• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Açúcar invertido ou açúcar de mesa?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mlopes

Member
Reaction score
2
Pessoal, tenho feito o priming com açúcar de mesa direto (sacarose) sem convertê-lo em açúcar invertido (quebra do dissacarídeo em frutose e glicose).
Com minhas levas de 50 litros, transfiro a cerveja para o balde sanitizado, faço o cálculo da massa de açúcar (g) pelo volume (L) e adiciono direto no balde esta quantidade de açúcar refinado.
Homogenizo com cuidado para dissolver o açúcar na cerveja e posteriormente encho as garrafas pela torneira do balde. Acredito ser a maneira mais simples e o método vem dando certo.

No entanto, notei que a maioria, senão todos, utilizam o açúcar invertido.
Vocês aconselhariam utilizar o açúcar invertido? Como fazem com levas maiores (já que iniciarei levas de 100 L agora)?

Obrigado e saúde!

Fazendo o açúcar invertido você tem a vantagem de eliminar possíveis contaminantes do açúcar puro.

Pessoal, tenho feito o priming com açúcar de mesa direto (sacarose) sem convertê-lo em açúcar invertido (quebra do dissacarídeo em frutose e glicose).
Com minhas levas de 50 litros, transfiro a cerveja para o balde sanitizado, faço o cálculo da massa de açúcar (g) pelo volume (L) e adiciono direto no balde esta quantidade de açúcar refinado.
Homogenizo com cuidado para dissolver o açúcar na cerveja e posteriormente encho as garrafas pela torneira do balde. Acredito ser a maneira mais simples e o método vem dando certo.

No entanto, notei que a maioria, senão todos, utilizam o açúcar invertido.
Vocês aconselhariam utilizar o açúcar invertido? Como fazem com levas maiores (já que iniciarei levas de 100 L agora)?

Obrigado e saúde!

Se tá dando certo não vejo porque mudar. Eu sempre fiz uma solução com açúcar e água, cozinhando por 15 minutos pra assegurar a sanitização e também a dissolução. Mas quanto a inverter ou não, na prática não tem diferença nenhuma.

Abraço

Eu sempre fiz uma solução com açúcar e água, cozinhando por 15 minutos pra assegurar a sanitização e também a dissolução.

Desculpe a ignorância, mas o processo de inversão não é esse? ou só se tiver um ácido (por exemplo do limão) é considerado invertido realmente?

Na real a maior vantagem do açúcar invertido é você facilitar o metabolismo da levedura, já que se VOCÊ não inverter, ELA deverá faze-lo. Fora isso, dificilmente açúcar tem contaminação, e se tiver vai pra cerveja com você invertendo ou não, pois vão ser impurezas químicas ou minerais e não biológicas (no máx uma formiga ou outra... mas dizem que fazem bem para os olhos!).

Para grandes levas, só dará mais trabalho, mas o cálculo será o mesmo que as calculadoras o passam... EU recomendaria a inversão pelo seguinte motivo, você fazendo ela em fogão terá uma dissolução aproximadamente 100% eficiente, visto que glicose e sacarose são mais solúveis. Além disso ao misturar a solução com sua cerveja, você poderá obter maior homogeneidade.

Porém como diz o sábio "time que está ganhando não se mexe".

Desculpe a ignorância, mas o processo de inversão não é esse? ou só se tiver um ácido (por exemplo do limão) é considerado invertido realmente?

Sim, o ácido do limão serve como um "catalisador" da reação fazendo a hidrólise ácida.

Na real a maior vantagem do açúcar invertido é você facilitar o metabolismo da levedura, já que se VOCÊ não inverter, ELA deverá faze-lo. Fora isso, dificilmente açúcar tem contaminação, e se tiver vai pra cerveja com você invertendo ou não, pois vão ser impurezas químicas ou minerais e não biológicas (no máx uma formiga ou outra... mas dizem que fazem bem para os olhos!).

Para grandes levas, só dará mais trabalho, mas o cálculo será o mesmo que as calculadoras o passam... EU recomendaria a inversão pelo seguinte motivo, você fazendo ela em fogão terá uma dissolução aproximadamente 100% eficiente, visto que glicose e sacarose são mais solúveis. Além disso ao misturar a solução com sua cerveja, você poderá obter maior homogeneidade.

Porém como diz o sábio "time que está ganhando não se mexe".
Quer dizer que no açúcar não existem contaminantes biológicos? Sendo assim então a gente nem precisa se preocupar em ficar fervendo muito tempo quando estiver invertendo, certo?
Sei não.

Sou engenheiro químico em uma usina de açúcar, te dou 98% de certeza, caso contrário, seria contaminação na sua casa. Mas se estiver dentro do saco fechadinho pode ir com fé.

Quer dizer que no açúcar não existem contaminantes biológicos? Sendo assim então a gente nem precisa se preocupar em ficar fervendo muito tempo quando estiver invertendo, certo?
Sei não.

O ferver é para a água, não para o açúcar. Além do que a inversão se dá a altas temperaturas (mesmo estas sendo mais baixas que 100ºC)

Sou engenheiro químico em uma usina de açúcar, te dou 98% de certeza, caso contrário, seria contaminação na sua casa. Mas se estiver dentro do saco fechadinho pode ir com fé.
Marqueze, realmente não tenho propriedade no assunto, minha preocupação era somente com contaminantes que pudessem interferir na fermentação da cerveja, não necessariamente poderia ser um contaminante que fizesse mal à saúde. Mas foi uma colocação leiga de minha parte, apenas um questionamento.
Valeu.

Hahaha, aqui aprendemos todos os dias. Desculpe se talvez demostrei prepotência ou algo assim!
Outro ponto seria que eu recomendaria o Açúcar Granulado ao invés do Cristal. Ele é o que tem maior pureza... se bem que na nossa escala não faria tanta diferença.

Agradeço a todos os pitacos. Seguirei com o "time que está ganhando"!
E realmente não há muito o que temer quanto aos contaminantes do açúcar em pó (de mesa), uma vez que não há um meio 100% adequado para a propagação microbiana pela ausência de água.

Ainda, notei que a desvantagem desse método em relação à solução de açúcar invertido é um maior tempo para o priming. As leveduras assimilam mais facilmente os monômeros (glicose e frutose) resultantes da hidrólise do que a sacarose (dissacarídeo).

O que o fermento realmente come?

Glicose (G) e Frutose (F).

Açúcar normal = Sacarose (G+F)

Açúcar invertido = G e F (ou seja, já invertido, com G e F "separados")

Se o fermento se depara com uma Sacarose, o que ele faz pra conseguir comer a Glicose e a Frutose? Ele gera uma enzima chamada Invertase, inverte o açúcar, e pronto.

Ou seja........... a diferença entre usar açúcar invertido ou não é tão desprezível, que raramente é sequer mencionada em livros.

Abraço,

Ressuscitando o tópico...
Sempre que faço priming, o faço invertendo. Nunca tive problemas, minhas levas, de geralmente 4 a 6% de alc/vol levam 10 a 15 dias para estarem bem carbonatadas.
Porém, numa última leva, uma blond ale(de 7,5%alc/vol, em que adicionei rapadura), usando o WLP 550, fermentou por 10-12 dias e matutou por quase 1 mês, desses foram 2 semanas, aproximadamente, à 0º. E na hora do priming, querendo testar algo diferente, não inverti o açúcar, esperando que caramelizasse.
De fato, caramelizou, a cor ficou mais escura. Porém, o problema é que já está com 12 dias e praticamente NADA de espuma.
O que pode ter acontecido, o priming sem inversão(dificultando o trabalho da levedura) ou talvez o longo período de maturação(2 semanas) a 0º?

Latest posts

Back