Estou com uma Wit em fermentação primária, e pela primeira vez estou usando um refrigerador e termostato para controlar a fermentação a 18°C. Acontece que já passaram doze dias da brassagem, e o airlock ainda não parou de borbulhar (agora borbulha uma vez a cada 35, 40 segundos). Sei que o tempo de fermentação não é uma ciência exata, e pode mudar em cada caso devido a vários fatores, mas sempre li que poderia variar entre sete e dez dias, e agora estou com medo que minha cerveja "fermente demais" e perca todo o corpo.
O batch é de 20l, fiz a mostura por volta dos 68°C, inoculei dois pacotes (22g total) de Belle Saison e controlo a fermentação com um termostato TIC 17 regulado para 18°C e com diferencial de .2.
Espero que amanhã o airlock pare de borbulhar para que eu possa medir a atenuação (não tenho refratômetro, só um densímetro grande, e procuro medir o mínimo necessário para perder menos cerveja).
Então, isso é um problema, devo me preocupar, ou é comum?
O batch é de 20l, fiz a mostura por volta dos 68°C, inoculei dois pacotes (22g total) de Belle Saison e controlo a fermentação com um termostato TIC 17 regulado para 18°C e com diferencial de .2.
Espero que amanhã o airlock pare de borbulhar para que eu possa medir a atenuação (não tenho refratômetro, só um densímetro grande, e procuro medir o mínimo necessário para perder menos cerveja).
Então, isso é um problema, devo me preocupar, ou é comum?