• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentação primária muito longa?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fnandolp

Well-Known Member
Reaction score
8
Estou com uma Wit em fermentação primária, e pela primeira vez estou usando um refrigerador e termostato para controlar a fermentação a 18°C. Acontece que já passaram doze dias da brassagem, e o airlock ainda não parou de borbulhar (agora borbulha uma vez a cada 35, 40 segundos). Sei que o tempo de fermentação não é uma ciência exata, e pode mudar em cada caso devido a vários fatores, mas sempre li que poderia variar entre sete e dez dias, e agora estou com medo que minha cerveja "fermente demais" e perca todo o corpo.
O batch é de 20l, fiz a mostura por volta dos 68°C, inoculei dois pacotes (22g total) de Belle Saison e controlo a fermentação com um termostato TIC 17 regulado para 18°C e com diferencial de .2.
Espero que amanhã o airlock pare de borbulhar para que eu possa medir a atenuação (não tenho refratômetro, só um densímetro grande, e procuro medir o mínimo necessário para perder menos cerveja).
Então, isso é um problema, devo me preocupar, ou é comum?

Você só vai ter certeza medindo a densidade, não confie no airlock. Quanto ao medo de ficar sem corpo, pra mostura à 68C é improvável (apesar de a medição e a distribuição de temperatura não serem 100% precisas). Além disso, se ainda tiver açucares fermentáveis, é melhor deixar fermentar mesmo, pois se não ocorrer no balde vai ocorrer na garrafa, e com mais intensidade devido a temperatura ambiente, podendo causar supercarbonatação e explosões.

Sei que o tempo de fermentação não é uma ciência exata, e pode mudar em cada caso devido a vários fatores, mas sempre li que poderia variar entre sete e dez dias, e agora estou com medo que minha cerveja "fermente demais" e perca todo o corpo.

@fnandolp, fique tranquilo, pois não existe 'fermentar demais' e ficar sem corpo. Os açucares de corpo não são consumidos pelo fermento, logo, quando os acçucares fermentáveis acabarem, o fermento irá diminuir a atividade e consequentemente, sedimentar.

Eu costumo deixar 3 semanas no fermentador antes de partir para o envase, as vezes mais.

Com o tempo, você pega o jeitão da coisa.

E leia os tópicos fixos de cada area, tem muito conhecimento condensado ali.

Abraços,

@fnandolp

Deixa isso a vontade. Esse fermento atenua muito, mais muito mesmo. Tem muita revisão sobre ele na internet. Desce até 1.000 tranquilo dependendo do grist.

Aumentar (se possível) a temperatura no final da fermentação ajuda a acelerar o processo. Se deixar a 18oC, ele vai demorar uma eternidade pra atenuar tudo. É característica dele.

Você corre o risco de produzir granadas com esse fermento se deixar fermentar direto a 18oC, se apressar e engarrafar.

E sobre a cerveja ficar sem corpo, fique tranquilo. Fermentos Saison possuem essa propriedade superatenuativa, porém produzem uma série de subcompostos que, apesar de deixar a cerveja seca, a cerveja não fica rala. O the Mad fermentationist fala sobre isso no blog dele

Abraço

Estou com uma Wit em fermentação primária, e pela primeira vez estou usando um refrigerador e termostato para controlar a fermentação a 18°C. Acontece que já passaram doze dias da brassagem, e o airlock ainda não parou de borbulhar (agora borbulha uma vez a cada 35, 40 segundos). Sei que o tempo de fermentação não é uma ciência exata, e pode mudar em cada caso devido a vários fatores, mas sempre li que poderia variar entre sete e dez dias, e agora estou com medo que minha cerveja "fermente demais" e perca todo o corpo.
O batch é de 20l, fiz a mostura por volta dos 68°C, inoculei dois pacotes (22g total) de Belle Saison e controlo a fermentação com um termostato TIC 17 regulado para 18°C e com diferencial de .2.
Espero que amanhã o airlock pare de borbulhar para que eu possa medir a atenuação (não tenho refratômetro, só um densímetro grande, e procuro medir o mínimo necessário para perder menos cerveja).
Então, isso é um problema, devo me preocupar, ou é comum?

A fermentação só termina quando acaba, então espere acabar, fica tranquilo, não adianta interromper achando que vai fermentar demais pq isso só te trará problemas. Deixa ela trabalhar aí e fica tranquilo.

Agora os motivos pra isso ocorrer eu tenho um palpite, o fermento. Nunca usei ele nem sei se seria indicado para wit, mas Saison atenua muito pois o estilo é uma cerveja bem seca, e saison geralmente trabalha em temperaturas mais altas. Como está em 18 graus ele deve ta trabalhando tranquilo e mais lento, portanto demorando um pouco mais e consumindo tudo que vem pela frente.

Mas agora é só esperar mesmo.

É, então o erro foi na escolha do fermento, então... Na verdade, quem sugeriu foi meu fornecedor local, que garantiu que essa levedura ia garantir uns ésteres frutados pra cítricos na minha Wit!
Enfim, vou aumentando a temperatura aos poucos para acelerar o processo.
Obrigado a todos :mug:

Medi hoje a gravidade, e tá em torno de 1,004! O fermento Saison comeu todo o corpo da minha "Wit", que agora tá com 6,7% ABV e tá mais pra uma Saison de trigo...
Será que a razão realmente foi só o fermento? A cerveja não tá com gosto ruim, acho que posso descartar contaminação...
Em tempo, brassei a 68°C e meu grist foi de 2,5kg Malte Pilsen, 2,5kg Trigo maltado e 0,2kg de aveia em flocos.

Medi hoje a gravidade, e tá em torno de 1,004! O fermento Saison comeu todo o corpo da minha "Wit", que agora tá com 6,7% ABV e tá mais pra uma Saison de trigo...
Será que a razão realmente foi só o fermento? A cerveja não tá com gosto ruim, acho que posso descartar contaminação...
Em tempo, brassei a 68°C e meu grist foi de 2,5kg Malte Pilsen, 2,5kg Trigo maltado e 0,2kg de aveia em flocos.

Exatamente, fermento saison come tudo mesmo, deixa a cerveja extremamente seca. Então tome sua saison de trigo hehe

Back