• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Limpeza do balde após fermentação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Reaction score
54
Olá pessoal. Esse pode parecer um tópico meio bobo, mas é um assunto que vale elucidar.

Como vocês limpam os baldes depois de fermentar?
Como vocês tiram aquela crosta de fermento que se forma em cima sem danificar o balde?

Tem craca que gruda de tal maneira que só esfregando com o lado abrasivo da esponja. Nem jogando água fervente, ou mesmo com o lado amarelo da esponja. Às vezes é difícil de tirar até com o lado abrasivo.

Mas esfregar com o lado abrasivo é errado, pois arranha e cria lugares onde pode criar colônias de bactérias. Como fazer então?

abraços
Rodrigo

Eu lavo com água e detergente mesmo e uso o lado amarelo da esponja, nunca tive problemas.

Já usei cloro e deixei de molho uma vez(não sei até que ponto isso que fiz é correto, faça por sua conta e risco), mas tem que enchargar MUITO bem depois pra tirar o cloro.

Também lavo com água e detergente neutro mas depois encharco um papel toalha ou pano limpo com água sanitaria pura e passo em toda a superfície do balde, principalmente nos cantos. Deixo agir por uns 15 minutos para soltar alguma "craca" e lavo novamente com água, com isso evito que algum fungo se crie e tem dado certo. Claro que sanitizo antes de usá-lo novamente.

Normalmente eu uso só água e a mão.

Esfrego com a mão até sair toda a craca. Não gosto de usar esponja, porque arranha. Acho que até com a parte macia pode arranhar, se esfregar muito forte.

Uma vez perdi um balde. Foi uma leva que ficou cerca de 7 semanas no fermentador, sem ninguém cuidando, embolorou muito por fora e na borda do balde, e a craca do krausen secou de tal forma que parecia concreto.

Aí não teve jeito, foi na parte abrasiva da esponja mesmo. Riscou muito a superfície do balde. Agora uso este balde só para guardar malte.

Pra sair essa borra sem precisar esfregar basta fazer uma solução com soda cáustica (uma proporção de uma colher de sopa por litro está ótimo). Agora claro, use luvas e cuidado com esta solução.

deixar de molho numa solução com água e água sanitária vai tirar tudo, com certeza. é um baita desincrustante. depois tem que enxaguar muito bem.

Nunca tive esse problema com o Krausen, mas já usei água sanitária na mangueira do blow-off quando extravasou cerveja por ela...

Limpo com esponja e detergente, se o anel do krausen não sair, normalmente coloco alguns litros de água dentro do fermentador e uma pequena porção de água sanitária, fecho o fermentador e viro de cabeça pra baixo.

Faço assim pra não precisar jogar fora 50 litros de água só pra limpar essa parte. No caso uso aquelas bombonas que tem anel de vedação na tampa, não sei se é seguro deixar um balde comum de cabeça pra baixo.

Outra opção é passar/esfregar um pano embebido com água sanitária ali, as vezes ajuda a dissolver.

Detergente e vanish funciona sempre pra mim.

Tbm me deparo com essas crostas e não é facil de sair. Mas umedeço com o local com a solução de detergente e vanish, alguns minutos de contato, e não tem erro.

inclusive airlock, torneira, tampa, mangueira, etc... tudo de molho no vanish.

Melhor até do que coca-cola com mentos, hahaha...

Deixo o balde de ponta cabeça, bem fechado, por 30 minutos, em uma solução de detergente genérico neutro e água morna (~ 50ºC), o suficiente para limpar a crosta e a tampa, que eu acho a parte mais chata de limpar (muita saliencia, as vezes fica cerveja seca lá. Um saco).

Depois eu lavo com a parte macia da esponja e sanitizo antes de usar.

PS. Meus fermentadores não tem torneira/airlock justamente pra facilitar a limpeza.

Abraços.

Interessante galera. Eu uso o detergente clorado alcalino da Kalykim, o S330. Funciona bem como desincrustante né?

Está funcionando? produtos alcalinos tem capacidade de desincrustar sujeira orgânica, ainda mais quando associados com um detergente.

Back