Envase x atenuação incompleta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Saga43

Member
Joined
Aug 26, 2019
Messages
8
Reaction score
2
Location
Curitiba - PR
Boa tarde. Devido ao deadline para a produção de uma leva, existe a possibilidade da cerveja não ter atenuado 100% e eu ter mandado pra garrafa algum açúcar residual. Qual o risco de eu ter uma cerveja super carbonatada ou até garrafas estourando, se levarmos em conta um residual máximo de 0.02 (1.012 numa cerveja que acabaria em 1.010)?
 
Se de fato ocorrer essa diferença, acho que as chances são grandes. Calculei rápido no beersmith aqui e 0,02 é como se vc colocasse a mais 5g de açucar por litro. Sem contar que o fermento pode atenuar mais.
 
realmente é perigoso.Já teve caso de pessoas q morreram com garrafa explodindo_O ideal é medir a FG durante umas 24h e se certificar de que não está abaixando mais,assim vc sabe que terminou a atenuação.De certa forma,Abra uma garrafa após uns 7 dias de primming e veja se a carbonatação está alta demais.E qualquer coisa,coloque tudo na geladeira q não tem risco_O problema é que o açucar residual acaba alterando o perfil da cerveja.
 
Considere também que você não tem certeza de qual seria a densidade final.

A prevista seria 1.010.
Porém se você não tem certeza da exatidão do processo.... pode ser que terminasse com 1.012 mesmo.... ou pode ser que fermentasse mais e chegasse aos 1.008, 1.006.

Então... você não tem certeza de quanto açúcar residual realmente tem.


Outra coisa.
Você informou que mandou pra garrafa. Porém não informa se fez primming ou carbonatação forçada.
Se foi carbonatação forçada.... coloque na geladeira e esse açúcar residual não irá supercarbonatar.
Se for primming.... deixe carbonatando em local protegido.... e abra aos poucos (sempre colocando pra gelar antes de abrir)
 
Boa tarde. Devido ao deadline para a produção de uma leva, existe a possibilidade da cerveja não ter atenuado 100% e eu ter mandado pra garrafa algum açúcar residual. Qual o risco de eu ter uma cerveja super carbonatada ou até garrafas estourando, se levarmos em conta um residual máximo de 0.02 (1.012 numa cerveja que acabaria em 1.01
Boa tarde! Cara, só complementando as respostas dos outros colegas, quando vc precisar correr com uma breja (acontece) o ideal é vc correr desde o começo da fermentação... Além do risco de super carbonatação e até de explosão, sua cerveja tbm pode ter alguns offs pela falta de maturação.
É melhor subir a temperatura pra acelerar o processo do que interromper a fermentação.
A partir do segundo dia de fermentação vc já pode subir a temperatura gradualmente até a temperatura máxima que o fabricante do fermento diz que ele aguenta sem grandes impactos.
Ex. O US-05 tem a faixa ideal de 15 a 22 graus. Mas aguenta de 12 a 25.
Abs.
 
Nos meus primórdios fiz essa cagada algumas vezes. Estourei várias garrafas, e é um terror. A melhor saída é fazer como disse o amigo Douglas e mandar tudo pra geladeira assim que ver que pegou carbonatação.
 
Back
Top