• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Witbier - Cor

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rcfriozi

Member
Reaction score
4
Prezados,

Gostaria de saber se a cor da Witbier no finalzinho da fermentação é um amarelo levemente escuro, e se após a maturação é possível que ela fique um amarelo bem vivo. É a minha primeira leva e queria ver se estou no rumo ou se ferrei de vez.
Valeu...

Prezados,

Gostaria de saber se a cor da Witbier no finalzinho da fermentação é um amarelo levemente escuro, e se após a maturação é possível que ela fique um amarelo bem vivo. É a minha primeira leva e queria ver se estou no rumo ou se ferrei de vez.
Valeu...

Olá rcfriozi,

Não se preocupe com aromas/sabores/aparência da cerveja em fermentação. A levedura está trabalhando ainda, tem muita coisa em suspensão. Aguarda pra ver o resultado final, depois da sua fase de clarificação ou maturação, vai mudar, vai se tornar mais clara.

Abraço

Valeu, Tiago.
Outra dúvida: a espuma aparecerá após o primming quanto estiver sendo consumido o açúcar na garrafa e em função disso liberado o CO2, não é?
Enquanto estiver no fermentador/maturador, quase zero né?
Obrigado.

Sim.... espuma só forma com agitação da cerveja. Parada no fermentador não acontece.

Valeu, Thiago.
A gente vai fazendo as coisas e vão aparecendo as dúvidas.
Medi com o densímetro e estava com 1022 (um pouco alto) sem alteração durante uns três dias, já que estava no finalzinho da fermentação, porém antes de iniciar essa fermentação me esqueci de medir (talvez esse tenha sido o maior erro). Sabe como é né, juvenil é assim rsrs. Na dúvida, ontem, adicionei mais um tanto de fermento para ver se consegue terminar de degradar o resto do açúcar, se tiver. E quando adicionei, agitei novamente o fermentador como se fosse no início da fermentação.
Nesse caso creio que a lama do fundo do balde subiu e também não observei atividade até agora no fermentador, e CO2 não vejo saindo, não sei se seria em uma quantidade bem menor que não se pode detectar facilmente, visto uma quantidade residual de sacarose.
A pergunta é: ao adicionar esse fermento pela segunda vez no final da fermentação para consumir um pouco mais do açúcar e tentar baixar a densidade, eu precisava ter agitado o fermentador ou fiz m.... em fazer isso?

Obrigado, galera.
Rodrigo.

Latest posts

Back