• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Volume de agua no Beersmith

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gustavo Bastos

Well-Known Member
Reaction score
1
Srs, estou com uma dúvida configurando o Beersmith. Hoje é meu primeiro dia fuçando esse software.

Segui um tutorial em video do Goronah, a configurei minha panela. Tenho uma panela de 30 lt e uso BIAB.

Estou pondo em prática receitas de 20 litros sempre.

Na seção de Mash , ele me diz: "add 15,84 l of water at..."

E depois "Fly sparge with 12,82 l water at..."

Minhas dúvidas:

1) Esse "fly sparge" seria a lavagem dos grãos? seria a água que preciso adicionar ao final da brassagem ?

2) Na config. da panela, coloquei um "Batch volume" de 19 L. Está correto pra praticar receitas de 20 litros ?

3) O volume de água varia a gravidade, teor alcoolico, etc. Qual a forma correta de "testar" as variações nesses volumes, pra mais ou pra menos? O Beersmith tem muitos lugares pra mexer em volume de água, e confesso que fiquei confuso com isso.

Obrigado!!

Attachments

• mash1.jpg
    mash1.jpg
    146.2 KB
  • mash2.jpg
    mash2.jpg
    135.9 KB
1) sim, sim
2) coloque o volume totAl útil da sua panela
3) tanto faz, se vc quer um volume fixo, ajuste os ingredientes , se vc tem um inventário pequeno e eficiência duvidosa, seja comedido no valor da eficiência e diminua o volume final da receita, ali na parte de design mesmo e faça um ajuste fino nos valores dos ingredientes.
4) quiser colocar em português segue um link do lamas , http://www.lamasbier.com.br/2013/10/beersmith-2-em-portugues.html

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Obrigado!!!

Não se esqueça de sempre anotar os resultados das brassagens para que você possa ir reajustando os parâmetros, principalmente a taxa de evaporação que é a mais chatinha de acertar.

Meça o pré-fervura (Densidade e volume). Isso irá te ajudar a ajustar os parâmetros de eficiência. Se o seu pre-boil está abaixo do planejado talvez precise melhorar sua eficiência de lavagem e/ou ajustar os parâmetros do equipamento.

No campo MASH (alto à esquerda na primeira tela) tem como você escolher uma opção para Biab.

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk

Procure no Youtub Acervapantaneira. Você vai encontrar 2 vídeos bacanas para sobre o BeerSmith.

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk

Na verdade na verdade, a agua da lavagem é uma "referencia", você deve controlar o volume de agua da lavagem através do que vc quer como resultado, ou litragem ou densidade.
Principalmente nas primeiras vezes, pois daí vc vai ajustando a eficiência e volume perdido durante fervura!

Olá.

Minha sugestão é, se você for utilizar BIAB, utilize um perfil de BIAB no campo Mash Profile no BeerSmith.
Utilize a água total na infusão e seja feliz.
Esqueça sparge com BIAB. Isso só complica a vida.

O Mash Profile "Temperature Mash" é indicado pra quem usa controle de temperatura durante a mosturação e, normalmente, com outras técnicas, como usar 2 ou 3 panelas etc. Por isso que o software sugere água para lavagem.

O Batch Volume é o volume de mosto que você quer levar para o fermentador.
Quanto maior o Batch Volume, maior a sua receita.

Abraço!

Back