• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Uso de dois chillers

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Solid_oz

Well-Known Member
Reaction score
15
Uma dúvida surgiu, tenho disponível 2 chillers, um que está em uso e outro parado, um sistema assim usando ambos seria eficiente?:

qON4ubv.png

o desenho é tosco mas acho que vcs conseguem ter uma ideia, um chiller na agua gelada, outro no mosto e uma bomba recirculando a agua gelada (liguei as linhas mas uma seria na agua gelada e dela pro chiller) .

Ou seria melhor montar aqueles chillers duplos? ou nem usar e deixar assim?:confused:

O volume de água gelada deve ser muito grande ou estar muito gelada, o mais legal seria mesmo sair a água da torneira passar pelo chiller gelado e depois passando pelo chiller da panela e descartar pois ela vai voltar muito quente usando a bomba e rapidamente vai começar a esquentar sua água gelada. agora se vc tem algo do tipo o dobro de volume de água e boa parte deste volume for gelo, aí pode dar certo trabalhando em circuito fechado.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eu sugiro a minha configuracao:
Começo com agua da torneira (descartando a agua quente) até o mosto atingir uns 50C.
Depois, desconecto da torneira e conecto em uma bomba submersa no recipiente de agua+gelo (recirculando a agua). Com isso, voce nao precisa do 2o chiller, usa uma bomba barata e tem uma melhor de calor.
Abraço!

Uma dúvida surgiu, tenho disponível 2 chillers, um que está em uso e outro parado, um sistema assim usando ambos seria eficiente?:

qON4ubv.png

o desenho é tosco mas acho que vcs conseguem ter uma ideia, um chiller na agua gelada, outro no mosto e uma bomba recirculando a agua gelada (liguei as linhas mas uma seria na agua gelada e dela pro chiller) .

Ou seria melhor montar aqueles chillers duplos? ou nem usar e deixar assim?:confused:

Em quanto tempo você consegue resfriar o mosto até 25ºC e o quão satisfatório isso é pra você?

Eu faço meu resfriamento em 25 minutos usando somente 20 litros de água gelada e um chiller de imersão de 15 metros. Não faria nada para melhorar esse sistema, porque ele funciona, é rápido e fácil de limpar e guardar. Vale observar que eu faço de 15 a 20 litros.

Pra você, talvez essa configuração seja inviável dado o teu volume ou condições de brassagem. Não conheço teu setup e você não especificou no tópico.

Agora, se eu demorasse 60 minutos, qualquer trabalho ou gasto adicional que me ajudasse a reduzir isso pela metade seria super bem vindo.

O que eu quero dizer é que não há necessidade de otimizar algo que funciona bem. Tem que ver se o trabalho adicional que tu vai ter usando dois chillers compensa, ou se é melhor manter como está, já que você deixou isso em aberto. :)

Abraços.

Back