• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Usar 2 Cepas diferentes na mesma fermentação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MarcosLamas

Member
Reaction score
1
Pessoal
Quais são os problemas (se é que existem) em utilizar 2 cepas diferentes na mesma fermentação?
Digamos que uso o S04 e não consigo alcançar a FG esperada e para tentar atenuar um pouco mais eu use o S-05. Traria algum problema?
PS - Sei que a atenuação muitas vezes é reflexo de temperatura da brassagem, temperatura da fermentação, etc...

Sem problemas, o perfil do sabor já tá montado depois da fermentação inicial. Essa prática é comum pra garantir atenuação completa.

Mas também é meio que uma última medida, antes vale a pena subir a temperatura e até msm agitar o fermento.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

É bem comum...vejo muitas pessoas usando isso em saison! 2 culturas no início da fermentação, uma no início e depois adiciona outra na secundária...uma na primária e secundária e outra só na refermentação...
Eu mesmo estou querendo fazer algo parecido, mas não com o US-04 e o US-05...mas tenho que estudar muito ainda!

Pessoal
Quais são os problemas (se é que existem) em utilizar 2 cepas diferentes na mesma fermentação?
Digamos que uso o S04 e não consigo alcançar a FG esperada e para tentar atenuar um pouco mais eu use o S-05. Traria algum problema?
PS - Sei que a atenuação muitas vezes é reflexo de temperatura da brassagem, temperatura da fermentação, etc...

Não só duas, mas por vezes até 3 cepas são utilizadas por muitos cervejeiros.

O que vc não vai conseguir é lavar a lama e reaproveitar, pois daí o perfil das suas levas vai variar e muito.

Mas é bem comum. O objetivo da primeira levedura é mais voltado para o aroma e sabor da cerveja e o da segunda, para aumentar a atenuação e consequentemente o teor alcoólico.

Cada fase da fermentação gera compostos diferentes, e podemos moldar o que esperamos da cerveja, trabalhando com essas fases.

Dá pra brincar com isso por exemplo, inoculando a primeira e após umas 24 horas inocular a segunda, ai vai do gosto de cada um...por essas e outras temos infinitos tipos de cerveja =)

Não só duas, mas por vezes até 3 cepas são utilizadas por muitos cervejeiros.

O que vc não vai conseguir é lavar a lama e reaproveitar, pois daí o perfil das suas levas vai variar e muito.

Mas é bem comum. O objetivo da primeira levedura é mais voltado para o aroma e sabor da cerveja e o da segunda, para aumentar a atenuação e consequentemente o teor alcoólico.

Cada fase da fermentação gera compostos diferentes, e podemos moldar o que esperamos da cerveja, trabalhando com essas fases.

Dá pra brincar com isso por exemplo, inoculando a primeira e após umas 24 horas inocular a segunda, ai vai do gosto de cada um...por essas e outras temos infinitos tipos de cerveja =)

A idéia seria "terminar" o trabalho de um T-58 com a adição do M44. Obrigado pela ajuda!

A idéia seria "terminar" o trabalho de um T-58 com a adição do M44. Obrigado pela ajuda!

Eu já fiz praticamente a mesma coisa...T-58 no incio e o US-05 no fim.
Não chegou a atenuar tanto quanto eu esperava...Acredito que o motivo foi ter inoculado o US-05 na maturação e pode ter sido falta de nutriente no mosto.
Talvez o ideal seja inocular no 2 ou 3 dia de fermentação...

Back