• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Atenuação muito baixa da IPA

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
De acordo com o livro Yeast, n ha mencao nenhuma sobre esse "conhecimento geral" que levedura seca precisa de menos aeracao. Na verdade o q se diz eh que quanto "maior" a cerveja, mais se faz necessario o uso de oxigenio puro e injetado, sendo 1.080 o maximo por meios convencionais sem comprometer a fermetacao de alguma forma, inclusive o livro faz algumas experiencias comparativas que mostram o qual ineficiente eh a aeracao convencional, seja por splashing seja por agitacao.
So acho que antes de postar algo vc pelo menos tem que entender do que está falando e relacionar ao que foi colocado. Citar o livro " Yeast" pra mim não eh o suficiente e se vc se basear somente nele sem outros conhecimentos de malte e lúpulo água etc não conseguirá fazer uma cerveja ótima . Apenas uma cerveja boa.

So acho que antes de postar algo vc pelo menos tem que entender do que está falando e relacionar ao que foi colocado. Citar o livro " Yeast" pra mim não eh o suficiente e se vc se basear somente nele sem outros conhecimentos de malte e lúpulo água etc não conseguirá fazer uma cerveja ótima . Apenas uma cerveja boa.

Alguns estudam, outros tentam na pratica, o problema é quando os que não estudam espalham mitos e mentiras sem nenhuma referência.

Alguns estudam, outros tentam na pratica, o problema é quando os que não estudam espalham mitos e mentiras sem nenhuma referência.

d502e3903d1ed276719ed89fecbd2ddc.jpg

136964ff1a993fb6e8557ecde067a696.jpg
66efe0be4178af4d1eb09a0e332f4606.jpg

Eh!! Realmente não estudo kid.

Se precisar de algum para melhorar seu conhecimento te mando por e-mail. Tenho mais 200 edições BYO para vc melhorar suas referências.

Só não dá para eu ir aí e fazer a cerveja na pratica por vc.

Abs

De acordo com o livro Yeast, n ha mencao nenhuma sobre esse "conhecimento geral" que levedura seca precisa de menos aeracao. Na verdade o q se diz eh que quanto "maior" a cerveja, mais se faz necessario o uso de oxigenio puro e injetado, sendo 1.080 o maximo por meios convencionais sem comprometer a fermetacao de alguma forma, inclusive o livro faz algumas experiencias comparativas que mostram o qual ineficiente eh a aeracao convencional, seja por splashing seja por agitacao.

Tá aí uma referencia rapidinha sem muito esforço para procurar

970b4e623dd65f641c41a9741bda4644.jpg

Fala @AlexCorsato

Acho q tem uma pequena confusão por ai. O M07 não é o Burton Union, é o equivalente S04 da Mangrove Jacks.

O Burton Union é uma cepa específica, inglesa, muito esterificada, e que tem uma característica de baixa atenuação. De qualquer maneira, 1.023 é demais pra uma gravidade final mesmo. Manter a levedura em suspensão vai te ajudar a terminar essa IPA.

Como tá o perfil aromático dela?

Realmente não tenho lido tanto o forum.
Mas olha a situação.. um fabricante de fermento diz que naquela cepa tem 18 bi de células por grama... um indústria regularizada e comercializando..
a internetês fala que isso é mentira e que só tem 6 bi...

Ai você faz 3x a mesma receita com 50 litros de uma golden ale belga com OG de 1.083... usa 3 saquinhos seguindo o fabricante e atenua as 3x mais do que o esperado, baixando para 1.006 em 2 levas e 1.007 na outra.

Obviamente, que pelas experiências, é um tanto difícil de acreditar que a internet está "mais certa" que a fabricante.
Entendo e concordo que não pode generalizar.. tipo: todos os saquinhos estão rigorosamente iguais... Você pode ter tido 1.. 2.. 3 experiências onde seguir as orientações do fabricante não foi legal e por isso não segue mais isso.. é aquele negócio: cachorro que já foi picado por cobra não come linguiça.

Mas nisso que tá a graça da cerveja caseira.. NÃO TEM REGRA.. e o cervejeiro caseiro vai criando seus próprios trejeitos de lidar com a coisa..

Enfim, minha IPA ficou com 1.054 de OG e 1.026 de FG... por volta de 4% ABV... paciência... comecei o DH e vamos beber.. na próxima a gente tenta melhorar...

Caro Alex, existem regras e existem variáveis incontroláveis. Até termos o conhecimento de todas as variáveis, sempre consideramos o acaso no resultado de nossos processos. No seu exemplo de atenuação, uma variável que vc não levou em consideração é a diferença de cepas. Eu explico.

Cada cepa tem uma capacidade diferente de armazenar nutrientes, o que é definido pelo seu metabolismo e pelo tamanho de seu vacúolo. Com isso, as células de cada cepa apresentam tamanhos diferentes, o que interfere diretamente na estimativa da quantidade de células por peso.

Outra variável importante cepa-específica é a capacidade de metabolizar diferentes tipos de carboidratos. Isso interfere diretamente na atenuação de cada cepa e altera a FG do produto. Cepas com capacidade de metabolizar maltotriose costumam são mais atenuativas, assim como essas belgas que vc citou. Elas não podem ser comparadas com cepas inglesas, que em geral, não metabolizam maltotriose.

No mais, o pessoal que está na internet faz muitos testes e consegue reunir um conjunto muito grande de informações, muitas vezes contrariando os resultados do fabricante. É assim que se faz ciência, com um diálogo feito através de experimentos e divulgação. Veja que as condições em que o fabricante faz seus testes são muito diferentes das condições que temos em casa, mais próximas das condições de uso. Por isso, ambas tem seu valor.

Vale lembrar que os fabricantes também recomendam fermentar numa faixa de temperatura bem mais alta que costumamos usar. E teoricamente, quanto mais baixa a temperatura, mais levedura precisamos.

d502e3903d1ed276719ed89fecbd2ddc.jpg

136964ff1a993fb6e8557ecde067a696.jpg
66efe0be4178af4d1eb09a0e332f4606.jpg

Eh!! Realmente não estudo kid.

Se precisar de algum para melhorar seu conhecimento te mando por e-mail. Tenho mais 200 edições BYO para vc melhorar suas referências.

Só não dá para eu ir aí e fazer a cerveja na pratica por vc.

Abs

Não há motivo para ser arrogante, não sou kid e não te dei o direito de me insultar assim, ainda mais quando você se esconde atrás de um pseudonimo.

Sem referencias suas palavras eram vazias, porém você provou o contrario e postou uma referencia. Válido.

Sobre seus livros, se você não apenas ofereceu compartilhar da boca pra fora, tem um que me interressaria: Water do John Palmer. Posso te oferecer em troca o livro Malt, da mesma série, que vi que você não tem.

Não há motivo para ser arrogante, não sou kid e não te dei o direito de me insultar assim, ainda mais quando você se esconde atrás de um pseudonimo.

Sem referencias suas palavras eram vazias, porém você provou o contrario e postou uma referencia. Válido.

Sobre seus livros, se você não apenas ofereceu compartilhar da boca pra fora, tem um que me interressaria: Water do John Palmer. Posso te oferecer em troca o livro Malt, da mesma série, que vi que você não tem.
Não quis ser arrogante. Apenas fiquei chateado com o seu post pq justamente coloquei conhecimento geral entre aspas e eu sei que todos têm experiências diferentes nas suas Brassagens. Até as referencias bibliográficas tem contradições em suas recomendações.
Ficarei feliz em compartilhar qq dos livros que eu tenho. Porém normalmente eles tem uma tamanho de 30 mb e estão em formatos epub ou PDF. Por email geralmente há restrição de tamanho de anexo. Se vc tiver alguma sugestão da melhor forma de lhe enviar o livro me avise

Mauricio Lutti

Fala @AlexCorsato

Acho q tem uma pequena confusão por ai. O M07 não é o Burton Union, é o equivalente S04 da Mangrove Jacks.

O Burton Union é uma cepa específica, inglesa, muito esterificada, e que tem uma característica de baixa atenuação. De qualquer maneira, 1.023 é demais pra uma gravidade final mesmo. Manter a levedura em suspensão vai te ajudar a terminar essa IPA.

Como tá o perfil aromático dela?

Sim sim.. eu também vi que tinha escrito errado o nome dele uns dias depois..

é o M07 - british ale... equivalente ao S04 da fermentis.
fala que a atenuação é alta..

No começo eu achei um amargor ruim, mas estava cedo de mais tbm.
Agora já mudou, tbm já comecei o dry hop.. mas o aroma dela está bom desde o começo, por enquanto é o fator que mais me agrada.

ontem eu não consegui ir lá na chácara para ver se atenuou mais, hoje vou sem falta.

Back