• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Tempo - duvida

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caiinhoh

Member
Reaction score
0
Fiz uma cerveja de trigo, e coloquei para fermentar. Eu esperava pelo menos 1 semana de fermentação, mas em 4 dias o airlock parou de borbulhar e a densidade chegou a esperada. O que fazer? deixo mais um tempo ou já posso colocar para maturar?

Qual a temperatura de inoculação e fermentação?
Quantos dias tu mediu a densidade?
Não necessariamente a FG esperada vai ser a real, A cerveja pode continuar atenuando. Pra saber se a atenuação realmente parou, a densidade deve ser a mesma durante ao menos uns 2 ou 3 dias.

Depois de ter certeza que a fermentação parou, deixar mais uns 3 ou 4 dias na temperatura de inoculação para que a levedura consuma alguns subprodutos do início da fermentação, e só depois baixar a temperatura.

Sugiro ler o tópico fixo de fermentação primária, secundária e maturação

Chegou na FG esperada e estabilizou?

Nem sempre a atenuação segue a risca.. mesmo ter chego na esperada, meça novamente no dia seguinte, se baixou, deixe mais tempo.. Quando for a mesma densidade 2 dias seguidos quer dizer que a fermentação já esta finalizada.

Outro ponto, é que não precisa se esquentar com "colocar pra maturar", a maturação começa logo que a fermentação acaba, independente de qualuqer coisa.
Então simplesmente deixa a cerveja ali por mais tempo, sem a necessidade de trocar de balde ou purgar o fermento.. só transfira quando for fazer o priming pra engarrafar.

abs

Fiz uma cerveja de trigo, e coloquei para fermentar. Eu esperava pelo menos 1 semana de fermentação, mas em 4 dias o airlock parou de borbulhar e a densidade chegou a esperada. O que fazer? deixo mais um tempo ou já posso colocar para maturar?
Já leste o tópico fixo sobre Fermentação Primária, Secundária, etc? Se não, recomendo que leia.

Tempo de fermentação, sinceramente, não interessa... não se fixe nisso. Vai levar o tempo que tiver que levar.... tempo de fermentação depende de um MONTE de coisas... e o que interessa é o resultado final, ou seja, o importante é se fermentou bem, com um quantidade correta, numa temperatura correta, com pouca variação, etc.

Abração,

Latest posts

Back