• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvidas sobre uma cream ale

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Reaction score
138
Galera, to querendo fazer uma cream ale na terça e to em dúvida quanto a algumas coisas. Lote de 10 litros, BIAB. A receita é a seguinte:

1,50 kg Malte Pilsen Cargill (4,5 EBC) Grão 1 63,8 %
0,50 kg Vienna Malt (6,9 EBC) Grão 2 21,3 %
0,25 kg Cara-Pils/Dextrine (3,9 EBC) Grão 3 10,6 %
0,10 kg Caramal Malt - Muntons (26,0 EBC) Grão 4 4,3 %
4,00 g Nugget [13,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 5 12,4 IBUs
8,00 g East Kent Goldings (EKG) [5,00 %] - Fervura 20,0 min Lúpulo 6 5,8 IBUs
1,0 pkg US West Coast Yeast (Mangrove Jack's #M44)

Est Original Gravity: 1,051 SG
Est Final Gravity: 1,015 SG
Estimated Alcohol by Vol: 4,6 %
Bitterness: 18,1 IBUs
Est Color: 8,9 EBC

Duvidas;

1 - Se quero fazer uma cerveja leve, faz sentido usar esses maltes ou substituo o Vienna e Caramalt por algum adjunto, tipo arroz, açucar, e talz? Melhor, é contraditório colocar esses maltes pra fazer uma cerveja leve?

2 - Seguindo a lógica da primeira pergunta, pra deixar a cerva mais leve mostura 65o certo? Mas aí também não faz sentido usar os maltes de que falo na pergunta 1, já que, pra ser coerente (se estou certo), se quero dar corpo, teria de fazer a 68o. Correto?

3 - Quero dar uma leve sabor/arromatizada na cerveja. Se eu colocar 4g de us goldings a 10min eu obtenho o mesmo resultado de 8g a 20min? Qual diferença exatamente terei nos dois casos, pensando na questão do aroma/sabor, sem contar o amargor?

4 - Achei que a receita ficou cara pra comprar na loja do Lamas daqui de BH (55 conto). Alguma sugestão pra torna-la mais barata?

5 - Alguma outra sugestão?

Muitas dúvidas, rs. Espero a ajuda de vocês. Ver se depois estudo mais a questão da adição de lúpulo e a questão de uso dos diferentes tipos de malte. Sou um iniciante no négocio... To lendo do How to brew mas to no início dele ainda...

É isso aí. Valeu antecipado.

a cream ale que fiz levou arroz parbolizado que cozinhei um dia antes e flocos de milho aqueles flocos tipo corn flakes porém sem sal e aditivos vende em casa de produtos naturais esse estilo de cerveja em geral deve ter 4,2 ~4,7 abv

a minha exagerei acho que no adjunto deu 5,5 converteu demais e também usei malte diastico talvez foi até isso vou ter que rever minha receita

paulopinho, o arroz parbolizado precisa ser cozido? Não sei se to enganado, mas acho que li aqui que ele já pode ser usado direto. Claro, moído ne? rs.

Acabou que ontem fiz a receita desse jeito aí em cima mesmo. A cor me pareceu bem mais escura do que o beersmith deu. De resto, acertei OG e levei uns 10,5l pro fermentador. Bem boa a eficiência.

A receita ficou em 42 reais, ao inves dos 55 que falei. Acho que calculei algo errado.

E andei estudando técnicas de lupulagem. Fiz o First worth hop com o nugget e 3g de us goldings. Depois, 5g do goldings a 15min. Vamo ver o que dá, rs.

Mas engraçado, não achei nada em português que explicasse mais a fundo razão do uso dos lúpulos em tempos distintos para sabor e aroma. Alguém indica um texto mais especializado sobre o assunto, em português ou inglês?

paulopinho, o arroz parbolizado precisa ser cozido? Não sei se to enganado, mas acho que li aqui que ele já pode ser usado direto. Claro, moído ne? rs.

Acabou que ontem fiz a receita desse jeito aí em cima mesmo. A cor me pareceu bem mais escura do que o beersmith deu. De resto, acertei OG e levei uns 10,5l pro fermentador. Bem boa a eficiência.

A receita ficou em 42 reais, ao inves dos 55 que falei. Acho que calculei algo errado.

E andei estudando técnicas de lupulagem. Fiz o First worth hop com o nugget e 3g de us goldings. Depois, 5g do goldings a 15min. Vamo ver o que dá, rs.

Mas engraçado, não achei nada em português que explicasse mais a fundo razão do uso dos lúpulos em tempos distintos para sabor e aroma. Alguém indica um texto mais especializado sobre o assunto, em português ou inglês?

vamos lá , eu ouvi dizer que não precisava cozinhar porém eu pré-cozi não cozinhei ele de ficar mole optei por esta forma.

quanto a lupulagem até aonde sei que também não me aprofundei funciona assim :
1º lupulagem a de inicio 60 min --- amargor 2º lupulagem 10 ~ 5 minutos finais aromas 3º lupulagem o min - sabor ..
talvez alguém mais entendido aí vai nos esclarecer melhor ok.

Pois é, li também sobre os procedimentos gerais sobre lupulagem. Tenho uma boa noção desse geralzão, isso aí que você fala. Inclusive tenho alterado receitas usando a técnica. Mas, não vi nada que aprofundasse e explicasse o porque dos tempos de aroma e sabor. Algo mais avançado, saca? Sobre a primeira lupulagem, de amargor, até que tem alguma coisa. Quando chega em arroma e sabor, explicam a questão da evaporação dos óleos essenciais. Isso tudo quanto é artigo ou site fala. Mas não explicam, por exemplo, a questão que coloco no post inicial deste tópico.

@krishna, vou tentar contribuir com o pouco que sei: com relação à sua pergunta nº 3, se você adicionar 8g a 20' terá um resultado bem diferente do que se adicionar 4g a 10'. Primeiro em termos de amargor, pois terá muito mais lúpulo sendo fervido por muito mais tempo, o que aumentará a isomerização dos alfa ácidos. Com relação ao sabor, se seu objetivo é acentuá-lo, faz mais sentido adicionar 8g aos 20' do que 4g aos 10'. Agora, se deseja acentuar o aroma, aumente a dosagem nos minutos finais, pois assim conservará mais os óleos essenciais, que são voláteis e não resistem a uma exposição prolongada ao calor. Espero ter ajudado. Abc.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Acabei de envasar minha cream ale.
Usei apenas nugget. Fiz 14 litros e usei 26 gramas.
Foram 13g aos 15min e 13g no apagar do fogo.
Os maltes Foram pilsen 6 fileiras e cara blond
Usei flocos de milho
Fiz com US-5
Malte no Biab
Fogo aos 71graus joguei o malte fechei a panela quando o fogo estava a 68 graus. Ficou lá 1:30hr
Fervura de 1:15h
Fermentação nos 18 graus depois levantei pra 20 e depois de atenuar tudo deixei subir naturalmente aos 25graus para descanso de diacetil .

Cold crash a 0,5 graus por dois dias

Clarifiquei com a gelatina e deixei mais dois dias

Hoje envasei a cerveja com 7.2g de açúcar refinado por litro.

Estou a disposição para dúvidas.

Acabei de envasar minha cream ale.
Usei apenas nugget. Fiz 14 litros e usei 26 gramas.
Foram 13g aos 15min e 13g no apagar do fogo.
Os maltes Foram pilsen 6 fileiras e cara blond
Usei flocos de milho
Fiz com US-5
Malte no Biab
Fogo aos 71graus joguei o malte fechei a panela quando o fogo estava a 68 graus. Ficou lá 1:30hr
Fervura de 1:15h
Fermentação nos 18 graus depois levantei pra 20 e depois de atenuar tudo deixei subir naturalmente aos 25graus para descanso de diacetil .

Cold crash a 0,5 graus por dois dias

Clarifiquei com a gelatina e deixei mais dois dias

Hoje envasei a cerveja com 7.2g de açúcar refinado por litro.

Estou a disposição para dúvidas.

Opa,

Fiz uma Cream Ale ontem pra testar uma receita que até já postei aqui:

20L BIAB Cream Ale #2

4Kg de Pilsen Agrária
500gr de Milho em Flocos (usei Milharina pra testar conforme dica do @jalexandre)
500gr de Aveia em Flocos
20gr de Cascade aos 60min
10gr de Cascade aos 15min
1pte de Fermentis Safale American US-05

SG 1048
IBU 16
EBC 6,6
ABV 4,6%

Rampas de 50graus por 10min e 68graus por 50min (um pouco mais até passar no teste do iodo).

A fermentação vai ser (está sendo) bem parecida com a sua: 18graus, depois 20graus até atenuar, depois 25graus naturalmente. Uns 7 dias a 8graus e cold crash a 0,5graus por uns 3 dias. Clarificação com gelatina por 48 horas e envase.

Depois posta o resultado da sua aqui e que vou postar a minha assim que abrir.

Valeu

Vitor R.

Legal a receita Vitor e DBOSSAN.

A minha tá na garrafa refermentando. Experimentei um restinho dela antes do envase e achei um pouco amarga, que imagino fuja ao estilo. Mas vamos esperar um pouco pra ter certeza, né? Na garrafa tende a mudar.

Quando tomar ela volto aqui também pra falar dos resultados.

Mas já adianto: se fosse fazer outra, hoje, colocaria menos maltes e mais milho, açucar, arroz, o que for pra deixar ela mais seca.

Vitor, porque você fez a mostura a 68o? Quer mais corpo na cerveja?

Legal a receita Vitor e DBOSSAN.

A minha tá na garrafa refermentando. Experimentei um restinho dela antes do envase e achei um pouco amarga, que imagino fuja ao estilo. Mas vamos esperar um pouco pra ter certeza, né? Na garrafa tende a mudar.

Quando tomar ela volto aqui também pra falar dos resultados.

Mas já adianto: se fosse fazer outra, hoje, colocaria menos maltes e mais milho, açucar, arroz, o que for pra deixar ela mais seca.

Vitor, porque você fez a mostura a 68o? Quer mais corpo na cerveja?

Oi @Krishna,

Eu não faço rampas de temperatura, apenas a de 50º por causa da aveia. Coloco a água um pouco acima de 68º, coloco o malte e abafo com fogo desligado.

Seguem fotos do resultado. O sabor ficou bem legal.

Fiz outra este final de semana com lúpulo Mosaic e com uma adição bem no final pra ter um sabor um pouco mais frutado e cítrico. Vamos ver se dá certo.

Abraços.
Vitor R

Attachments

• IMG_20170105_221037470.jpg
    IMG_20170105_221037470.jpg
    126.4 KB
  • IMG_20170105_221000613.jpg
    IMG_20170105_221000613.jpg
    73 KB
  • IMG_20170105_221406336.jpg
    IMG_20170105_221406336.jpg
    98.1 KB
Opa Bahba!

Legal a aparencia da sua breja!

Já até refiz essa receita e utilizei só pilsen, vienna e arroz. Ficou com uma cor parecida com a sua, seca, agradável. Ta com um off-flavor que já senti numa saison que fiz, mas que ainda não sei especificar e identificar pra poder corrigir....

A primeira receita, do post original, ficou encorpada e amarga, fora do estilo. Mas ficou gostosa. Foi até elogiada numa festa de família, rs.

Abraço.

Back