• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Trub - Whirlpool - resfriamento

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu tenho uma duvida, não sei se tem respondida e eu passei batido.
Com adição de lúpulo a 0 min, faz diferença o momento do whirpool?

Olha... eu não sou tão experiente assim, mas pelo que percebi e li em outros lugares, a adição de lúpulo a 0 minutos serve para extrair aromas e eles vão sim ganhar volume rápido (mesmo que vc resfrie em 10 min o mosto).

Por isso acho que o whirlpool deve ser feito normalmente, talvez dê 60 segundos após a adição para fazer o whirlpool.

Estou pensando em começar a fazer o whirlpool usando a bomba e passando o mosto por um chiller de 30 placas. Minha dúvida é: instalar uma valvula para entrada do mosto um pouco acima da valvula de saida e um cotovelo interno é suficiente? ou precisaria de um caninho ou coisa parecida?

Pessoal lendo as respostas aí, como é feito esse whirlpool com bomba? Seria a bomba de recirculacao?

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Maldito trub ... :p

Ja tentei de todo jeito (4 brassagens) e não saiu direito o whirlpool ainda, mesmo usando whirlfloc.

O problema de fazer o whirlpool usando a bomba e o chiller de placas é a quantidade de material que vai parar dentro do seu chiller....depois para limpar vai ser complicado.

O problema de fazer o whirlpool usando a bomba e o chiller de placas é a quantidade de material que vai parar dentro do seu chiller....depois para limpar vai ser complicado.
Li todo o tópico e vou tentar uma nova abordagem em breve... Vou fazer o resfriamento junto com whirpool circulando o mosto quente pela espiral do meu herms (hlt) q nesse momento estará cheia de gelo. Qd chegar a temperatura desejada eu paro a bomba espero a circulação do líquido parar e aí ligo a bomba denovo só q agora drenando para o fermentador. Posto depois os resultados!

Enviado de meu D5833 usando Tapatalk

Maldito trub ... :p

Ja tentei de todo jeito (4 brassagens) e não saiu direito o whirlpool ainda, mesmo usando whirlfloc.

Whirlpool serve somente para formar cone de partículas de lúpulo no meio da panela. As proteínas aglutinadas dificilmente formam cone, e se formam algo parecido, dissolvem rapidamente, usando ou não whirlfloc. O whirlfloc não aumenta o "sucesso" do whirlpool, apenas da aglutinação e decantação de proteínas... Se vc quer uma decantação maior de proteínas no fundo da panela, deixa o mosto parado por mais tempo depois do resfriamento.

Li todo o tópico e vou tentar uma nova abordagem em breve... Vou fazer o resfriamento junto com whirpool circulando o mosto quente pela espiral do meu herms (hlt) q nesse momento estará cheia de gelo. Qd chegar a temperatura desejada eu paro a bomba espero a circulação do líquido parar e aí ligo a bomba denovo só q agora drenando para o fermentador. Posto depois os resultados!

Enviado de meu D5833 usando Tapatalk

Vou fazer isso tb, só que usando um chiller de contra fluxo.

Back