• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Espuma na hidratação do fermento seco

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulopriori

Active Member
Reaction score
1
Olá pessoal, durante minha última leva fervi água, esperei ela voltar a temperatura ambiente e reidratei o fermento como faço sempre. Porém, ao contrário de todas as vezes em que a levedura simplesmente vai se acomodando tranquilamente no líquido, dessa vez o processo gerou uma espuma muito grossa com aparência de vitamina de banana. Era como se a levedura, com apenas 15 minutos no recipiente com água já estivesse em atividade.

Usei 3 sacos de Windsor com 600ml de água. Alguém sabe o que pode ter acontecido e se isso pode gerar problemas na fermentação?

Valeu! :rockin:

Isso já me aconteceu uma vez com o fermento S-04. Pelo que pesquisei pode ter sido em função da temperatura da água.
No meu caso não causou nenhum tipo de off-flavour.

Cara, é bem normal isso acontecer na temperatura recomendada de hidratação... Pra mim já aconteceu várias vezes, geralmente depois de uma 10 minutos.
O líquido fica bem denso com uma espuma de uns 2 ou 3 cm na parte superior.
Inclusive isto me da a impressão de levedura saudável, com boa viabilidade, mas é impressão, não sei se é real...

Pode aparecer espuma dependendo do fermento, da temperatura, e da quantidade de água utilizada.

Diferença que isso faz? Nada.

Abraço,

Back