• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

fermentaçao weiss

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

markushanderson

Active Member
Reaction score
3
Amigos, dia 7/12 fiz uma weiss e até 27/12 ainda tinha atividade no airlock, só que desde o dia 22/12 a fg marcava 1022. A og foi 1057
Deixei em 17ºC de 7 a 11/12, quando subi pra 19ºC e ficou assim até 19/12, aí subi pra 22ºC e estava assim até ontem, quando baixei pra 2ºC
Nos primeiros dias a atividade no airlock foi intensa, tanto que na primeira noite derramou espuma por ele, depois ela diminuiu um pouco.
Dia 22/12 deu uma chuva desgraçada aqui e pela manha o tic marcava 14,5ºC.
O cheiro dela está dentro do previsto, o gosto é que senti um pouquinho azeda, mas nada demais.
Receita:
2,30 kg Pale Malt - Maris Otter - Muntons
2,30 kg Wheat Malt, Bel
0,20 kg Munich Malt
27,00 g Tettnang [4,50 %]
15g casca de laranja nos 5min finais
1pct wb-06
Nao lembro a temperatura e o tempo das rampas, mas no teste do amido converteu tudo.

Será que deu algo errado? Pq o airlock continuou borbulhando e a fg continuou a mesma depois de varios dias?

obs.: foi minha 1ª leva, fiz com a ajuda de um amigo homebrewer experiente e ele acha que está normal, mas acho bom ouvir a opiniao de outros

Como vc mediu a densidade? refratômetro? corrigiu?

Dependendo da sua temperatura de brassagem, pode ter gerado mais açúcares não fermentáveis, o que dariam essa FG um pouco alta para o estilo.

O airlock continua saindo bolhas pq o co2 vai se desprendendo do líquido com o tempo (igual quando um refrigerante está aberto, ele vai perdendo carbonatação para o ambiente).

Fique tranquilo que deve estar indo bem...

rodrigo, deu isso:
será que estou certo?

Attachments

• abv.jpg
    abv.jpg
    34.5 KB
  • abv2.png
    abv2.png
    17.6 KB
tinham sido esses os cálculos que eu havia feito também.

sua temperatura de brassagem pode ter sido muito baixa, gerando muitos açúcares fermentáveis, por isso dessa fg.

o ideal é medir ao final da fermentação com um densímetro para ter certeza da densidade final.

Sua cerveja estará boa, vc vai ver!

cara, tomara que esteja boa mesmo.
nao tenho densimetro e aqui onde moro nao achei, mas acho que vou comprar aquele do lamas que usa só 80ml

Back