• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cacau em pó na Russian Imperial Stout

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Se sao NIBS, vai igual ao po, direto na cerveja ou o NIBS tem que sanitizar?
Mesma proporcao de 10g/L?

Obrigado.

Obrigado.

Boa noite Gustavo. No caso do nibs muita gente (inclusive eu) simplesmente coloca em vodka por umas 24h para extrair compostos que não são solúveis em água e adicionam no descanso do diacetil, outras pessoas adicionam direto, outros tentam sanitizar de formas adversas, até autoclavar eu já vi. A quantidade é bem relativa, mas começar ali pelos 5/6 g/L é uma boa, aí você vai dosando no que te agrada.

Obrigado.

Blz Gustavo, fiz uma Porter com nibs eu ia sanitizar com álcool de cereais mas na hora não tinha resolvi colocar no forno, gostei bastante do resultado ate para comer ele ficou mais gostoso soltou um pouco da gordura bem pouco, deixei esfriar um pouco e joguei direto no maturador 4g/L, sinceramente passou batido quase não dava para perceber so com a cerveja acima de 8°c, com certeza vou repetir com uma proporção maior.

Para limpar usei gelatina mas acho que um coldcrash ja é suficiente.

Pessoal, isso de acrescentar o chocolate ainda na fervura não é uma boa... Aliás, para nenhum adjunto que contenha lipídios (algum tipo de gordura).
Os Lipídios são solubilizados e tendem a interferir negativamente na espuma (copo usado, a espuma choca...).
Um colega usou na fervura e prejudicou bastante sua espuma, apesar de usar adjuntos para encorpar.
Prefiro a técnica do Guenter: usar na maturação.

Latest posts

Back