Recebi meu kit essa semana... não vou entrar na questão das quantidades x resultado estimado e sim na proposta de trazer novidades, novas técnicas...
Pra mim, parece que os caras tiveram ejaculação precoce...rs.. não que eu tenha achado ruim... bem pelo contrário... É uma cerveja tão "nova" que ainda não tá no BJCP... tem adição de Cloreto de Cálcio, FWH, adição de lúpulo no whirpool, DH na fermentação... vários DH's, vários lúpulos!!! Tomara que tenha sobrado mais técnicas para os outros envios!!! Eu acredito que qualquer outra empresa teria feito por partes... primeiro uma receita com FWH, depois uma com lúpulo no whirpool... e assim por diante... até chegar no Santo Graal, que seria a junção de tudo isso!!!
Vamos ver as próximas mas pra mim, ponto para os caras!!!!
confirme pra nos...veio somente 10gr de fermento para 20 litros???
Após o 5 dia de Dry-Hop sem remover o lúpulo, o mesmo vai acrescentar o aroma de mato. Não é recomendado
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
O dry hop vai ser realizado até o momento do envase, isso não causará
alterações incorretas no estilo ou gosto da cerveja pode ficar
tranquilo.
Perguntei isso para o suporte do Lamas... segue a resposta:
Ousado. Nunca fiz cerveja com gosto de grama (na verdade será apenas a segunda vez com dry-hopping), mas já tomei cerveja assim (inclusive comercial, e exatamente por causa de dry-hopping prolongado.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Estou planejando um NEIPA para a próxima semana e estou estudando bem isto. de tudo que vi sobre o tão falado gosto de grama, parece mais ter relação com a idade/qualidade do lúpulo do que com o tempo.
Nos exemplares dos homebrewers americanos a grande maioria joga o lúpulo direto e deixa de 14 a 5 dias (desde a primária até a finalização). Agora, possivelmente eles tem acesso a lúpulos mais frescos? eles não se importam com sabor ?
Dos relatos que vi, poucos é verdade, a percepção de grama foi até em um DH curto. Acredito que há nisto muito de disse-me-disse sobre algo que se leu em algum lugar.
Meu teste será com um lote de somente 10l, depois conto como foi.
Então o problema não é o dry hopping prolongado e sim as partículas em suspensão. Estava praticamente mascando lúpuloInteressante.
Apenas para efeito de registro (e para saberem como concluí que foi "dry-hopping prolongado"): tratava-se de uma hefe-weiss feita com dry-hopping. Certamente não foi utilizado nenhum tipo de "filtro" para o lúpulo, e era possível até ver as partículas dele em suspensão na cerveja.
@jeanpaullopes
Cara, sempre usei a técnica do Gordon Strong, que é deixar não mais que 5 dias, para não ter gosto de mato. Se fizer 15 dias de DH, vai trocando a cada 5.
http://brulosophy.com/2015/10/26/dry-hop-length-long-vs-short-exbeeriment-results/
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
Então o problema não é o dry hopping prolongado e sim as partículas em suspensão. Estava praticamente mascando lúpulo.
Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Discussão interessante..
Partindo do ponto de vista que uma NIPA deve ser turva, não "podemos" utilizar gelatina e nem fazer uma maturação a frio prolongada.
Como ficaria neste caso o lúpulo em suspensão ?? Vai todo para a garrafa ?? Na receita eles falam de maturação a 10 graus, que pra mim não faz muito sentido essa temperatura, a menos que essa temperatura mais alta seja justamente para não deixar a cerveja mais límpida. O que acham ??
Discussão interessante..
Partindo do ponto de vista que uma NIPA deve ser turva, não "podemos" utilizar gelatina e nem fazer uma maturação a frio prolongada.
Como ficaria neste caso o lúpulo em suspensão ?? Vai todo para a garrafa ?? Na receita eles falam de maturação a 10 graus, que pra mim não faz muito sentido essa temperatura, a menos que essa temperatura mais alta seja justamente para não deixar a cerveja mais límpida. O que acham ??
Verdade. Eu acho os dois válidos. O Zap é mais dinâmico. Permite uma troca de informações mais em tempo real. Mas fiquem a vontade. Vou continuar frequentando por aqui. Não tem muita atividade no grupo. Mas podem surgir duvidas, urgências e quem sabe o grupo ajudaria. É isso ai. Abs!!Eu acho válido criar o grupo no whats (acho que foi isso que vc quis dizer com zap né?) mas acho que a troca de ideias aqui no HB é melhor pq as discussões vão ficar disponíveis pra quem quiser consultar, a qualquer tempo. No whats, consultar é uma tarefa extremamente difícil.
O que vocês acharam da próxima receita do clube?
"O kit do bimestre maio/junho é um lendário (e quase extinto) estilo alemão"
"Uma receita esquecida na pequena Gosler, cidade ao norte da Alemanha, feita pela primeira vez há mais de 1000 anos. Uma cerveja elaborada com no mínimo 50% de malte de trigo, não filtrada, refrescante,ácida e salgada (Sim! SAL-GA-DA.)"
O que vocês acharam da próxima receita do clube?
"O kit do bimestre maio/junho é um lendário (e quase extinto) estilo alemão"
"Uma receita esquecida na pequena Gosler, cidade ao norte da Alemanha, feita pela primeira vez há mais de 1000 anos. Uma cerveja elaborada com no mínimo 50% de malte de trigo, não filtrada, refrescante,ácida e salgada (Sim! SAL-GA-DA.)"