• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvidas e um baita desânimo.

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MarceloJr

Member
Reaction score
0
Boa noite,

Estou a tempos enrolando a minha terceira brassagem, pois depois de vários fatores fiquei um pouco preocupado em fazer e "errar" novamente.

A primeira "fornada" foi de uma IPA com extrato. Ficou abusivamente forte, gosto muito de IPA's mas aquela, sinceramente ficou muito forte, tirando o gosto metálico, que lendo o How to Brew consegui retirar na segunda fornada. Resumo, ficou forte mas bebemos tudo em uma noite.

A segunda, após muito procurar e aprender mais sobre o assunto e terminar o how to brew, resolvi partir para o grão. Apostei em uma Pilsner que ficou bem mais ou menos, resolvi o problema metálico equilibrando o ph da água, porém, o rendimento foi de 10 litros e ficou abusivamente alcólica, cerca de 7% fora a cor e a alta taxa de sedimento nas garrafas.

Agora penso em fazer uma Weiss, porém, se alguém puder me esclarecer algumas coisas, ficarei grato, pois o desânimo anda grade.

1 - Uso saco de grãos, li em alguns lugares que ali se perde o peso do grão mais uns 20% de água, essa água perdida eu devo acrescentar em que altura do processo? na lavagem?

2 Durante a fervura perco uns 10-15% essa água eu adiciono no extra da lavagem?

3 - Que fermento utilizar para uma Weiss? (sei que existem diversas opções e opiniões mas, opiniões são bem vindas)

4 - Como deixar a cerveja mais clara? Ela fica cheia de sedimentos da própria brassagem e escura, quando deveria ficar mais clara.

Podem parecer dúvidas estúpidas, mas me desanima esperar todo o processo e simplesmente não ficar tomável.

Abraços,
Obrigado pelo tempo e desculpe por qualquer bobagem.

Vamos lá,

-Sua IPA ficou forte em que sentido?Amargor?...Se tratando da primeira,tudo bem.

-Considero bem pouco recomendado fazer uma Pilsner na segunda brassagem,lager é um tipo de cerveja pro cervejeiro já mais avançado.Portanto,releve essa experiência e parta pra próxima cerveja.

-Está claro aqui que existe um problema,a litragem.Você já identificou bem a porcentagem das perdas.Agora você precisa corrigir isso_O momento certo pra adicionar essa água complementar é exatamente na lavagem,porque assim você pode extrair os açúcares ainda "presos" nos grãos.Portanto faça isso.

No meu kit eu preciso levar 25L de mosto pra fervura,pra no final de uma fervura de 60min ter 20L.,por exemplo.

-Você quer fazer uma weiss agora...tudo bem,primeira pergunta:Você tem controle de temperatura?
Se sim,eu te recomendaria fazer,se não,não recomendaria.Weiss é um estilo que parece simples,mas na verdade não é.
Você poderia pensar em começar por um estilo mais fácil como uma American Pale Ale.
Quanto a fermentos um WB-06 seria apropriado pra weiss.

-Para seu problema de excesso de fermento na garrafa,eu indicaria alguns dias a 0º C e o uso de gelatina(pra weiss eu só indicaria os dias a 0ºC,por se tratar de uma cerveja turva tradicionalmente).

-Outra pergunta importante:Como você faz sua transferência de balde?

-Por fim,espero ter te ajudado,não se desanime,é muito cedo pra isso.Procure aprender mais e com o tempo virão cada vez mais boas cervejas.

Abraço!

Não desanima não Marcelo, no começo pode ser complicado mesmo.

Pelo que eu entendi, você usa o método BIAB, certo?

Se for o caso, estude bem este método, aqui no Fórum mesmo e em outras fontes também. Tendo bom conhecimento sobre a teoria, você vai esclarecer suas dúvidas sobre quantidade de água, fazer lavagem ou não, clarificação do mosto, volumes, etc...

Aí, com a teoria do processo bem clara em mente, você parte para aprimorar a prática.

Sobre o fermento para Weiss, eu não recomendaria o WB-06. Muita gente usa este fermento sem problemas, mas também muitas pessoas relatam resultados insatisfatórios com ele. Particularmente não gosto do WB-06, fiz uma Weiss com ele a achei que ficou muito ácida. Eu recomendo o M-20 Bavarian Wheat da Mangrove Jack's.

Fora isso tudo, o que mais influencia a qualidade da cerveja é o processo de fermentação, possuir algum tipo de controle de temperatura é fundamental para melhorar os resultados.

Oi Amigo.. Algumas dúvidas que você teve eu tive também.
Eu não faço BIAB, mas tem uma galera grande aqui que faz.
Segue alguns posts que me ajudaram muito.
Sobre quantidade de agua:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405113

Sobre BIAB:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406204&highlight=BIAB

Sobre Clarificação com gelatina:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403833

E por fim, releia os tópicos fixos deste forum. Minha próxima brassagem será também uma Weiss, e toda nova brassagem eu releio tudo de novo para fixar legal.

Sobre o fermento: O amigo já sugeriu o WB-06, mas muitos aqui do fórum não gostam muito do resultado com ele. outra opção de fermento seco seria o M20 da Mangrove.

Não desanime cara.. você vai ver que quando você acertar, a satisfação de se tomar a própria cerveja é algo imensurável... boa sorte!

Além do que já falaram, reforço a pergunta se você tem temperatura de fermentação controlada adequadamente (com sensor colado no balde ou poço termométrico), isso é um dos fatores mais críticos.

Sobre tuas cervejas anteriores serem muito fortes, o forte é completamente relativo, pode ser álcool, amargor, sabor, corpo, cada um é uma coisa totalmente diferente. Se você quer tentar de novo, eu iria sugerir tentar repetir a IPA, pois é uma cerveja fácil de esconder defeitos devido a toda intensidade de lúpulo que vai nela. Mas é importante pensar bem tua receita e reproduzir ela fielmente para não ter surpresas.

Sobre a clarificação, alguns dias a 0 grau após todo o fim da fermentação costumam ser suficientes para eliminar o sedimento mais grosso, ela pode ficar turva ainda mas não cheio de pedaços. Pelo seu problema imagino que você não tenha feito esse cold crash.

Mas não desanime, completamente normal as primeiras serem intragáveis, como você é iniciante sugiro muita leitura, se já terminou o How to Brew, sugiro ler todos tópicos fixos aqui do fórum para fixar mais algumas informações, pois você ainda tem dúvidas meio básicas.

Sugiro que repense sua abordagem ao hobby.

Se está desanimado na terceira brasagem, talvez seja melhor baixar a expectativa nas próximas ou mudar de hobby.

Não vale a pena manter como hobby algo estressante ( por isso eu troquei robótica por cerveja... )

Além disso, talvez seja interessante pedir um relatório de água para sua operadora de agua e esgoto.

A maioria das cidades apresentam águas que não precisam de ajustes, e talvez esse não seja seu caso.

No how ti brew tem os minerais importantes.

Abraços,

Boa tarde,
Levando em conta a demora, segue um pedido de desculpas.
Sobre as questões levantadas:
Tenho sim um controle de temperatura, no qual se mostrou consistente na última brassagem.
Sobre o fermento utilizei o s04 na fermentação da IPA e um s34/70 na fermentação da Pilsner.
Ambas não ficaram intragáveis pois tomamos tudo em uma noite (Acho que tenho amigos muito legais), sei que amigos não são referencia pra isso, mas enfim, tomaram.
Porém, a primeira ficou forte, realmente forte a segunda rendeu pouco.

Enfim, vou começar mudar o processo.

Sugiro que repense sua abordagem ao hobby.

Se está desanimado na terceira brasagem, talvez seja melhor baixar a expectativa nas próximas ou mudar de hobby.

Não vale a pena manter como hobby algo estressante ( por isso eu troquei robótica por cerveja... )

Além disso, talvez seja interessante pedir um relatório de água para sua operadora de agua e esgoto.

A maioria das cidades apresentam águas que não precisam de ajustes, e talvez esse não seja seu caso.

No how ti brew tem os minerais importantes.

Abraços,

Cara, desânimo foi por esperar resultados melhores de mim mesmo, acho que no mínimo se for para fazer algo, procurar fazer da melhor forma é mínimo. O processo de fazer cerveja é demorado, mas o estresse acumulado pelo TI se vai ali, escutando músicas e agitando aquela panela por horas.

Grato pela atenção dos confrades!

Obrigado!

Xará,

É realmente importante entender o que exatamente está forte, como os amigos falaram nos posts acima. Muito alcoólica? Excessivamente amarga?
Para acertar os defeitos, começaria pelo começo. De onde tirou sua receita, você que elaborou ou pegou em algum site/livro? Se foi a segunda hipótese, você adaptou ela para seus equipamentos? Pode parecer uma questão boba, mas isso vai simplesmente impactar em todo o resto.

O sabor metálico pode ser resultado de oxidação ou contato da matéria prima com material metálico. Não me aventuraria em falar sobre BIAB, pois de fato não conheço legal e não sei exatamente o que pode causar oxidação neste processo. O ajuste do pH ajuda a reduzir oxidação, mas, sinceramente, não creio que foi isso que solucionou o seu problema. Vale identificar melhor onde ocorreu o problema.

Marcelo, eu fiz minha primeira brassagem em janeiro de 2013, uma Weiss, comprada como kit de insumos, o equipamento que tinha era uma panela de 36l e um balde fermentador, alem da geladeira com o TIC17, ou seja, o minimo.

Essa Weiss ficou extremamente amarga, rendeu 13 litros dos 20, explidiu umas 4 garrafas no primming, ou seja, deu muita coisa errada. è assim no começo, o que eu fiz, aprimorei meus estudos, vi vídeos, devorei esse fórum, grupo de whatss e desenvolvi uma receita simples de BLONDE ALE (não a belga) e no ano de 2013 ainda fiz essa receita por 6 levas, a cada leva fui corrigindo os problemas, em 2014 fiz receitas mais elaboradas com rampas, stouts, APA, WEISS e etc... mas sempre vamos melhorando conforme fabricamos.

no inicio cara é dificil mas vai estudando que sua cerveja vai melhorando.... ano que vem eu começo a participar dos concursos pra ver no que dá.... vamos la .... boa sorte e conte com a gente

Minha dica para você é: não tente começar pelas receitas mais difíceis e complicadas. Tente fazer uma boa red ale e ficará mais animado. Tenho 5 anos de cerveja artesanal e a pilsen ou uma boa lager segue sendo um desafio para mim...

Abs.

Back