ferorsan
Well-Known Member
- Reaction score
- 68
Boas galera!
Antes de mais nada, queria agradecer à vocês aqui do fórum pela paciência, pelos exemplos e pela camaradagem que encontrei aqui. Este fórum é diferente de todos os outros fóruns que participei, pois o nível das respostas é sempre alto, e mesmo em divergências, as pessoas se respeitam muito. Fiquei muito à vontade aqui, e sem dúvida isto me estimulou para seguir em frente no estudo do homebrew. (isto não é rasgação de seda, juro).
Fiz minha primeira brassagem! Tô acabado... Encarei essa primeira brassagem com bom humor, pois nem tudo saiu como esperado...
Minha primeira brassagem foi assim:
Receita:
http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/253031/ferna-bba
Procedimentos é bem passo à passo com base nos posts aqui do fórum:
Mosturação:
1 - Aquecer 17,6 litros de agua à 72 graus
2 - Arriar todos os maltes e a aveia mexer bem para evitar grumos
3 - Ajustar temperatura entre 64 a 68 graus
4 - mosturar 1:30 nesta faixa de temperatura, corrigindo com a chama se necessario
5 - Em uma panela à parte, aquecer 15 litros de agua à 75 graus para
6 - Após 1:30 de mosturação realizar mash-out à 76-78 graus por 10 Min
Paralelo à mosturação:
1 - ferver 230 ml de agua para posterior hidratação do fermento
2 - Deixar os pacotes de fermento que estavam na geladeira a temperatura ambiente
Lavagem:
1 - 20 minutos de recirculação utilizando jarra e escumadeira
2 - Retirar o mosto inicial até começar aparecer a cama de graos - armazena-lo no fermentador (CONTABILIZAR A LITRAGEM)
3 - Inserir gradativamente a agua pré-aquecida da outra panela com a jarra + escumadeira lavando e recirculando o mosto.
4 - Contabilizar 26 litros a partir da litragem do mosto armazenado no Fermentador + agua inserida na lavagem
Fervura:
2 - Inserir os 26 litros de mosto do fermentador na panela
3 - Aquecer mosto até iniciar fervura
4 - Ao inicio da fervura começar a contar 60 min de tempo
5 - à 60 minutos do término da fervura inserir 20g de Styrian Goldings
6 - à 20 minutos do término da fervura inserir 16g de Styrian Goldings
7 - à 10 minutos do término da fervura inserir o açucar
8 - Após a inserção do açucar, inserir o chiller para começar a sanitiza-lo
9 - Conectar mangueira ao chiller iniciar resfriamento
10 - Mosto resfriado MEDIR OG
Paralelo à Fervura:
1 - Limpar e Sanitizar os equipamentos de Fermentação (balde, tampa, airlock)
2 - Hidratação do fermento: deixar esfriar os 230 ml de agua a 29 graus
3 - jogar os 3 pacotes lentamente na agua. Aguardar 15 minutos
4 - mexer suavemente com colher sanitizada
5 - mexer suavemente de 5 em 5 minutos até virar um creme homogenizado
Fermentação Primária:
1 - Despejar o mosto da panela para o fermentador - (FERMENTADOR TEM QUE ESTAR SANITIZADO!!)
2 - Inocular o fermento (temperatura do mosto < 25 graus)
3 - Fechar fermentador colocar na geladeira
4 - Começar à 18 graus
5 - 1 dia de Airlock borbulhando aumentar para 20 graus
5 - atividade do airlock ficou lenta aumenta p 25 graus
6 - Atividade do Air lock parou - medir, esperar dois dias medir FG de novo. Se não variou, fim primaria
O que deu errado
1 - Meu fogão não segurou a bronca.. demorou muito para iniciar a fervura..
2 - Minha Hidratação não ficou nem de perto parecido com o post do Gunter...não ficou muito cremoso como deveria. pior que coloquei o recomendado, devo ter comido bola.
3 - tinha um pouco de alcool 70 na agua da hidratação do fermento (minha esposa me avisou que tinha um fundinho de alcool depois que eu coloquei a agua e despejei o fermento. Este é o meu maior medo no momento, que eu tenha matado as leveduras.
4 - esqueci completamente de colocar o açucar..olha que ele tava até separado. Só percebi que tinha esquecido, quando estava resfriando. Saiu do estilo, e se der certo vai ficar menos alcoolica. Pelo menos a resssaca é menor. Meu medo agora é que a cerveja vire um "Neston Beer".
5 - A OG deu 1.060 e a estimada era de 1.064... tá bom até neh?
De resto tudo correu nos conformes...vamos ver que bixo dá! Independente de dar certo ou não, vai valer o aprendizado.
Aguardo o comentário de vocês, principalmente em relação às consequências dos meus erros... Valeu Galera! Abçs à todos!
Antes de mais nada, queria agradecer à vocês aqui do fórum pela paciência, pelos exemplos e pela camaradagem que encontrei aqui. Este fórum é diferente de todos os outros fóruns que participei, pois o nível das respostas é sempre alto, e mesmo em divergências, as pessoas se respeitam muito. Fiquei muito à vontade aqui, e sem dúvida isto me estimulou para seguir em frente no estudo do homebrew. (isto não é rasgação de seda, juro).
Fiz minha primeira brassagem! Tô acabado... Encarei essa primeira brassagem com bom humor, pois nem tudo saiu como esperado...
Minha primeira brassagem foi assim:
Receita:
http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/253031/ferna-bba
Procedimentos é bem passo à passo com base nos posts aqui do fórum:
Mosturação:
1 - Aquecer 17,6 litros de agua à 72 graus
2 - Arriar todos os maltes e a aveia mexer bem para evitar grumos
3 - Ajustar temperatura entre 64 a 68 graus
4 - mosturar 1:30 nesta faixa de temperatura, corrigindo com a chama se necessario
5 - Em uma panela à parte, aquecer 15 litros de agua à 75 graus para
6 - Após 1:30 de mosturação realizar mash-out à 76-78 graus por 10 Min
Paralelo à mosturação:
1 - ferver 230 ml de agua para posterior hidratação do fermento
2 - Deixar os pacotes de fermento que estavam na geladeira a temperatura ambiente
Lavagem:
1 - 20 minutos de recirculação utilizando jarra e escumadeira
2 - Retirar o mosto inicial até começar aparecer a cama de graos - armazena-lo no fermentador (CONTABILIZAR A LITRAGEM)
3 - Inserir gradativamente a agua pré-aquecida da outra panela com a jarra + escumadeira lavando e recirculando o mosto.
4 - Contabilizar 26 litros a partir da litragem do mosto armazenado no Fermentador + agua inserida na lavagem
Fervura:
2 - Inserir os 26 litros de mosto do fermentador na panela
3 - Aquecer mosto até iniciar fervura
4 - Ao inicio da fervura começar a contar 60 min de tempo
5 - à 60 minutos do término da fervura inserir 20g de Styrian Goldings
6 - à 20 minutos do término da fervura inserir 16g de Styrian Goldings
7 - à 10 minutos do término da fervura inserir o açucar
8 - Após a inserção do açucar, inserir o chiller para começar a sanitiza-lo
9 - Conectar mangueira ao chiller iniciar resfriamento
10 - Mosto resfriado MEDIR OG
Paralelo à Fervura:
1 - Limpar e Sanitizar os equipamentos de Fermentação (balde, tampa, airlock)
2 - Hidratação do fermento: deixar esfriar os 230 ml de agua a 29 graus
3 - jogar os 3 pacotes lentamente na agua. Aguardar 15 minutos
4 - mexer suavemente com colher sanitizada
5 - mexer suavemente de 5 em 5 minutos até virar um creme homogenizado
Fermentação Primária:
1 - Despejar o mosto da panela para o fermentador - (FERMENTADOR TEM QUE ESTAR SANITIZADO!!)
2 - Inocular o fermento (temperatura do mosto < 25 graus)
3 - Fechar fermentador colocar na geladeira
4 - Começar à 18 graus
5 - 1 dia de Airlock borbulhando aumentar para 20 graus
5 - atividade do airlock ficou lenta aumenta p 25 graus
6 - Atividade do Air lock parou - medir, esperar dois dias medir FG de novo. Se não variou, fim primaria
O que deu errado
1 - Meu fogão não segurou a bronca.. demorou muito para iniciar a fervura..
2 - Minha Hidratação não ficou nem de perto parecido com o post do Gunter...não ficou muito cremoso como deveria. pior que coloquei o recomendado, devo ter comido bola.
3 - tinha um pouco de alcool 70 na agua da hidratação do fermento (minha esposa me avisou que tinha um fundinho de alcool depois que eu coloquei a agua e despejei o fermento. Este é o meu maior medo no momento, que eu tenha matado as leveduras.
4 - esqueci completamente de colocar o açucar..olha que ele tava até separado. Só percebi que tinha esquecido, quando estava resfriando. Saiu do estilo, e se der certo vai ficar menos alcoolica. Pelo menos a resssaca é menor. Meu medo agora é que a cerveja vire um "Neston Beer".
5 - A OG deu 1.060 e a estimada era de 1.064... tá bom até neh?
De resto tudo correu nos conformes...vamos ver que bixo dá! Independente de dar certo ou não, vai valer o aprendizado.
Aguardo o comentário de vocês, principalmente em relação às consequências dos meus erros... Valeu Galera! Abçs à todos!