spoock
Well-Known Member
- Reaction score
- 14
Bom, eu não considero isso perda de eficiência.
Mosto quente => líquido, aguado, mesma coisa que chocolate derretido, mel aquecido em banho maria
Mosto frio => grosso, viscoso, mesma coisa que um mel em temperatura fria.... ele tende a ficar mais "duro".
Logo, na minha visão, o importante é entender a física das coisas..... então sempre um whirlpool com o mosto frio, pelas razões acima, vai demorar mais a decantar os resíduos do que fazer o whirlpool com o mosto quente.
Sobre o que é considerado "eficiência" no processo cervejeiro (extrato vs volume).... você não tem maior eficiência de volume ou extração, então não há mais eficiência.
Agora, se for avaliar simplesmente o tempo total, aí precisa fazer comparações em:
- fazer whirlpool a quente e esperar 15 minutos
- resfriar: mais X minutos
Versus
- fazer whirlpool e resfriar ao mesmo tempo: Y minutos
- esperar uns 30 minutos pra decantar
Nessa comparação, ambos podem ser mais rápidos dependendo do equipamento.
Exemplos de tipos de resfriamento:
- chiller de imersão na panela - whirlpool a quente e depois resfriamento com chiller estático => decantamento rápido (15 minutos) e resfriamento será lento pois o mosto estará parado
- chiller de imersão na panela - resfriamento e whirlpool ao mesmo tempo, com bomba => resfriamento rápido (X minutos) mais 30 minutos após resfriamento para esperar decantar
- chiller de imersão no fermentador - whirlpool a quente, transfere para o balde e resfria com chiller de imersão com agitação => whirlpool rápido (15 minutos) e resfriamento também rápido pois pode-se ficar agitando o chiller de imersão dentro do fermentador.
Pra mim, não existe a melhor técnica.... pra mim existem várias técnicas, vários tipos de equipamento, e pra cada equipamento existe uma técnica que se encaixa perfeitamente pra ele.
Ou seja, eu faço cerveja em vários equipamentos diferentes, e uso a técnica que acho mais vantajosa pra cada tipo de equipamento.
Abraço,
Mais uma excelente explicação... valeu!
Acho que não me expressei bem, desculpe!
Quando eu falei em perder eficiência, eu estava falando somente da eficiência do whirlpool:
Mosto quente -> decanta mais rápido e **melhor -> mais eficiente;
Mosto resfriado -> decanta mais lento -> menos eficiente.
** Melhor porque entendo que mesmo aguardando 30min (ou mais) com o mosto resfriado acredito que teremos menos partículas decantadas do que quando fazemos o whirlpool com o mosto quente.
Então considerando o meu equipamento (chiller de imersão na panela pois não cabe na bombona de 30L e bomba para whirlpool) acredito que na questão da eficiência do whirlpool ele se comportará ligeiramente melhor que resfriar antes, whirlpool no fim e aguardar decantar e pior que whirlpool a quente, aguardar 15/20min para decantar e resfriar em seguida. Criamos uma situação intermediaria entre as duas técnicas onde o whirlpool ocorre desde acima dos 90°C e segue até certa temperatura onde a bomba será desligada e a decantação começará a acontecer, enquanto isso ainda estamos resfriando utilizando o chiller de imersão até a temperatura desejada para inoculação do fermento. Ou seja, teremos uma decantação pior que fazer o WP com mosto quente mas melhor que com o mosto resfriado.
Abraços