• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Colheita de fermento em cervejas comerciais

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Ahahaha legal! tem uma boa memória, seu portugues ta melhor que o meu.

Bem, tirando a parte de dissolver o agar no mosto o resto do meu processo
é autoclavar a solução numa panela de pressão. Já fiz das duas formas, autoclavando num beaker e transferindo para as placas e autoclavando nas placas mesmo, a consistencia foi a mesma, apenas que fazendo direto na placa eu tive mais condensação.
Um detalhe que não lembro se fiz foi de ficar misturando a solução como voce faz... vou lembrar disso.

Não tive problemas de ressecamento, mas não guardei muito tempo também,
fiz algo em torno de 4 ou 5 apenas e inoculei todas de uma vez só.
Da penúltima vez que fiz placas, elas até endureceram bem, mas durante o período de incubação elas derreteram um pouco e ficou uma camada inteira em estado líquido...
Desde o início também a solução sempre é turva, isso é correto? As suas são tao transparentes...

Vou fazer o seguinte, essa semana vou fazer uma série de testes, incluindo a receita da batata-sacarose que vc passou. Com essas dicas talvez eu tenha mais sucesso. Vou tirar fotos do resultado.

Cara, te agradeço muito pelas dicas, também pela da balança. Já fiz a encomenda de uma desse modelo ali mesmo! Vai levar um tempo pra chegar mas daí não terei mais dúvidas. :D

Obrigado, Paulo.

Desde o início também a solução sempre é turva, isso é correto? As suas são tao transparentes...

Sim, a solução fica meio turva depois de adicionar o ágar. Fica mais transparente nas placas porque a camada é fina. Tenho algumas que ficaram mais grossas, e nessas não ficam tão transparentes.

Boa sorte. Se você (ou alguem mais) se interessar eu posso tentar mandar algumas das minhas cepas usando esse método: http://suigenerisbrewing.blogspot.ca/2013/04/mailing-yeast.html. Eu já troquei cepas com o autor e deu certo (bom, só na segunda tentativa deu, mas já sabemos o problema) vindo do Canadá aqui pra Washington. Como as leveduras vão secas e cabem num envelope normal é capaz que daria certo indo pro Brasil com correio comum--bem barato.

Cláudio

Poxa cara, que legal! Me interesso sim... Pode mandar suas cepas! Por enquanto não tenho nada pra trocar contigo.

Enfim, fiz a receita da batata-sacarose e a consistência ficou bem legal :)
Está em temperatura de geladeira, daqui uns dias vou inocular alguma coisa, daí vamos ver se ele não vai se derreter... De qualquer forma, com o agar aconteceu a mesma coisa, logo decantou pro fundo essa sujeira... Tirei uma foto do bequer em que cozinhei e da placa (parte de trás). Tá certo assim?

Attachments

• DSC02908.jpg
    DSC02908.jpg
    20.2 KB
  • DSC02913.JPG
    DSC02913.JPG
    77.5 KB
É normal ter um pouco de sujeira da própria batata. As minhas ultimas placas de batata ficaram assim como na segunda foto. Mesmo filtrando acaba formando um pouco de hot break durante a fervura na autoclave. De qualquer forma, nesse caso realmente parece ser um pouco mais do que o normal.

Estou lembrando um comentário do Dmitri (BKyeast) dizendo que ele tinha comprado um ágar "incrivelmente sujo" no eBay.

Eu vou tentar fazer umas placas de batata amanhã ou segunda já que preciso fazer mesmo. Vou tirar fotos também.

Legal Cláudio, tire umas pra compararmos os resultados!

Bem, eu filtrei o suco com as batatas num filtro de papel pra café, saiu bem limpo. Deve ser um caso desses aí, de ágar extremamente sujo...
Procurei na sessão de produtos orientais no mercado, mas não encontrei nada lá. Esse daí é dessas lojas que vendem produtos naturais, vou ver se encontro outra fonte. Mas nunca nem ouvi falar por aqui de ágar em outra forma além de pó..

Antes de ontem fez uma noite fria e aproveitei pra abrir um frasco de mosto ao relento. Já tem uma fina camada de pó no fundo e alguns flocos, vou esperar mais uns dias e já vou testar essas placas de ágar inoculando seja lá o que for que eu tiver pego...
... Ou seria melhor deixar mais um tempo?

Acho que seria legal inocular uma placa agora, e repetir uma vez por semana. Eu imagino que mudaria bastante entre a primeira e a última.

Hoje não deu pra fazer as placas, então vou ver se consigo algum dia nessa semana.

Aqui estão as fotos do processo, do começo ao fim. Usei a receita que passei alguns posts atrás. Eu tive que adicionar água algumas vezes durante a fervura. Também filtrei duas vezes: uma vez na peneira para obter o "suco" de batata (foto 3) e depois uma outra vez depois que já tinha adicionado água para completar 500ml. Tudo isso foi com água filtrada com filtro de carvão.

Attachments

• 01-batata_cortada.jpg
    01-batata_cortada.jpg
    41.1 KB
  • 02-fervendo.jpg
    02-fervendo.jpg
    38.1 KB
  • 03-liquido_filtrado.jpg
    03-liquido_filtrado.jpg
    42.9 KB
  • 04-filtrando_2a_vez.jpg
    04-filtrando_2a_vez.jpg
    32.3 KB
  • 05-fervendo_dissolvendo_agar.jpg
    05-fervendo_dissolvendo_agar.jpg
    41.9 KB
Segue o resto do processo. A primeira foto é dos dois frascos depois dos 15 minutos na panela de pressão enquanto estavam esfriandos. A última é uma placa depois que esfriou o suficiente para poder inverter. Ainda tinha bastante água condensada em baixo, que é normal.

Attachments

• 06-pos-autoclave.jpg
    06-pos-autoclave.jpg
    63.8 KB
  • 07-tudo_preparado.jpg
    07-tudo_preparado.jpg
    44.4 KB
  • 08-placa_pronta.jpg
    08-placa_pronta.jpg
    39.5 KB
Legal dcylab!

As placas ficam bem bonitinhas mesmo. Valeu pelo tutorial...

segui seu conselho aquele dia e inoculei 2 placas daquela fermentação aberta, depois de 2 dias em temperatura ambiente com as placas invertidas, o agar derreteu, descolou do fundo da placa e caiu na tampa. virou uma meleca.

Mas o seu sucesso me convence de que eu tenho apenas que conseguir um agar de melhor qualidade e aguardar a balança de precisão chegar!

Tiago, eu também autoclavo dentro do Petri, pelos mesmos motivos. Já sofri bastante com condensação, mas agora cheguei a um método estável para lidar com ela (eu uso uma panela de pressão daquelas de fazer conservas como autoclave):

1) Após autoclavar as placas, deixo a panela (fechada) esfriar naturalmente, porque são as variações de temperatura que causam condensação;
2) Quando a panela estiver fria, removo a tampa e cubro com papel toalha;
3) Depois de 1 ou 2 dias, praticamente toda a condensação já desepareceu, então embrulho com plástico filme e guardo de cabeça pra baixo na geladeira. A partir daí, as placas devem ficar sempre de cabeça pra baixo.
4) Se ainda assim acumular água na tampa, dá pra jogá-la fora no momento da inoculação e usar a chama do bico de Bunsen pra tirar a umidade

Eae Paulo, tranquilo?

Gostei da tua explicação, sou novo nessa parte de armazenamento de levedura, plaqueamento, etc...poderia me tirar umas duvidas quanto ao seu processo? uma vez tentei fazer um slant, mas como o Tiago ja comentou, condensa, e acabou contaminando, entao no caso eu faria o que:

preparo o agar, coloco nas placas, adiciono uma fina camada de agua na panela pro auto-clave e coloco a tampa por cima da placa? logo depois de resfriar ja posso plaquear? Apos plaquear, ja lacro com o filme ou devo esperar criar as colonias?

Eae Paulo, tranquilo?

Gostei da tua explicação, sou novo nessa parte de armazenamento de levedura, plaqueamento, etc...poderia me tirar umas duvidas quanto ao seu processo? uma vez tentei fazer um slant, mas como o Tiago ja comentou, condensa, e acabou contaminando, entao no caso eu faria o que:

preparo o agar, coloco nas placas, adiciono uma fina camada de agua na panela pro auto-clave e coloco a tampa por cima da placa? logo depois de resfriar ja posso plaquear? Apos plaquear, ja lacro com o filme ou devo esperar criar as colonias?

As placas não podem ficar em contato com a água no fundo da panela, é necessário colocar alguma coisa para suspendê-las. Antes de eu comprar uma panela de pressão com fundo falso, eu tinha feito um suporte com uma grelha de ralo e alguns parafusos (foto abaixo).

Eu recomendo você deixar as placas de cabeça pra baixo por 1 ou 2 dias antes de utilizá-las, para que a água condensade se acumule na tampa. Depois de plaquear, já pode colocar o filme plástico.

Attachments

• petri_pressao.jpg
    petri_pressao.jpg
    121.2 KB
As placas não podem ficar em contato com a água no fundo da panela, é necessário colocar alguma coisa para suspendê-las. Antes de eu comprar uma panela de pressão com fundo falso, eu tinha feito um suporte com uma grelha de ralo e alguns parafusos (foto abaixo).

Eu recomendo você deixar as placas de cabeça pra baixo por 1 ou 2 dias antes de utilizá-las, para que a água condensade se acumule na tampa. Depois de plaquear, já pode colocar o filme plástico.

Hum, entendi...então no caso faço esse esquema tampado de cabeça pra baixo, depois deixo uns 1 ou 2 dias antes de abrir a panela, e faço o agar. agora, assim que eu colocar o agar, deixo firmar em temperatura ambiente, e já colonizo?

Hum, entendi...então no caso faço esse esquema tampado de cabeça pra baixo, depois deixo uns 1 ou 2 dias antes de abrir a panela, e faço o agar. agora, assim que eu colocar o agar, deixo firmar em temperatura ambiente, e já colonizo?

Não sei se entendi direito o que você quis dizer. O método que eu havia descrito era para esterilizar as placas já com o ágar dentro, não sei se ficou claro. Depois de esterilizar, você espera esfriar e, só então, vira as placas de cabeça pra baixo para a água condensada se acumular na tampa.

Esse não é um método ideal, mas uma forma subótima de preparar placas de ágar quando não se tem um ambiente adequado para o manuseio de material estéril.

Sobre a sua pergunta: você pode colonizar o ágar assim que ele solidificar e estiver em temperatura ambiente, mas, se houver água condensada na superfície, as colônias não vão ficar separadas e não vai dar pra isolar nada.

A ideia de deixar as placas de cabeça pra baixo é fazer a água condensada ir para a tampa e deixar a superfície do ágar seca.

Back