• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Aparência preocupante - Turbidez estranha

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lpera

Well-Known Member
Reaction score
405
Pessoal,

minutos atrás foi colocar a gelatina na minha 5ª leva, quando abri o balde me preocupei.

É uma IPA, leva de 20 litros, fermento S-04 (2 pacotes hidratados). Quando fui fazer o DH eu já achei com uma turbidez estranha, mas pensei, depois faço o cold crash e melhora.

Ela ficou 3 dias a -0,5 graus, e hoje quando abri o balde me deparei com essa turbidez, com aspecto leitoso até, muito estranho, nenhuma das minhas levas anteriores ficou assim.

Sei lá se fiz certo ou não mas adicionei a gelatina mesmo assim.

O que vocês acham? Essa turbidez na minha pouca experiência não parece chill haze.

Obrigado.

Attachments

• FullSizeRender.jpg
    FullSizeRender.jpg
    260.3 KB
Essa foto fica difícil ver alguma coisa, seria melhor vista num copo.

Se não tiver com cheiro e gosto ruim, engarrafa e ve no que dá!

Cara, no copo está exactamente como na foto, parece que misturou leite na cerveja...o cheiro está muito bom, o gosto...hmmm parece que tem fermento misturado... segue foto do copo...opaca, leitosa...

Attachments

• FullSizeRender-2.jpg
    FullSizeRender-2.jpg
    81.9 KB
Ahh, você acabou de colocar a gelatina né. Capaz de ser fermento mesmo, apesar que tá bem denso pra 3 dias de cold crash. Põe a gelatina, dá mais uns 2 dias, e olha de novo.

Pois é cara, o que me preocupou é essa aparencia depois de 3 dias a -0.5...acho q tem algo mais estranho nisso.

Pois é cara, o que me preocupou é essa aparencia depois de 3 dias a -0.5...acho q tem algo mais estranho nisso.

Né. E o S-04 teoricamente é um fermento bastante floculante. Talvez alguém tenha alguma idéia melhor da causa disso.

Tem certeza que nada disturbou o fermentador nesse meio tempo?

@Ipera, tem agar-agar e placas de petri parar testar?

Eu acho que tem algo além de fermento ai.

Nossa!

Ta estranho mesmo. Esse fermento flocula como chumbo!

Pode ser contaminação e ainda não deu tempo suficiente de produzir ácido acético ou lático

Nossa!

Ta estranho mesmo. Esse fermento flocula como chumbo!

Pode ser contaminação e ainda não deu tempo suficiente de produzir ácido acético ou lático

Tava pensando a mesma coisa. Com sorte, pode virar uma sour beer, não? (sou leigo em estilos).

@lpera, essa daí é aquela mesma leva que você achou estranha a atenuação bem maior que a prevista? Se sim, tá aí mais um indício de contaminação.

@lpera, essa daí é aquela mesma leva que você achou estranha a atenuação bem maior que a prevista? Se sim, tá aí mais um indício de contaminação.

É essa mesmo! Bom, Domingo vou abrir o balde para ver como ficou, se permanecer a mesma aparência não vou nem por no postmix porque não quero arriscar mais contaminações.

É essa mesmo! Bom, Domingo vou abrir o balde para ver como ficou, se permanecer a mesma aparência não vou nem por no postmix porque não quero arriscar mais contaminações.

Não sei se to falando besteira, mas não seria possível que mantendo ela gelada a contaminação não afete mais a cerveja? Se for engarrafar e deixar em temperatura ambiente pode ser pior.

Não sei se to falando besteira, mas não seria possível que mantendo ela gelada a contaminação não afete mais a cerveja? Se for engarrafar e deixar em temperatura ambiente pode ser pior.

Se a contaminação for leve e depois de carbonatada estiver boa, mantê-la na geladeira vai ajudar a conservar. Agora em temperatura ambiente, os bichinhos vão fermentando aquele açúcar residual e ela vai ficando estranha (off-flavors, aguada e mais gaseificada). Estou vivenciando isto, e a minha contaminação é desagradável... estou tomando as cervas, mas cada vez estão piores.

Bom, negócio é esperar...mas que é frustrante isso é =(

Bom, negócio é esperar...mas que é frustrante isso é =(

Você usa o que pra fermentar? Eu trocaria de fermentador pra ver se resolve, se não resolver procura outra parte do processo e muda também, vai isolando o problema.

Uso um balde de 22 litros.

Se for contaminacao acho que prefiro fazer uma limpeza pesada nele e deixar de molho na agua sanitária por um bom tempo. Vou mudar de residência e não quero investir por enquanto pois pretendo mudar para levas de 50 litros.

Aproveita e da uma olhada se ele não tem nenhum arranhão interno então, isso cria uma cavidade difícil de limpar e as bactérias fazem a festa.

Pela aparência podia dizer até que é amido não convertido, mas se vc teve super atenuação (quanto foi mesmo?) pode ser contaminação mesmo.

Então Tiago, o estimado era de 1017 e finalizou em 1011 se não me engano.

Se fosse amido não convertido, existe algo que possa ser feito?

Essa foi a primeira leva que eu bati a OG na mosca =(

Curioso é uma m....algumas horas depois da gelatina resolvi abrir para dar uma olhada...está bem mais clara, quase normal, saiu todo aquele aspecto leitoso....e aí?

Curioso é uma m....algumas horas depois da gelatina resolvi abrir para dar uma olhada...está bem mais clara, quase normal, saiu todo aquele aspecto leitoso....e aí?

Cara, 1,011 não é anormal... Fica tranquilo por enquanto, pode ter acontecido algo na fermentação ou na aplicação da gelatina que fugiu ao teu conhecimento e deu errado...

Dá mais uns dias aí, ve se não clarifica. Pode coletar um pouco numa garrafa PET sanitizada e manter na geladeira, observa se vai decantando fermento, assim vc pode acompanhar visualmente e ficar mais tranquilo.

Como foi 1,011 eu acho difícil ser amido não convertido, mas se vc quiser pode fazer o teste do iodo ainda.

Abraço

Teste do iodo deu normal. Mas como eu disse, depois dessa espiada clarificou bastante.

Já me aconteceu isso. Clarificou bem com a gelatina e a cerveja ficou cristalina e sem sinais de contaminação. Deve ser o fermento mesmo

Ela clarificou mas mesmo assim ficou uma turbidez residual, ainda acho que aconteceu algo diferente com o fermento.

Back