• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

tic 17

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rudi1

Member
Reaction score
2
Se faltar energia é necessário reconfigurar o tic 17 ou ele mantém a configuração ao voltar a energia ?

Alguém já instalou tic dentro da geladeira?
Pergunto isso pois o melhor jeito para controlar a minha geladeira será instalando o tic dentro dela.

Alguém já instalou tic dentro da geladeira?
Pergunto isso pois o melhor jeito para controlar a minha geladeira será instalando o tic dentro dela.

O problema é a umidade dentro dela, vc vai diminuir a vida útil dele drasticamente. Vc não pode passar o fio pela porta como todos fazem?

O problema é a umidade dentro dela, vc vai diminuir a vida útil dele drasticamente. Vc não pode passar o fio pela porta como todos fazem?

sem contar que de qualquer forma o fio de ir pra tomada vai ter que sair pela porta da geladeira, então é totalmente inviável, pois o fio da tomada é muito mais grosso que o do sensor

É justamente por conta dos fios que estou cogitando instalar dentro da geladeira.
A geladeira que vou usar é frost free. Por ser frost free ela possui um módulo de controle para gerenciar o tempo de degelo, intervalo entre degelos etc, eu queria manter o módulo energizado durante todo o tempo para que ele não se perca nos tempos de degelo. As instalações que vi do tic em frost free atuam hora desligando toda a geladeira, hora desligando o compressora. Eu pretendo fazer bem diferente, vou usar o tic instalado nesse módulo de controle, atuando na entrada onde deveria ser o sensor de temperatura da geladeira.
No caso de instalar fora da geladeira vou ter o fio do sensor do tic e mais 3 fios ligados ao tic. Além de atrapalhar a vedação a estética tb não ficará boa.
Instalando dentro da geladeira esse problema some.
Quando a alimentação do tic eu tenho de onde pegar dentro da geladeira ( da placa de controle)
Fica então apenas a preocupação quanto à umidade, Por isso que eu postei a pergunta. À princípio o refrigerador frost free retira a umidade de dentro dele, mas deixei a pergunta para ver se alguém teve problemas com isso.

É justamente por conta dos fios que estou cogitando instalar dentro da geladeira.
A geladeira que vou usar é frost free. Por ser frost free ela possui um módulo de controle para gerenciar o tempo de degelo, intervalo entre degelos etc, eu queria manter o módulo energizado durante todo o tempo para que ele não se perca nos tempos de degelo. As instalações que vi do tic em frost free atuam hora desligando toda a geladeira, hora desligando o compressora. Eu pretendo fazer bem diferente, vou usar o tic instalado nesse módulo de controle, atuando na entrada onde deveria ser o sensor de temperatura da geladeira.
No caso de instalar fora da geladeira vou ter o fio do sensor do tic e mais 3 fios ligados ao tic. Além de atrapalhar a vedação a estética tb não ficará boa.
Instalando dentro da geladeira esse problema some.
Quando a alimentação do tic eu tenho de onde pegar dentro da geladeira ( da placa de controle)
Fica então apenas a preocupação quanto à umidade, Por isso que eu postei a pergunta. À princípio o refrigerador frost free retira a umidade de dentro dele, mas deixei a pergunta para ver se alguém teve problemas com isso.

Nesse caso eu não sei mesmo... talvez vc passe um papel filme em volta do aparelho ( inclusive vem um com ele) para proteger.

Alguem utiliza freezer vertical frost free com controlador de temperatura?

A minha ideia é utilizar um Brastemp BVG24, alguem possui este modelo especificamente?

Obrigado.

@fabiobrum muito boa sua ideia! Qual o modelo da geladeira? Pode postar fotos dela e da placa de controle?

Quanto a ter problema o controlador dentro não tenho tanta segurança que não. Se você deixar um tempo a geladeira aberta, por exemplo, vai entrar ar com umidade e vai formar condensação. Se for vedar o aparelho pra não entrar umidade, é bom fazer em uma atmosfera sem umidade, senão você só vai isolar o ar úmido lá dentro e quando gelar vai condensar..

Segue a foto em anexo...
Pretendo criar outro tópico para mostrar a instalação que estou fazendo.
Mas resumindo a ideia é manter o controle da geladeira sempre ligado e usar o tic para " enganar" a parte que mede a temperatura.
A leitura de temperatura é feita por um termistor ( dispositivo que muda a resistência conforme a temperatura) o que irei fazer é desligar o sensor e no lugar ligar o TIC com 2 resistores fixos de valores distintos.
Um no contato NF e outro no contato NA. O do contato NA vai informar ao controle da geladeira que a temperatura está acima do desejado e o do contato NF informará que a temperatura está abaixo do desejado.
Em teoria Eu poderia usar só um resistor no contato NA, mas o controle da geladeira não aceita ser ligado com o terminal do resistor aberto, talvez seja por isso que o pessoal fala que não dá para instalar o tic direto no termostato de geladeiras frost free, bem pelo visto estão errados, é possível sim, só requer um pouco mais de trabalho.

Latest posts

Back