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Transformando o frigobar Electrolux RE120 numa chopeira (kegerator)

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Faz o seguinte, eu quando fiz o furo, foi de dentro para fora, primeiramente com uma serra copo vc faz um furo no plastico superficial pra tirar a primeira camada, depois passa uma chave de fenda pra tirar o isolante, é nesse momento que saberá se passa um cano de gás por ali e não corre o risco de furar. Depois termina de furar com a serra copo.

Outra coisa, eu utilizo uma mangueira pneumática aquelas azul, fiz um furo bem justo e não tem passagem de ar pelo furo, melhor coisa é controlar o gás pelo lado de fora, esses conector ball lock tem muita chance de vazamento, se vc deixar direto conectado uma hora irá perder todo seu gás, outra coisa é não precisar ficar abrindo a geladeira o tempo todo pra regular a pressão.
Obrigado, vou fazer exatamente isso. Creio que é a forma mais segura mesmo. :)

@fpaloski obrigado pelas respostas.
 
Só pra dar um feedback.
Fiz a furação como o @thiagodifoiz sugeriu e aparentemente deu tudo certo.
Para os interessados: meu frigobar é um Electrolux RE120. Eu baixei o congelador e fiz a furação na lateral esquerda, na altura do congelador. Deixei o furo bem justo, para passar somente a tubulação rígida de gás.
Mais tarde eu posto fotos pra auxiliar quem também precisar.
 
@gevaudan,
Tenho exatamente esse frigobar e tbm quero fazer um Kegerator.

A princípio pensei em deixar o cilindro de CO2 dentro mesmo, mas já vi alguns comentários que isso acarretaria algum problema relacionado a contração das moléculas em baixas temperaturas, o que causaria uma queda na pressão.

Se de fato isso é um problema eu não sei, pois em contramão já vi dezenas de projetos de Kegerator com cilindro dentro.

De qualquer maneira, as fotos do seu projeto ajudarão a criar mais material para quem tem as mesmas dúvidas como eu.

Obrigado desde já!
 
Só pra dar um feedback.
Fiz a furação como o @thiagodifoiz sugeriu e aparentemente deu tudo certo.
Para os interessados: meu frigobar é um Electrolux RE120. Eu baixei o congelador e fiz a furação na lateral esquerda, na altura do congelador. Deixei o furo bem justo, para passar somente a tubulação rígida de gás.
Mais tarde eu posto fotos pra auxiliar quem também precisar.
Muito legal... eu tenho um e hoje estou com o cilindro dentro dele. Mas o que eu quero mesmo é colocar o cilindro pra fora... consegue mandar umas fotos? Tenho realmente dúvidas de onde furar.
 
Muito legal... eu tenho um e hoje estou com o cilindro dentro dele. Mas o que eu quero mesmo é colocar o cilindro pra fora... consegue mandar umas fotos? Tenho realmente dúvidas de onde furar.

Ronaldo, prazer!
Você percebe algum efeito negativo por estar com ele dentro do frigobar, tirando o espaço que o cilindro ocupa?

Cheers!
 
Olha... tem pouco tempo que estou usando. O motivo principal para o furo que quero fazer na lateral é para ganhar espaço. Mas eu percebi que quando o cilindro gela o manometro passa a marcar uma pressão interna menor...
 
Olha... tem pouco tempo que estou usando. O motivo principal para o furo que quero fazer na lateral é para ganhar espaço. Mas eu percebi que quando o cilindro gela o manometro passa a marcar uma pressão interna menor...

Ah sim, é natural que o manômetro marque menos, pois as moléculas que compõem o gás tendem à contração quando em temperaturas baixas.

Mas realmente, o espaço que o cilindro ocupa acaba sendo grande.

Valeu pela resposta!!!!
 
Como não consegui um frigobar usado em bom preço na minha cidade tive que optar por uma geladeira pequena da consul, de qualquer forma irei mandar as fotos pra ter ideia de como fazer. Essas fotos são antigas, quando eu estava montando ainda, não tinha nem chego as torneiras.
Esse ano irei aprimorar, minha ideia entortar o congelador e empilhar mais 2 post mix de 10 litros, instalar mais 2 torneiras, trocar as mangueiras de silicone para mangueiras rígidas john guest, conectores engate rápidos tanto para ar, gás e no manifold.

Muito legal... eu tenho um e hoje estou com o cilindro dentro dele. Mas o que eu quero mesmo é colocar o cilindro pra fora... consegue mandar umas fotos? Tenho realmente dúvidas de onde furar.
 

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Em anexo Fotos mais detalhadas.
 

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Eu acredito que se for um daqueles postmix de inox slim, igual ao meu que está na foto, só que de 5 litros, deva caber.
Mas preciso conferir a medida.
Cara, que legal, obrigado pelas fotos!
Isso já sana várias das minhas dúvidas.
Qual a medida dessa conexão rápida que vc usou para o CO2? Um lado é espigão?

Abs
 
Cara, que legal, obrigado pelas fotos!
Isso já sana várias das minhas dúvidas.
Qual a medida dessa conexão rápida que vc usou para o CO2? Um lado é espigão?

Abs
Todas as conexões DMFIT são de 3/8 ". Tinha planejado usar tubo rígido em alguns trechos, mas estava (estou tendo) problema de vazamento nos engates. Acabei de comprar vários espigões DMFIT e mangueira trançada pra ver se resolvo isso. Nas fotos ali o tubo rígido conecta os dois cotovelos e a mangueira trançada se conecta nos engates por meio de espigão.
 
Eu tilizo em minha chopeira John Guest 1/4 e nunca tive vazamento.

Todas as conexões DMFIT são de 3/8 ". Tinha planejado usar tubo rígido em alguns trechos, mas estava (estou tendo) problema de vazamento nos engates. Acabei de comprar vários espigões DMFIT e mangueira trançada pra ver se resolvo isso. Nas fotos ali o tubo rígido conecta os dois cotovelos e a mangueira trançada se conecta nos engates por meio de espigão.
 
Todas as conexões DMFIT são de 3/8 ". Tinha planejado usar tubo rígido em alguns trechos, mas estava (estou tendo) problema de vazamento nos engates. Acabei de comprar vários espigões DMFIT e mangueira trançada pra ver se resolvo isso. Nas fotos ali o tubo rígido conecta os dois cotovelos e a mangueira trançada se conecta nos engates por meio de espigão.
E os vazamentos que vc identificou estão nas conexões rápidas dos Dmfit? Ou na parte dos espigões? Pq achei legal sua ideia de deixar essa parte fixa e só conectar engate rápido, mas se gera vazamento já nãos sei se não vale deixar o furo mesmo e passar a mangueira trançada direto por ele.

Minha grande dúvida também é: Quando não estiver usando o CO2 na geladeira e estiver, por exemplo, maturando uma breja, como não perder temperatura por esse furo. Tem alguma ideia? Eu mesmo, por vezes vou tirar o cilindro pra usar em uma chopeira de gelo (aquela feitas com cooler).
 
E os vazamentos que vc identificou estão nas conexões rápidas dos Dmfit? Ou na parte dos espigões? Pq achei legal sua ideia de deixar essa parte fixa e só conectar engate rápido, mas se gera vazamento já nãos sei se não vale deixar o furo mesmo e passar a mangueira trançada direto por ele.
Estou ficando louco com os vazamentos. Ontem eu coloquei todas as conexões DMFIT debaixo d'água, pressurizei a linha e não identifiquei vazamento algum. Quando instalei tudo no kegrator, depois de 20 min a pressão tinha zerado no manômetro. :(
Com o tubo rígido eu identifico o vazamento já na água.

Minha grande dúvida também é: Quando não estiver usando o CO2 na geladeira e estiver, por exemplo, maturando uma breja, como não perder temperatura por esse furo. Tem alguma ideia? Eu mesmo, por vezes vou tirar o cilindro pra usar em uma chopeira de gelo (aquela feitas com cooler).
Hoje a noite eu tiro fotos do esquema que eu fiz pra resolver estas questões. Mas com apenas uma conexão DMFIT vc dá jeito nisso. Tem um terminal cego que você pode colocar no tubo que sai do furo.
 
Po
Estou ficando louco com os vazamentos. Ontem eu coloquei todas as conexões DMFIT debaixo d'água, pressurizei a linha e não identifiquei vazamento algum. Quando instalei tudo no kegrator, depois de 20 min a pressão tinha zerado no manômetro. :(
Com o tubo rígido eu identifico o vazamento já na água.


Hoje a noite eu tiro fotos do esquema que eu fiz pra resolver estas questões. Mas com apenas uma conexão DMFIT vc dá jeito nisso. Tem um terminal cego que você pode colocar no tubo que sai do furo.
Cara, sensacional. Se puder tirar fotos desse terminal cego agradeço. Assim eu toco finalizar esse projeto.

Abs
 
Ainda não :(
Mas nos últimos dias não me dediquei muito nisso.
Quero ver se resolvo isso essa semana ainda.
Entendi. Depois conta pra gente se resolveu, por enquanto vou deixar o cilindro dentro da geladeira mesmo.
Você mora em SP? Onde compra as conexões e faz recarga de cilindro?
 
Entendi. Depois conta pra gente se resolveu, por enquanto vou deixar o cilindro dentro da geladeira mesmo.
Você mora em SP? Onde compra as conexões e faz recarga de cilindro?
O problema, na verdade, não está em tirar o cilindro da geladeira. Tá nas conexões mesmo. Talvez eu nem percebesse antes, pois deixava tudo ligado o tempo todo e, quem sabe, meu CO2 acabasse bem antes do devido. Eu sou de Curitiba e comprei as conexões em mais de uma loja.
Sábado vou nelas pra ver se consigo ajuda.
 
Boa tarde LARoxx
A troca foi feita por um técnico sim , necessita de nova carga de gás etc...R$ 200,00
O evaporador eu comprei no ML R$136,00 modelo crt08/12 frigobar Consul, ele está gelando mto bem,chega a 0 graus tranquilo.
Com realação a fiação, é só você retirar a parte plástica do teto (externa) e já consegue visualizar onde está passando.View attachment 119617

Vai perceber também que existe um espaço de aproximadamente 3,5 cm entre a tampa plástica externa e o teto que é somente espuma, devido a isso vai precisar fazer alguns calços para dar melhor sustentação e fixação a torre.
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Enfim ....View attachment 119619View attachment 119620
da um pouco de trabalho mas vale mto a pena pois vai ter bastante espaço
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Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Olá @MaS , por acaso você ainda tem no seu histórico de compras do ML o link deste evaporador (crto8/12)?
Tenho procurado, mas nunca encontro esta referência. O mais próximo que encontro é este: https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=5e47f650-e15e-4742-a8be-5b2efb5b6e10

Agradeço a ajuda desde já!!!
 
Apesar dos sites gringos estarem cheios de postagens sobre "builds" de kegerator (o termo é a junção de keg com refrigerator), não existe muita informação sobre transformação de frigobar em chopeira em bom português.

Na tentativa de retribuir aquilo que aprendi por aqui, segue meu projeto de transformação do RE120 num kegerator com torre e duas torneiras.

Deixo aqui meu agradecimento ao @fcamello, que me ajudou bastante no projeto, tirando um milhão de dúvidas, hahaha.

Esclarecimento importante: esse frigobar precisa ter o congelador dobrado para otimização do espaço e liberação do teto para furação. Isso quer dizer que você estará assumindo o risco de romper as linhas de freon e transformá-lo numa caixa de metal.

Entretanto, posso afirmar que meu procedimento de dobramento foi na força bruta e o duto aguentou muito bem.

Essa é a chopeira depois de pronta:

ZT1YGnE.jpg


Sem alterar a estrutura de isolamento das paredes laterais é possível acomodar um postmix de 10L, um de 19L e um cilindro de CO₂ de 2kg. Se você tiver afim de cavar o isolamento lateral dá para acomodar 2 postmix de 19L (não fiz isso).

Uma coisa interessante sobre o RE120 é que é muito fácil achá-lo a venda (semi novo). Olhando agora na OLX tem pelo menos 20 desses carinhas espalhados pelo Brasil.

Minha teoria é que as pessoas compram para usá-lo no quarto, mas quando percebem que ele faz uns ruídos decidem passá-lo para frente. Porém quem pretende deixá-lo em outro lugar (nosso caso, acredito eu, hahaha) não deve ter problema algum (ele faz muito menos barulho que uma geladeira comum).

Esse é o RE120 que comprei via OLX:

SylsUrB.jpg


Além do frigobar você vai precisar:

- Torre de chope com shank (rosca prolongada onde é fixada a torneira);
- Torneira de chope;
- Equipamentos para embarrilhamento (barril, cilindro de CO₂, mangueiras e conexões).

Eu adquiri alguns itens adicionais:

- Escovas para limpeza de mangueira e torneira;
- Tampa para torneira;
- Rosca para inserir em madeira e fazer alavanca personalizada para torneira;
- Cano de cobre com Te e isolamento;
- Cortador de tubo;
- Placa de acrílico;
- Fita aluminizada.

Ferramentas:

- Chave de torneira;
- Furadeira;
- Broca e serra copo;
- Lima.


Compras:

xSxuU4s.jpg


A torre, torneira e itens relacionados à torneira eu comprei nos EUA. Até cheguei a cotar na MEMO mas acabou não compensando, mesmo considerando os custos de importação.

Passo a passo da conversão:

1. Remover as prateleiras e suportes

2. Soltar, dobrar e reposicionar o congelador

Aqui é a parte que menos encontrei dicas, porque na verdade não há muito o que possa ser dito. Você vai ter que ter muita paciência e cuidado, dobrar os cantos e, aos poucos, girar até a posição correta.

Originalmente o congelador fica no formato de uma letra "C". Assim:

oSOZ6cS.jpg


O que você precisa fazer é:

- Desparafusar o termostato;
- Desparafusar o congelador e soltá-lo dos suportes;
- Levar a parte de baixo do congelador até a parede de trás, depois girá-lo no sentido anti-horário 90° e empurrar a parte que estava em cima para a parede do fundo.

No final a parte que estava em baixo termina na parede lateral direita e a parte de cima fica na parede do fundo.

Um efeito colateral dessa "abertura" do congelador é que mesmo com o termostato no mínimo a temperatura interna vai ficar na casa dos 0°, ou seja, se você prefere sua cerveja não tão gelada, ou não quer correr o risco de congelamento, tenha também um controlador de temperatura (eu comprei o BrewPi para usar o frigobar como câmara de fermentação também, mas isso é história para outro tópico).

O resultado deve ser algo parecido com isso:

EEydvwu.jpg


Vídeo do frigobar funcionando logo após eu tê-lo dobrado (perdão pelo vídeo na vertical):

[ame]

3. Cortar e isolar o cano de cobre;

Não tem segredo, procure uma loja de refrigeração que venda cobre rígido por metro e isolamento. Eu usei aqueles tipo "macarrão", mas dá pra usar poliuretano ou qualquer manta de isolamento.

A ideia aqui é se beneficiar do poder de condução do cobre para manter as mangueiras dentro da torre na mesma temperatura do frigobar. Dessa forma até mesmo a primeira tirada de chope vai sair sem espuma excessiva e gelado.

Há diversas formas de resolver a questão da temperatura das mangueiras na torre, mas essa do cobre foi a que considerei com melhor custo/benefício.

Não se esqueça de limar as bordas onde a mangueira vai passar, pois algumas rebarbas podem cortá-la.

(comprei um cortador de tubos para não ficar sofrendo com a serrinha)

XKwSu0o.jpg



4. Furar o teto

O posicionamento depende da sua preferência pessoal. Escolha um lugar adequado e marque onde irá furar.

Você terá que fazer os furos para os parafusos da torre e um ou mais buracos para o tubo de cobre/mangueiras.

Eu preferi fazer furos separados para cada cano e não um único furo grande (dica do @fcamello).

6du0PsT.jpg



5. Cortar e furar a placa de acrílico

Tenha uma ferramenta longa e com ponta para usar os furos do teto como molde para os furos da placa de acrílico.

A função dessa placa é servir de base para os parafusos da torre, já que o teto interno de plástico do RE120 não é lá muito resistente.

Outra coisa que eu fiz foi passar fita aluminizada nos buracos do cano de cobre para evitar qualquer tipo de umidade na espuma de isolamento que ficou exposta devido ao furo.

PYP4KBi.jpg



6. Montar a torre

Pronto, agora é só colocar tudo no lugar.

DotKKcd.jpg


Para que tudo fique acomodado certinho eu encomendei um tipo de mini bancada para o postmix de 19L e o cilindro de CO₂.

bNfMS59.jpg


Falta passar sanitizante nas linhas e checar por vazamentos, ah, e claro, plugar algum barril com homebrew, porque atualmente meus dois kegs tão vazios. :(


7. Bônus

Porca para você fazer suas próprias alavancas (tap handles):
http://www.homebrewing.org/Tap-Handle-Insert-Nut_p_3596.html


Matozo.. primeiro parabens pelo projeto !! Estou montando o meu kegerator baseado neste seu!

Poderia me informar as distâncias/medidas dos furos de fixacao torre no frigobar??
Estou montando uma torre improvisada e depois vou encomendar uma igual esta sua. Daí quero furar já nas medidas..

Brigadão!
 
Ficou show. QUanto PM vc usará? de Quantos litros?

Você conseguiu entortar o evaporador ainda conectado no motor ou tirou, entortou e soldaste de volta?
 
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