• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Temperatura do mosto sem inocular fermento

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rechvagner

Member
Reaction score
1
Bom dia, Srs!

Estou na minha 4ª brassagem e dessa vez resolvi arriscar propagação de leveduras. Porém iniciei a propagação 2 dias após a ter realizado a brassagem por dificuldades de encontrar o fermento.

Estou mantendo o mosto a 14°, temperatura que pretendo inocular o fermento. Minha dúvida é se estou arriscando muito manter esse mosto nesta temperatura sem inocular fermento por tanto tempo, considerando que a data prevista para finalizar a propagação será 5 dias após a brassagem.

Nesta temperatura a risco de contaminação?

Bom dia, Srs!

Estou na minha 4ª brassagem e dessa vez resolvi arriscar propagação de leveduras. Porém iniciei a propagação 2 dias após a ter realizado a brassagem por dificuldades de encontrar o fermento.

Estou mantendo o mosto a 14°, temperatura que pretendo inocular o fermento. Minha dúvida é se estou arriscando muito manter esse mosto nesta temperatura sem inocular fermento por tanto tempo, considerando que a data prevista para finalizar a propagação será 5 dias após a brassagem.

Nesta temperatura a risco de contaminação?
Sim, é arriscado.

Na verdade, eu não recomendaria nenhuma das duas coisas que você está planejando.

Quando terminamos a brassagem, o ideal é inocular o fermento o quanto antes. Fazer a brassagem no dia e inocular no outro, até vai, agora 5 dias? A chance de ter uma contaminação severa é grande.

Todo.... absolutamente todas as cervejas que fazemos, são contaminadas. A questão é que são contaminadas em níveis mínimos, usualmente porque logo que fazemos o mosto já inoculamos bilhões e bilhões de células, então a concorrência dentro do mosto é grande, fora o fato de que quando a fermentação começa, o pH dele baixa rapidamente, e tudo isso inibe o crescimento de bactérias. Ou seja, é uma guerra de Bilhões de um exército contra poucas células no outro exército, e normalmente o fermento vence. Se vc deixar o mosto livre sem fermento, as bactérias que entrarem podem se replicar absurdamente durante esses poucos dias, pois bactérias se reproduzem ainda mais rápido que leveduras.

Então...

1) O mais recomendado é sempre terminar a propagação o mais perto possível da brassagem, que seja 1 dia antes, e muitas teorias falam que é desejável que ela nem tenha acabado 100%, assim coloca-se o fermento totalmente ativo no novo mosto (eu particularmente não me preocupo com isso).

2) Deixar o mosto dias parado pra depois inocular? Nem pensar.... a chance de uma contaminação severa é muito grande já que bactérias todo o mosto tem em algum nível, porém, ele vai ficar exposto já que não vai ter uma "tropa" de protetores nele, ou seja, o fermento.

Abraço,

Grato Guenther!

Eu já estava preocupado, mas com suas palavras estou apavorado. São 50 litros de uma hefeweizen. Achei que conseguiria resolver tudo rapidinho e poder inocular no máximo em 2 dias. Cheguei a pensar em baixar a temperatura a próximo de 0° (não sei se isso ajudaria), mas também fiquei na certeza de que seria rápido e não valeria a pena depois esperar para a temperatura subir próximo a 16° novamente.

O jeito é entregar na mão do santo e ver no que vai dar.

Aproveitando...

Tenho 2 startes de 2,5 litros em andamento, sendo que em cada starter iniciei com aproximadamente 180 bilhões de células viáveis. Vale a pena interromper o starter levando em conta a teoria 1 por você citada? Mesmo com chances de não atenuar corretamente, mas a fim de evitar uma mega contaminação?

Aproveitando...

Tenho 2 startes de 2,5 litros em andamento, sendo que em cada starter iniciei com aproximadamente 180 bilhões de células viáveis. Vale a pena interromper o starter levando em conta a teoria 1 por você citada? Mesmo com chances de não atenuar corretamente, mas a fim de evitar uma mega contaminação?
Se o mosto já está pronto, eu pararia tudo agora e inocularia, ainda mais que é Weiss, um estilo onde geralmente underpitching não é grande problema.

Feito isso, eu me organizaria melhor para as próximas levas.

Se o mosto já está pronto, eu pararia tudo agora e inocularia, ainda mais que é Weiss, um estilo onde geralmente underpitching não é grande problema.
É o que farei. Vou inocular hoje.

Feito isso, eu me organizaria melhor para as próximas levas.
Certamente, nem precisa do puxão de orelha rsss.

Muito obrigado pela atenção.

Sucesso!

Guenther, bem como você previu. A cerveja já está perdida, com cheiro azedo parecido com vinhão, formação de espuma e um gosto também azedo misturado ao doce do mosto antes mesmo de eu ter inoculado o fermento.

Fiquei horas com aquele gosto azedo na boca. Apesar de estar fermentando agora, acho que não vale a pena nem gastar energia pra continuar a fermentação, vou fazer o descarte e partir pra outra.

Será que o fermentador pode ficar contaminado para próximas levas? Ou um bom banho de PAC e ele já está pronto pra outra?

Grato.

Guenther, bem como você previu. A cerveja já está perdida, com cheiro azedo parecido com vinhão, formação de espuma e um gosto também azedo misturado ao doce do mosto antes mesmo de eu ter inoculado o fermento.

Fiquei horas com aquele gosto azedo na boca. Apesar de estar fermentando agora, acho que não vale a pena nem gastar energia pra continuar a fermentação, vou fazer o descarte e partir pra outra.

Será que o fermentador pode ficar contaminado para próximas levas? Ou um bom banho de PAC e ele já está pronto pra outra?

Grato.
Desmonte tudo, lave, sanitize, e parta pra próxima.

Back