• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Chiller

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caiinhoh

Member
Reaction score
0
Fala galera, eu não tenho um chiller e atualmente resfrio a cerva do seguinte modo: Coloco a panela em uma bacia com agua e gelo e espero cerca de 25 minutos. Alguem tem uma ideia melhor? eu não compro o chiller pois acho muito caro e já estou gastando bastante dinheiro com os insumos...

Depende muito do tamanho da sua leva.
Faço levas de 20 e resfrio como você, mas gasto 20,00 de gelo por leva.
Pretendo comprar um Chiller de aluminio pra próxima (15m 135,00) acho muito ruim mover uma panela cheia de mosto fervendo, principalmente quando faço sozinho.

Abc.

Cara, se tu consegue resfriar em 25 minutos com água e gelo, não precisa de chiller. Mas só vai conseguir isso pra levas pequenas. Em levas grandes o alto volume a baixa área de contato dificulta o processo. O que pode ser feito é o whirpool a cada pouco, mas daí destrói a coagulação do cold break e pode dificultar a formação do cone de trub

Cara eu enrolei meu chiller com 10m de tubo de alumínio flexível de 1/2 gastando 90 pilas com esse tubo. Eu te ensino como enrolar usando a base de um balde fermentador de 20L. Se tiver interesse posto aqui as fotos.

caiinhoh, sinceramente....... se tu acha que está gastando demais com os insumos (que te resulta em cerveja BEM mais barata do que as comerciais), e está achando caro comprar um chiller de alumínio (por exemplo), que é BEM barato..... eu sinceramente acho melhor (opinião pessoal) trocar de hobby porque o intuito geral aqui é conseguir a melhor qualidade possível da cerveja, e não a mais barata possível.

Outra coisa.... se tu somar teu gasto de grana ou energia com gelo, etc..... com o tempo, vais gastar mais que com um chiller simples de alumínio.

Abraço,

Back