Tema polêmico. Existem estudos mostrando a problemática do consumo de alumínio, ligando a dificuldade de fixar cálcio nos ossos e até ao alzheimer. Os dois fatores que mais contribuem para a transferência do alumínio do para o alimento são calor e acidez. Então, sim, teria problema.pessoal vou montar um sistema de banco de agua gelada, porém meu fermentador é simples.
Estou pensando em fazer uma serpentina interna (em contato com a cerveja) para circular o liquido.
Pergunta.. Uma serpentina feita de alumínio é realmente problemática? quais problemas poderia causar para a cerveja? Tóxico?
Obrigado
Mas seria relevante? Não sei, depende de quanta cerveja você consome e da concentração desse alumínio nela, além, obviamente, de quanto alumínio você já está consumindo por outras fontes (principalmente a alimentação diária).
é pior uma serpentina de alumínio durante a fermentação do que a panela no cozimento?
Vai de cada um. O que posso te dizer é que eu uso uma serpentina de 5m (0,1m2 de superfície de contato) em 10l