Lavagem dos grãos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marciosv

Member
Joined
Oct 21, 2015
Messages
15
Reaction score
0
Pessoal,
Estamos nos organizando para a primeira brassagem, usaremos panela de fundo falso com circulação contínua. Minha dúvida é quanto a lavagem dos grãos, eu preciso recircular o mosto durante a lavagem?
 
Bom dia Marciosv,
Eu particularmente sempre circulo vários minutos a água de lavagem dos grãos isso ajuda na extração dos açucares restantes nos grãos e aumenta sua eficiência na brassagem.
 
Marcio, isso é opcional. Existem os dois modos, procure por batch sparge e fly sparge.
A primeira técnica, por lote, você recircula. A segunda, a água passa pelos grãos uma vez e segue direto pra fervura.
 
Pessoal,
Estamos nos organizando para a primeira brassagem, usaremos panela de fundo falso com circulação contínua. Minha dúvida é quanto a lavagem dos grãos, eu preciso recircular o mosto durante a lavagem?
Não tem sentido recircular a água da lavagem.

Com fundo falso, recircula-se o mosto antes, e depois ao iniciar a lavagem o ideal é fazê-la de forma contínua, ou seja, o mosto sai devagar por baixo, e entra água por cima na mesma vazão, fazendo o nível de líquido na panela permanecer sempre alguns cm acima da cama de grãos.

Abraço,
 
Não tem sentido recircular a água da lavagem.

Com fundo falso, recircula-se o mosto antes, e depois ao iniciar a lavagem o ideal é fazê-la de forma contínua, ou seja, o mosto sai devagar por baixo, e entra água por cima na mesma vazão, fazendo o nível de líquido na panela permanecer sempre alguns cm acima da cama de grãos.

Abraço,

@Guenther
Então mantenho este nivelamento até chegar no volume previamente estabelecido para fervura, sem necessidade de drenar tudo. Correto?
 
Então mantenho este nivelamento até chegar no volume previamente estabelecido para fervura, sem necessidade de drenar tudo. Correto?

Eu faço assim, porém me baseio na OG pre-fervura que procuro, não no volume...
 
Faço como Ghenther falou, vou lavando e já levando para a panela de fervura, o mosto entra na panela de fervura na mesma proporção em que vou lavando, sempre coloco um papel laminado cheio de pequenos furos que faço com uma faca de ponta pra deixar a água mais homogenizada na panela e sempre mantendo a água acima da cama de grãos.

Abs.
 
E entre o fim mostura e o início lavagem, eu tbm mantenho este nível ou dreno todo o líquido?
 
Não tem sentido recircular a água da lavagem.

Com fundo falso, recircula-se o mosto antes, e depois ao iniciar a lavagem o ideal é fazê-la de forma contínua, ou seja, o mosto sai devagar por baixo, e entra água por cima na mesma vazão, fazendo o nível de líquido na panela permanecer sempre alguns cm acima da cama de grãos.

Abraço,

Boa noite, porque não faz sentido batch Sparge com fundo falso? Tenho feito... Meu sistema é um BIAB elétrico com cesto em inox (sei que BIAB não inclui lavar...) normalmente dreno o mosto e acrescento mais água que recircula por um tempo, depois ergo o cesto e retorno com o primeiro mosto... melhorou a eficiência e não gasta tanto tempo a mais...
 
E entre o fim mostura e o início lavagem, eu tbm mantenho este nível ou dreno todo o líquido?

Eu tenho um sistema de brewstand, então depois da recirculação, quando eu abro a válvula pra jogar o mostro na panela de fervura, eu também abro a válvula da panela com água. Então, conforme vai saindo o mostro já vai entrando água, dai a altura de liquido em cima da camada de grãos é sempre constante.
 
Eu faço assim, porém me baseio na OG pre-fervura que procuro, não no volume...
Certo, e isso quer dizer que o seu volume varia, e a OG não. Com isso, você assegura que sua graduação alcoólica será quase sempre a mesma, mas como pode variar o volume, vai variar cor, e após sabe o volume, você vai precisar refazer todos os seus cálculos de lúpulo...... já que se variar o volume final, o que havia planejado antes (em quantidade de lúpulo) já não serve mais.

Entre ter que recalcular lúpulo, e variar a cor.................. ou simplesmente variar um pouco minha graduação alcoólica, eu prefiro muito mais variar a graduação, por isso faço sempre a litragem prevista, salvo raras exceções.

Abraço,
 
Realmente, nunca havia pensado por esse angulo. Por mais que sempre desse pouca diferença do volume previsto para o efetivo, nunca tinha me atentado ao fato da cor, dos lúpulos...
Vai ver que é por isso que minhas Red Ales nunca ficam RED! rssss
Vou me atentar à isso na próxima, @Guenther. Valeu!
 
Boa noite, porque não faz sentido batch Sparge com fundo falso? Tenho feito... Meu sistema é um BIAB elétrico com cesto em inox (sei que BIAB não inclui lavar...) normalmente dreno o mosto e acrescento mais água que recircula por um tempo, depois ergo o cesto e retorno com o primeiro mosto... melhorou a eficiência e não gasta tanto tempo a mais...
Cara, ia responder aqui a tua pergunta.... mas já tive que responder isso tantas vezes que resolvi fazer um post fixo na área de Equipamentos.

Segue: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406971

Abraço,
 
Realmente, nunca havia pensado por esse angulo. Por mais que sempre desse pouca diferença do volume previsto para o efetivo, nunca tinha me atentado ao fato da cor dos lúpulos...
Vai ver que é por isso que minhas Red Ales nunca ficam RED! rssss
Vou me atentar à isso na próxima, @Guenther. Valeu!
Cor dos lúpulos não...................

Cor da cerveja.

Se você tinha planejado uma cor X, para uma litragem Y, e fizer uma litragem maior......... vai ficar mais clara. Se fizer menos, vai ficar mais escura.

Já se você tinha planejado um amargor Z, com uma litragem Y, e fizer uma litragem maior........ a cerveja vai ficar menos amarga. Se fizer menos, vai ficar mais amarga.
 

Latest posts

Back
Top