• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Guardar Fermento Hidratado

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jromano

Member
Reaction score
2
Fala meus amigos cervejeiros!
Fiz uma pequena cagada e preciso tirar uma dúvida com vcs!

Estou com uma leva de IPA fermentando em casa, porém, tive a brilhante ideia de deixar o balde no fundo de um freezer (controlando a temperatura) e não consigo tirar amostras pra medir densidade e tudo mais. SIM, EU SEI, SOU UMA ANTA! :ban:

Minha dúvida entra no seguinte fato: Acompanhando a fermentação pelo airlock, com 3 dias percebi que o trabalho estagnou e como eu usei apenas 1 pacotinho de US-05 para quase 30L, concluí que havia sido insuficiente. Decidi então, hidratar mais um pacotinho pra poder inocular na cerveja novamente e recomeçar o trabalho. Tirei o balde do freezer (Fiz um pézinho pra poder tirar as amostras:rockin:), porém quando fui medir a densidade, percebi que eu já havia chegado na FG pretendida (em apenas 3 dias). O gosto tá legal, tudo dentro do esperado.
Porém, eu não queria perder esse fermento já hidratado, então eu apenas o guardei na geladeira. O que eu faço com isso? Posso utilizar em outra cerveja? Em quanto tempo? Perdi o fermento?

Gostaria de uma luz!

Fala Romano, prezado companheiro cervejeiro.
Uma coisa que alguns de nós fazem muito é propagar fermento. Então acabamos com alguma prática nisso.

Esse fermento que você hidratou vai perder rapidamente a viabilidade, já que acordou e não vai ter o que comer (bem, já que voltou pra geladeira, nem tanto, mas ainda assim acordou com fome). Eu recomendo que faça uma propagação, usa um pouco de DME, deixa ele comer um pouquinho e aproveita pra gerar mais fermento. E em seguida deixa ele na geladeira (deixa propagar por umas 18h, se tiver agitador magnético usa, se não usa um recipiente de boca fina com um papel alumínio por cima pra deixar entrar O2) e depois coloca na geladeira. Vai ter uma quantidade maior de fermento para a próxima brassagem.

Depois é só planejar qual será a próxima e usar esse fermento já propagado. O fermento na geladeira vai decantar e é sempre uma boa drenar o líquido sobrenadante, ok?

Fala Romano, prezado companheiro cervejeiro.
Uma coisa que alguns de nós fazem muito é propagar fermento. Então acabamos com alguma prática nisso.

Esse fermento que você hidratou vai perder rapidamente a viabilidade, já que acordou e não vai ter o que comer (bem, já que voltou pra geladeira, nem tanto, mas ainda assim acordou com fome). Eu recomendo que faça uma propagação, usa um pouco de DME, deixa ele comer um pouquinho e aproveita pra gerar mais fermento. E em seguida deixa ele na geladeira (deixa propagar por umas 18h, se tiver agitador magnético usa, se não usa um recipiente de boca fina com um papel alumínio por cima pra deixar entrar O2) e depois coloca na geladeira. Vai ter uma quantidade maior de fermento para a próxima brassagem.

Depois é só planejar qual será a próxima e usar esse fermento já propagado. O fermento na geladeira vai decantar e é sempre uma boa drenar o líquido sobrenadante, ok?

Amigo, o fermento vai perder a viabilidade da mesma forma que um fermento reaproveitado, ou de um starter recém-criado. Aliás, pode ser até que a viabilidade seja perdida mais lentamente do que após o starter, visto que os fabricantes adicionam uma série de nutrientes ao hidrolisar a levedura.

O ideal é tentar usar essa levedura em até uma semana. Passando disso, talvez seja necessário fazer um starter.

Pode usar a calculadora https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

E setar como fermento líquido, indicando como Mfg Date (Date yeast pack was made.) a data que a levedura foi hidratada.

Dessa forma a calculadora já vai estimar a viabilidade.

[ ]´s

Back