• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

CONTROLE DE TEMPERATURA - E os erros clássicos...

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
Ola, como iniciante, tenho lodo bastante sobre os equipamentos, ainda naão fiz nenhuma cerveja, estou com os equipamentos basicos para fazer a primeira, mas vi que todas as cervejas precisam ficar fermentando, tenho um freezer aqui e iria pedir para alguem instalar o termostato para mim... Mas gostaria de saber, todas as cervejas precisam deste controle de temperatura? Existe alguma tipo a primeira receita para o iniciante, que no caso eu possa colocar para fermentar dentro da geladeira, sem um controle de temperatura?
Valeu mais uma vez!!

William, minhas 3 primeiras levas foram fermentadas na temperatura ambiente de um banheirinho na casa dos meus pais que ninguém usava e que era o cômodo mais fresco. E para piorar, nem chiller eu tinha, e a cerveja esfriava sobre a pia de um dia para o outro, antes que eu inoculasse o fermento. Não posso dizer que ficaram grandes cervejas, mas ficaram boas ao ponto de eu achar que realmente valia a pena continuar produzindo. Se você fizer uma ale, ela vai fermentar em praticamente qualquer lugar da sua casa que não bata sol. Até hoje, quando o congelador da minha "câmara" está muito cheio e não o posso levar as coisas para o congelador de dentro de casa, eu coloco o fermentador no armário debaixo da pia. Se ai estiver muito quente, você pode colocar o fermentador em alguma caixa com garrafas PET com água congelada e trocá-las a cada 5 horas.

Olá gente, estou começando agora, acabei de comprar um kit e to com dúvida na etapa de fermentação, moro no RJ e não tenho como controlar a temperatura ambiente, no Rio, ainda mais em época de verão, a variação de temperatura pode ser um pouco exagerada, podendo chegar até 40° c em alguns dias, o que fazer?

Olá gente, estou começando agora, acabei de comprar um kit e to com dúvida na etapa de fermentação, moro no RJ e não tenho como controlar a temperatura ambiente, no Rio, ainda mais em época de verão, a variação de temperatura pode ser um pouco exagerada, podendo chegar até 40° c em alguns dias, o que fazer?
Cara... não há muito o que dizer.... tem que dar um jeito de controlar.

Eu li do amigo ai em cima sobre o controle com garrafa pet congelada, é eficaz? O termômetro que geralmente vem com o kit tbm faz a medição do ambiente??

Eu também li sobre colocar o fermento em uma panela com agua na geladeira por 2 dias antes de colocar no fermentador, daria certo esta técnica?

Cara, se está começando, nem pense em utilizar qualquer técnica que não entenda PERFEITAMENTE o motivo de estar fazendo aquilo. Infelizmente no Brasil grande parte do material escrito disponível na internet tem muita coisa errada.

Pra quem está começando, utilize-fermento seco, em torno de 1g por litro de mosto (tipo, 20 litros, 2 pacotes). Fermento seco deve ser simplesmente hidratado com ÁGUA.

Sobre esse tipo de controle com garrafa PET congelada, sim, dá pra fazer pra conseguir pelo menos um ambiente mais fresco. Podes por exemplo colocar o fermentador dentro de um isopor e colocar PETs congeladas em volta.

Abraço,

.... Durante a fermentação, a movimentação por convecção térmica ocorre de forma bem intensa. Eu tenho fermentador de vidro, e já acompanhei inúmeras vezes.
.... !

Ouvi bastante dizer que a cerveja nao poder receber luz, como que faz com o de vidro?
estava querendo fazer um de acrilico ou outra coisa que desse pra visualizar.

É só folclore ou nao?

A cerveja não pode ficar exposta à luz sob risco de sofrer light struck (substancias do lupulo reagem com a luz).
Usar fermentador transparente não é problema, desde que voce nao deixe fermentando na sua varanda. Se usar fermentador transparente, deixe fechado em algum quarto escuro, e de preferencia sem lampada fluorescente (emite ultravioleta)

Ouvi bastante dizer que a cerveja nao poder receber luz, como que faz com o de vidro?
estava querendo fazer um de acrilico ou outra coisa que desse pra visualizar.

É só folclore ou nao?
Fermentador dentro da geladeira...... geladeira fechada...... escuro. :)

É foi o que imaginava, quem tinha falado disse que não podia nem passar perto da luz, assim meio terror, vai estragar se der uma olhadinha.
Eu imaginei que a luz faz os óleos ficarem rançosos isso poderia estragar os lúpulos.

A duvida é sobre controle de temperatura e questão de contaminação se fizer um fermentador de acrílico ou algum material que possa ser cortado em laser pois minha mulher tem uma corte laser. e pensei em fazer um cubo com fundo cônico / piramidal e passar uma serpentina de nylon por dentro para controlar a temperatura.

Sera que da certo? qual material seria bom?

O principal problema que vejo seria na junção das partes.

Teria que usar uma cola atóxica, para evitar desprender químicos na cerveja.

Mas este nem seria o mais complicado, o complicado seriam as junções em sí, pois a rugosidade e cavidades que inevitavelmente se formariam na cola usada seriam o "Lar Doce Lar" ideal para inúmeras bactérias e fungos, o que tornaria a sanitização eficiente bastante complicada.

Entao concordo mas quem tinha me falado falou que nao podia nem um raio... se entrasse luz um segundo já era... tipo terror, mas vejo os americanos usando um monte.
imagino que seja pelo efeito da luz nos oleos dos lupulos principalmente, e isso nao é em um segundo.

Na verdade estava pensando em tentar usar a corte laser que minha mulher tem no trabalho pra tentar fazer um fermentador de acrilico quadrado com fundo conico/piramide e colocar uma serpentina de tubo de nylon pra circular agua gelada pra controlar a temperatura. Será que rola? o acrilico pode ser usado? ou que tipo de material (que possa ser cortado na laser) deveria usar?
Alguma ideia?
Pro controle pensei em arduino e uma bombinha d'água e um reservatorio dentro da geladeira de agua que estaria sempre gelada.

Entao concordo mas quem tinha me falado falou que nao podia nem um raio... se entrasse luz um segundo já era... tipo terror, mas vejo os americanos usando um monte.
imagino que seja pelo efeito da luz nos oleos dos lupulos principalmente, e isso nao é em um segundo.

Na verdade estava pensando em tentar usar a corte laser que minha mulher tem no trabalho pra tentar fazer um fermentador de acrilico quadrado com fundo conico/piramide e colocar uma serpentina de tubo de nylon pra circular agua gelada pra controlar a temperatura. Será que rola? o acrilico pode ser usado? ou que tipo de material (que possa ser cortado na laser) deveria usar?
Alguma ideia?
Pro controle pensei em arduino e uma bombinha d'água e um reservatorio dentro da geladeira de agua que estaria sempre gelada.

Cara, serei sincero, eu acho melhor não complicar com fermentador. Usa uma bombona de água, se vc não quer comprar ou não gosta de balde ou bombona. Fermentador quadrado só pelo formato ja não é legal, cria pontos de acúmulo de calor na fermentação, daí tem as junções, vedação, o material plástico, nylon nao é exatamente alimentício, etc... é complicado. Pode fazer um sistema de refrigeração externo se quiser, de plástico que envolva o fermentador, assim nada entra em contato com a cerveja.

Abraço

Na verdade concordo plenamente, é melhor inventar no jeito de refrigerar os diferentes recipientes independentemente do que o recipiente em si.
É que como tenho feito de 8 a10 lts e to pensando mesmo em ficar nos 5 a 6 lts nao tem muitas opções, tinha pensado em conico pra facilitar a retirada do fermento, mas nao tem nada menor que 25l, por isso a ideia, mas estou na segunda leva ainda e ja to começando a achar que os velhos baldinhos vao ser o caminho preciso ver como regular a temp. de cada um separado.
valeu

@Lisca, eu tenho uma sugestão bem rudimentar e barata pra controlar vários fermentadores, cheguei a montar mas ainda não tive oportunidade de testar... A ideia é "encamisar" a bombona/balde, enrolando uma mangueira ao redor, como uma serpentina, e depois isolar (com PE-LD, EVA, cobertor, enfim, seja criativo!). Depois colocar um controlador de temperatura pra ligar e desligar uma bomba que faça circular um líquido refrigerante. E o resto vai do que tiver disponível, desde uma caixa de isopor cheia de água com gelo até um banco frio mais "profissa". O que não tenho certeza é de onde colocar o sensor de temperatura, o ideal seria um poço termométrico mesmo...

Será que tem chance de funcionar assim? Estou bem curioso pra testar, o que vocês acham? Talvez a inércia térmica serio meio proibitiva, dependendo do volume de água que sobrar na mangueira em relação ao volume no fermentador...

Na verdade concordo plenamente, é melhor inventar no jeito de refrigerar os diferentes recipientes independentemente do que o recipiente em si.
É que como tenho feito de 8 a10 lts e to pensando mesmo em ficar nos 5 a 6 lts nao tem muitas opções, tinha pensado em conico pra facilitar a retirada do fermento, mas nao tem nada menor que 25l, por isso a ideia, mas estou na segunda leva ainda e ja to começando a achar que os velhos baldinhos vao ser o caminho preciso ver como regular a temp. de cada um separado.
valeu

em volumes tão pequenos, porque tu quer retirar o fermento?
Não vejo nenhum motivo lógico para isto, a não ser que tua fermentação vá durar um semestre. Usa balde e só tire o fermento depois de tirar a cerveja, quando for engarrafar.
Antes de engarrafar, deixe alguns dias clarificando em geladeira a temperaturas baixas (quanto mais baixo, mais rápido vai clarificar. só cuida pra não congelar. Pode ser até na sua geladeira convencional de casa)
Com 2 baldes, tu escoa a cerveja do balde 1 para o balde 2 e mistura o priming. Tira toda a cerveja e o fermento vai tá lá no fundo. Tu consegue aproveitar praticamente 100% da cerveja, pois o fermento estará bem decantado no fundo. Se quiser, dá até pra reaproveitá-lo (verificar técnicas).
Para o cônico, vejo vantagem só se:
- as levas forem fermentadas por tempo suficiente para ocorrer hidrólise (pouquíssimos casos)
- queira-se usar o mesmo equipamento para fermentar e engarrafar (só vejo motivo se o fermentador for grande o suficiente para não ser manuseável, ou se tu quiser ostentar e gastar)
- forem fermentadas levas muito grandes (daí já é micro cervejaria, não home brew), em que o peso da cerveja possa causar hidrólise das células por esmagamento, e liberar off flavors.

Eu já havia lido essa dica e costumo colar o sensor no fermentador com uma fita adesiva do tipo "silvertape", porém suspeito que isso não seja tão eficiente, pois quando abro a geladeira vejo a temperatura no TIC 17 subindo, indicando que o sensor está sendo influenciado pela temperatura ambiente e, não necessariamente, do fermentador. Seria interessante aprofundarmos sobre essa técnica e estabelecer alguns testes para saber se está conforme.

em volumes tão pequenos, porque tu quer retirar o fermento?
Não vejo nenhum motivo lógico para isto, a não ser que tua fermentação vá durar um semestre. Usa balde e só tire o fermento depois de tirar a cerveja, quando for engarrafar.
Antes de engarrafar, deixe alguns dias clarificando em geladeira a temperaturas baixas (quanto mais baixo, mais rápido vai clarificar. só cuida pra não congelar. Pode ser até na sua geladeira convencional de casa)
Com 2 baldes, tu escoa a cerveja do balde 1 para o balde 2 e mistura o priming. Tira toda a cerveja e o fermento vai tá lá no fundo. Tu consegue aproveitar praticamente 100% da cerveja, pois o fermento estará bem decantado no fundo. Se quiser, dá até pra reaproveitá-lo (verificar técnicas).
Para o cônico, vejo vantagem só se:
- as levas forem fermentadas por tempo suficiente para ocorrer hidrólise (pouquíssimos casos)
- queira-se usar o mesmo equipamento para fermentar e engarrafar (só vejo motivo se o fermentador for grande o suficiente para não ser manuseável, ou se tu quiser ostentar e gastar)
- forem fermentadas levas muito grandes (daí já é micro cervejaria, não home brew), em que o peso da cerveja possa causar hidrólise das células por esmagamento, e liberar off flavors.

Na verdade era pra facilitar... excesso de precaução, voce tem toda razão, uma das razoes era reutilizar mas nao vejo por que nao daria pra fazer na hora da trasfega, e alem de tudo fica muito melhor do ponto de vista de espaço pois os baldes são mais práticos que um conico e muito menores, acho que era frescura pensada sem ter feito na pratica.
essa ultima leva que fiz fiz no balde trasfeguei pro postmix com ajuda do co2 pela conexão do air lock e salvei o fermento pra utilizar na próxima e estou maturando e carbonatando simultaneamente.
daqui pra frente vou continuar assim que da muito menos trabalho do que essas outras ideias todas... e usar o tempo pra fazer outras levas vai ser muito mais produtivo.

É melhor me concentrar em fazer o controle da temperatura da fermentação.
preciso pegar o arduino pra aprender a ler as temperaturas e ver como vou regular a passagem de agua pelas mangueiras ao redor dos baldes individualmente.
com bombas separadas ou alguma valvula solenoide simples baratinha.
alguem sabe de alguma e onde tem?

@Lisca dá pra usar bomba de aquário, paguei $20 no shopping, procurando deve achar por menos.

Hoje brassei uma "session IPA" 5L e finalmente vou testar a gambiarra, depois te dou retorno :)

@Lisca, minha cerveja está há uma semana fermentando nessa gambiarra da foto. É um galão de água de 5L com uma mangueira enrolada ao redor, não lembro bem mas tem de 10m a 15m de mangueira cristal 1/4" ou 5/16". Ao redor tem uma folha de PE-LD pra isolar termicamente, não deve ser um isolante muito bom mas era o que tinha disponível.

Uma das extremidades da mangueira vai conectada em uma bombinha de aquário submersa, e a outra fica jogando água de volta no recipiente onde está a bomba. No caso usei uma bacia dentro de uma bolsa térmica, e estou usando gelo pra refrigerar água pura, no meu caso faço gelo dentro de latas pela praticidade. Pra ligar e desligar a bomba usei um Arduino, mas pode usar um TIC ou qualquer outro controlador de temperatura comercial.

O resultado foi muito bom, essa foto foi no primeiro dia, estava uns 30 graus e baixei até 18 só com esse sistema, por isso tem tanto gelo. Nos outros dias usei apenas 4 latas, trocando duas vezes por dia. Isolando melhor o sistema talvez até consiga trocar uma vez por dia. Sempre que fui olhar a temperatura estava bem próxima da temperatura desejada, não cheguei a anotar, pelo que lembro não deu mais de 2 décimos de diferença, mas pra não mentir vou te garantir que não chegou a um grau de diferença.

O grande problema é que se você esquecer de colocar gelo pode comprometer a cerveja... mas é uma solução barata e funcional pra quem não tem geladeira ou tem mas quer poder fermentar mais de uma leva ao mesmo tempo. Com certeza um controle muito melhor que apenas colocar em uma caixa com gelo, e o custo deve ficar entre R$100 e R$150 (controlador, bomba, mangueira, caixa de isopor ou bolsa térmica, folha de EVA ou PE-LD ou outro isolante térmico flexível).

Qualquer dúvida é só perguntar, e sugestões de melhorias são muito bem vindas! :)

Abraço!

OBS: O sensor de temperatura coloquei em um "poço termométrico" feito com canudinho (portanto food-grade), fechei a ponta aquecendo e dobrando. Fiz um furo na tampa da bombona pra colocar o canudinho e fixei com silicone "fish-grade", desses usados em aquário. Claro que tanto a dobra na ponta do canudinho quanto o silicone são focos de contaminação, portanto cuidado! Se possível use uma vez e jogue fora e faça outro. Afinal, não custa quase nada ;)

Attachments

• gambiarra (Small).png
    gambiarra (Small).png
    184.5 KB
Last edited:
Esse poço termométrico do canudinho foi uma idéia excelente! Vou começar a usar isso!

Pessoal... comecei ha pouco tempo a utilizar fermentação controlada. Uso um freezer horizontal, grande, com um tic17 ligado nele e um poço termométrico no fermentador. O que eu observo as vezes é que o freezer, ao se acionar, gera um tempo específico de frio para estabilizar a cerveja, e depois desliga... esse frio continua agindo após desligar, ou seja, segue resfriando a breja por mais uma ou duas horas até estabilizar... em algo 1 grau abaixo do que eu queria, e voltar a subir...
Assim então: começo a fermentar a 16 graus, depois seto a 18... ele fica desligado ateh chegar em 18... passa um pouco acima e liga o freezer... fica lá uma meia hora trabalhando até bater em 18 de novo e desliga... com isso segue resfriando pelo ambiente interno de temperatura... e vai até uns 17 ou 17.5 para começar a subir novamente e estabilizar.

Pergunto... esse efeito serrote pode ser prejudicial? Se for, como diminuir seu impacto?

Estou em Campinas... e faz um calor do caramba...

Esse é um dos motivos para eu preferir geladeira para fermentação....

Não sei se tem algum modo de controlar isso no próprio freezer, e acredito que não.

A saída a meu ver seria ter um controlador que controla temp máxima e mínima (ou 2 tic17), um ligado ao motor da geladeira e a outra saída a uma lâmpada que você deixaria dentro do freezer. Quando a temperatura abaixar demais, a lâmpada ligaria.

Quanto a ser prejudicial, é sim, essa mudança de 1ºC em pouco tempo pode ser imperceptível pra gente mas para a levedura gera um stress muito grande, produzindo maior quantidade de off-flavors. O livro Yeast fala em uma mudança de no máximo 0,5ºC, e se possível menor. No meu caso deixo o diferencial em 0,2ºC.

Pessoal... comecei ha pouco tempo a utilizar fermentação controlada. Uso um freezer horizontal, grande, com um tic17 ligado nele e um poço termométrico no fermentador. O que eu observo as vezes é que o freezer, ao se acionar, gera um tempo específico de frio para estabilizar a cerveja, e depois desliga... esse frio continua agindo após desligar, ou seja, segue resfriando a breja por mais uma ou duas horas até estabilizar... em algo 1 grau abaixo do que eu queria, e voltar a subir...
Assim então: começo a fermentar a 16 graus, depois seto a 18... ele fica desligado ateh chegar em 18... passa um pouco acima e liga o freezer... fica lá uma meia hora trabalhando até bater em 18 de novo e desliga... com isso segue resfriando pelo ambiente interno de temperatura... e vai até uns 17 ou 17.5 para começar a subir novamente e estabilizar.

Pergunto... esse efeito serrote pode ser prejudicial? Se for, como diminuir seu impacto?

Estou em Campinas... e faz um calor do caramba...

Fala Alan
Uma opção seria usar um controlador PID, que iria compensar por esse efeito. Ainda não testei, mas estou no processo de montar uma brewpi. Dê uma pesquisada, pois parece ser bem interessante.

O problema do PID é ele queimar o motor do freezer.. como ele trabalha por pulsos ele vai forçar o motor a trabalhar com menos energia que o necessário, e com essa energia oscilando.. não recomendo usar um PID nem em freezer nem em geladeira.

O que eu recomendaria, de modo mais simples, é:

Se você tem esse conhecimento de que o freezer continua a gelar, o etalhe vai em você setar a temperatura do tic um pouco superior a que você quer.
Como um "freio", exemplo: O freezer aquece pra 18,6. o motor liga, e em 18,3 desliga.. ele vai até 18 e depois aquece, e por aí vai.. em vez de gelar até 18 e parar só no 17,5..

Abs

Bom, eu nao conheco um pid convencional, mas de uma olhada no brewpi. Ele eh composto por um arduino e um raspberry pi.
No forum americano do homebrewtalk tem ate um post ensinando a montar sem a necessidade da placa extra que eles vendem no site.

Pessoal,

Pode usar PID em refrigeração sim, não devemos confundir o PID + recurso de variação de largura de pulso (PWM) + relê de estado sólido (SSR) que usamos em resistências com PID + relê convencional/interno.

O termo PID na verdade é o "cálculo" usado para aumentar a precisão considerando incrementos de "potência" proporcionais, integrando erros ao longo do tempo e derivando-os. Na realidade ele pode trabalhar com compressores convencionais desde que seja usado o relê interno (10A normalmente) ou o próprio SSR configurando o controlador para não variar o pulso.

O Brewpi funciona exatamente assim, ele liga e desliga o motor (100%) várias vezes e prevê quando deve ser desligado (depois de autotuning) para que seja reduzido o efeito serrote. Ele usa PID no algoritmo.

Ficou complicado?

Abraços!

Status
Not open for further replies.
Back