloc que você usou, para quantos litros de mosto?

Usei meia pastilha pra 25l pré fervura e 19l pós fervura

Tem um topico fixo pra isso. (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407145)
Não tem relação com Wihrfloc e voce está utilizando uma quantidade acima do ideal. A pastilha é para 100 litros, logo, meia para 50L. Mas não é isso que vai ferrar com sua espuma.

Pode ter a ver com o Malte que voce esta usando (qualidade)
Pode ter a ver com a temperatura de mostura (pense numa parada proteica como TESTE)
Pode ter a ver com o seu priming
Pode ter a ver com o tempo de fermentação na garrafa
E pode também ter a ver com a higienização dos seus copos

Sugiro um pouco mais de pesquisa nestes pontos para esclarecer seu processo.

A cerveja está carbonatada?

Precisa saber discernir carbonatação/formação de espuma de retenção de espuma, que são coisas diferentes.

Pra dar problema na retenção da espuma, podem ser alguns fatores como limpeza de equipamento (resto de gordura ou detergente); erro na mosturação (paradas proteicas longas); e problema de fermentação (pouco fermento, fermentação problemática).

Reveja o seu processo, se pode ter algum erro nesses itens que eu mencionei, pq são os mais comuns. Saiba que vc não precisa adicionar aveia, trigo, qualquer coisa, nem fazer paradas proteicas pra melhorar sua espuma. Uma receita normal, em infusão simples, usando ingredientes regulares, vc já consegue uma retenção boa da espuma.

Abraço

Não tem relação com Wihrfloc e voce está utilizando uma quantidade acima do ideal. A pastilha é para 100 litros, logo, meia para 50L. Mas não é isso que vai ferrar com sua espuma.

Acho que me confundi então. Mas me lembro que excesso de whirfloc afetava alguma coisa, turbidez talvez?

Você tem alguma informação a respeito Lucas?

A cerveja está carbonatada?

Precisa saber discernir carbonatação/formação de espuma de retenção de espuma, que são coisas diferentes.

Pra dar problema na retenção da espuma, podem ser alguns fatores como limpeza de equipamento (resto de gordura ou detergente); erro na mosturação (paradas proteicas longas); e problema de fermentação (pouco fermento, fermentação problemática).

Reveja o seu processo, se pode ter algum erro nesses itens que eu mencionei, pq são os mais comuns. Saiba que vc não precisa adicionar aveia, trigo, qualquer coisa, nem fazer paradas proteicas pra melhorar sua espuma. Uma receita normal, em infusão simples, usando ingredientes regulares, vc já consegue uma retenção boa da espuma.

Abraço

A cerveja está carbonatada. Não é só pressão da garrafa que sai.
Ela tembolhas que vão se soltando de dentro da cerveja.
Porém a espuma não se forma.

Acho que posso ser enxaguado mal as garrafas. Será que isso pode ter a ver?

Pessoal, abri uma segunda garrafa e está com a espuma normal.
Não sei se o problema estava no tempo de carbonatação da outra garrafa (dois dias a menos) ou se o problema estava na garrafa, de fato, algo como pouco enxague.

De qualquer forma, obrigado a todo mundo.

Isso é devido a temperatura média mais baixa do inverno, a espuma demora um pouco mais para "assentar" mesmo.

Eu geralmente abro uma garrafa depois de 1 semana e sempre tenho esse mesmo resultado da cerveja carbonatada, mas sem espuma nenhuma. Depois de 2 semanas já tem espuma normal (ou quase lá).

Tenha em mente que o primming nada mais é que uma refermentação da sua cerveja e ocorre da mesma que a fermentação inicial em outro recipiente.

Acho que me confundi então. Mas me lembro que excesso de whirfloc afetava alguma coisa, turbidez talvez?

Você tem alguma informação a respeito Lucas?

A quantidade excessiva de Whirfloc aumenta a nevoa de proteinas, ou seja, voce acaba tendo o efeito contrario... Exatamente... turbidez!

Pessoal, abri uma segunda garrafa e está com a espuma normal.
Não sei se o problema estava no tempo de carbonatação da outra garrafa (dois dias a menos) ou se o problema estava na garrafa, de fato, algo como pouco enxague.

De qualquer forma, obrigado a todo mundo.

Se estava com gás e o problema estava na retenção, provavelmente foi a garrafa. Resto de detergente ou gordura! Bom que foi só em uma.

Abraço

Back