Dúvidas com relação a segurança em um cilindro de CO2 antigo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Carloseb

Member
Joined
Aug 8, 2018
Messages
7
Reaction score
0
Location
Sao Paulo
Boa tarde pessoal,

EU tenho um cilindro de CO2 daqueles de 4KG pesados e faz mais de ano que não mexo nele pois não tenho feito cerveja.
Pois bem, estou pensando em brassar mais uma vez e fiquei na dúvida com relação à segurança dele.
Ele está parado durante todo esse tempo na minha lavanderia sem nenhum tipo de manutenção. É seguro manuseá-lo?
Eu devo levar em loja de extintor pra fazer algum tipo de manutenção/trocar o CO2? Sinais de ferrugem são um problema?
Desculpem se as perguntas são bestas, mas como é algo altamente pressurizado, quero ter segurança.

Obrigado
 
Olá, normalmente, nas lojas/oficinas onde esses cilindros são recarregados, é feito teste de pressão. Pelo menos aqui no ES, quando fui encher o meu cilindro, que era de oxigênio, foi feito teste e como não apresentou problemas, recarregado e está em uso hoje, quase 4 anos depois.
 
Boa tarde pessoal,

EU tenho um cilindro de CO2 daqueles de 4KG pesados e faz mais de ano que não mexo nele pois não tenho feito cerveja.
Pois bem, estou pensando em brassar mais uma vez e fiquei na dúvida com relação à segurança dele.
Ele está parado durante todo esse tempo na minha lavanderia sem nenhum tipo de manutenção. É seguro manuseá-lo?
Eu devo levar em loja de extintor pra fazer algum tipo de manutenção/trocar o CO2? Sinais de ferrugem são um problema?
Desculpem se as perguntas são bestas, mas como é algo altamente pressurizado, quero ter segurança.

Obrigado
Carlos,

existe o Teste hidrostático para garantir que a estrutura do seu cilindro está em bom estado, por norma esse teste deveria ser feito a cada 5 anos, mas pouca gente faz dentro desse prazo.

Quando se faz o teste a empresa costuma marcar no cilindro a data de validade (ou a data que o teste foi feito, não tenho certeza), veja se encontra essa marcação, geralmete na parte de cima do cilindro, perto da valvula.

Há bastante tempo quando eu fiz no meu, pedi para repintar o cilindro, ficou igual a um "zero km", mas marcas de ferrugem superfcial costumam aparecer, principalmente na base do cilindro.

Espero ter ajudado.
 
Back
Top