• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentação primária , secundaria ...

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marcelo_Viana

Member
Reaction score
1
Estou me preparando para primeira brassagem, e me surgiu uma dúvida sobre a fermentação.

Sei quando a fermentação primária acabou quando a densidade para de baixar, faço a medição de densidade em que um dia, no dia seguinte e vamos supor no terceiro dia e a densidade continua a mesma, entendo que a fermentação primária acabou. (Até aí sem problemas)
Inicia-se então a fermentação secundaria, que até onde sei será onde o próprio fermento irá reabsorver os (ou alguns) off flavors gerados na fermentação primária.
Após a fermentação secundaria deixa-se mais alguns dias no fermentador para completar a maturação antes do priming/engarrafar.

Eis as dúvidas:
1- Qual o momento de retirar o slurry ? Ao fim da fermentação primária? Ao fim da fermentação secundaria?

2- O que determina que a fermentação secundaria foi concluída ? Ou seja, como sei que os off flavors foram reabsorvidos pelo fermento ?

Obrigado pessoa !

Perguntas do milhão! Tem um tópico fixo na sessão de fermentação que fala sobre isto.

1 - Difícil responder. Normalmente após a fermentação secundária. Em casos de cerveja de alta gravidade, que precisam de maturação longa, recomenda-se a trasfega da cerveja, mas também discute-se se está maturação deve ser feita na garrafa.

2 - Depende muito do estilo da cerveja e como foi feita a fermentação primária. Há estilos que a cerveja não se beneficia de maturação longa e o contrário, cervejas que se deixadas por muito tempo, irão evoluir.

Back