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sparge e eficiência

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O Guenther falou de uma leve homogeneização pelo movimento do líquido, mas no HBT americano nem disso o pessoal fala.

Basicamente, os relatos são que a troca do manifold engenhoso para a simples mangueira manteve ou até aumentou a eficiência.

"Think about it, if there is a 1 to 2 inch puddle of sparge water on top of the grain bed what is the manifold doing to help things? The obvious answer is nothing. The silicone tubing simply floats on top of the 1 to 2 inches of sparge water above the grain bed delivering more sparge water to maintain 1 to 2 inches."
 
O Guenther falou de uma leve homogeneização pelo movimento do líquido, mas no HBT americano nem disso o pessoal fala.

Basicamente, os relatos são que a troca do manifold engenhoso para a simples mangueira manteve ou até aumentou a eficiência.

"Think about it, if there is a 1 to 2 inch puddle of sparge water on top of the grain bed what is the manifold doing to help things? The obvious answer is nothing. The silicone tubing simply floats on top of the 1 to 2 inches of sparge water above the grain bed delivering more sparge water to maintain 1 to 2 inches."

Concordo.
Keep it simple!
 
Quando me referi a centrifugar, na verdade eu queria dizer uma circulação mais potente e não um whirlpool vigoroso.

Sds,

Fabiano da Mata

Fazer uma circulação vigorosa nesse caso não é bom, pode acabar sugando muito forte o mosto e fazendo com que as cascas dos grãos se compactem, daí entope tudo...
 
Naquele vídeo anterior quando ele começa a fazer o fly-sparge, o único "erro", digamos assim, é não ter feito uma recirculação antes.... fazendo a recirculação, os grãos assentariam melhor, e ele teria uma camada de mosto líquido de alguns cm acima da cama de grãos. Daquele jeito ali, certamente aqueles grãos de cima não estão sendo corretamente lavados................... no entanto... que fique bem claro... estou falando da "perfeição da técnica"... quase um exagero.

Bom, falando da vazão indicada..... o que eu costumo recomendar é simplesmente o seguinte: a recirculação com bomba deve ser tão forte desde que não entupa o seu sistema.

Simples assim.

A partir dessa premissa, cada cervejeiro deve conhecer e testar seu equipamento para averiguar o quão forte sua recirculação pode ser.... não existe regra de "litros por minuto".... pois todo equipamento é diferente do outro, sem falar no jeito que cada um faz cerveja.

Não existe A TÉCNICA melhor de todas..... a melhor técnica é aquela que promove o domínio do cervejeiro sobre o equipamento que está usando, e a previsibilidade do que vai acontecer. Qualquer técnica pode fazer a melhor cerveja do mundo, desde que bem executada.

Abraço,
 
Para parar o sparge, devo atingir o pre boil ... digamos que estou lavando os grãos, mantendo uma camada de uns 5 cm de mosto acima dos grãos ...

Ai vem as perguntas:

- É necessario que quando eu atingir o pre boil e interromper o processo que minha panela do mash/tun esteja vazia ou praticamente vazia? (quando a cama de grãos esta totalmente "seca")

- Existe algum problema (ou perda de eficiencia) quando eu atingir o pre-boil ainda ter um volume consideravel na panela de mash/tun?[/QUOTE]

Pessoal, minhas duvidas são parecidas com as citadas acima pelo Robocop:

1) Ao fazer o fly sparge, devo manter DURANTE TODO O TEMPO uns 3cm de água sobre a camada dos grãos, até atingir o volume desejado na panela fervura?

2) Quando falamos em lavagem excessiva, o que determina isso: tempo de lavagem muito longa? Muita água utilizada? Os dois fatores juntos? Qual tempo seria um tempo ideal para a lavagem fly sparge, sem que comprometa a eficiencia?

Abraço!
 
Essa era a imagem que eu tinham quando fazia Fly Sparge usando um filtro de mangueira em malha de inox, a qual era exatamente do tamanho da circunferência do funda da panela.

Hoje eu coloco um fundo falso apoiado em cima do filtro, e não tenho que mexer na cama de grãos. Uso uma bomba pra circular o mosto sempre que tenho que ligar o fogo para fazer uma rampa de temperatura.
A cama de grãos fica super compactada e sem caminhos preferenciais.
 

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Legal... e melhorou a eficiencia?

Pela foto ali a cama de grãos tem um sulco enorme no lado, devia estar drenando tudo por ali sem lavar os grãos...
 
Legal... e melhorou a eficiencia?

Pela foto ali a cama de grãos tem um sulco enorme no lado, devia estar drenando tudo por ali sem lavar os grãos...

Sim, melhorou muito!!! eficiência de 80%

Fiz o fundo falso com a tampa da panela! E uso uma bombinha chinesa, dessas de $15 , supostamente alimentícia.
 

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amigo, por gentileza, pode me enviar o link dessa bombinha?
 
Eu ando de olho numa dessas bombinhas de 15 dolares que suporte até 100 graus pra poder usar pro whirpool também. Estou de olho nessa: http://www.ebay.com/itm/High-Qualit.../221461196180?pt=BI_Pumps&hash=item33901dad94

Uma coisa que eu queria é poder ligar a bomba direto na válvula da panela, sem uma mangueira, utilizando a mangueira só na saída da bomba direto pra panela, que nem o Leo Matos mostrou nas fotos. É simples isso? Existem adaptadores de 1/2 polegada da torneira pra rosca de 20.3mm da bomba e também de 20.3mm da bomba para barbatana pra ligar mangueira ou algo assim?

Muito obrigado!
Abraços!
 
Falando em sparge e eficiência, usar água direto da rede, sem filtrar nem tratar pode influenciar diretamente na eficiência?
Fiz uma brassagem no último final de semana com água da rede e mesmo com mostura de 90 min e fly sparge bem lento tive eficiência de 60%.
 
amigo, por gentileza, pode me enviar o link dessa bombinha?

Somos dois querendo. :mug:


Então rapaziada, o link eu não tem mais.. mas comprei duas no Aliexpress. paguei $15,95 com frete grátis em cada.
além de fontes 12v 1.5A para cada por $3,5.

Foda é ver na Lamas e outros sites vendendo essa mesma bomba por R$130!

Testei para fazer whirlpool em 40l de mosto, mas ela não tem força pra isso.. mas circula perfeitamente.

Outra coisa que a utilizo é para transportar o mosto para o fermentador, deixo a vazão da válvula da panela bem fraca, com isso a bomba consegue oxigenar o mosto.
 
Falando em sparge e eficiência, usar água direto da rede, sem filtrar nem tratar pode influenciar diretamente na eficiência?
Fiz uma brassagem no último final de semana com água da rede e mesmo com mostura de 90 min e fly sparge bem lento tive eficiência de 60%.
Davi, provavelmente deve ser em função do pH, que deve estar entre 6,5 e 7,0. Tente corrigir para 5,0-5,5 e veja a diferença.
 
Falando em sparge e eficiência, usar água direto da rede, sem filtrar nem tratar pode influenciar diretamente na eficiência?
Fiz uma brassagem no último final de semana com água da rede e mesmo com mostura de 90 min e fly sparge bem lento tive eficiência de 60%.
Davi, provavelmente deve ser em função do pH, que deve estar entre 6,5 e 7,0. Tente corrigir para 5,0-5,5 e veja a diferença.
 
Falando em sparge e eficiência, usar água direto da rede, sem filtrar nem tratar pode influenciar diretamente na eficiência?
Fiz uma brassagem no último final de semana com água da rede e mesmo com mostura de 90 min e fly sparge bem lento tive eficiência de 60%.

Depende, a água da rede pode ter n composições, como qualquer tipo de água... Como o colega citou acima, pH do mosto pode ser um problema, mas não adianta medir o pH da água, tem que medir do mosto, porque o da água pode ser alterado conforme a composição mineral dela. Acho que o fato de não filtrar não deve ter influência sobre isso. Mas filtre a agua da rede!
 
Se medir o ph da água na mostura e obter um valor mais alto que o ideal, como ajustar? Qual produto usar? E a água da lavagem também deve ser ajustado o ph?
 
Eu uso acido latico ou citrico. Importante tbm o pH da água de lavagem dentro dessa faixa entre 5,0-5,5.
 
Necessidade nenhuma, pelo contrário. Com fundo falso, ao contrário do que se vê em 90% dos textos brasileiros e "receitas" da internet, o ideal é NÃO TOCAR nunca na cama de grãos, pois isso destrói a formação dela, pressiona cascas nos furos, etc.

Com fundo falso, o ideal é SÓ recircular o mosto filtrado quando o fogo estiver aceso. Isso faz com que as partículas pequenas que estão lá no fundo perto do fundo falso PASSEM por ele, e então, quando o mosto é devolvido por cima, essas partículas pequenas ficam presas na parte de cima da cama de grãos, fazendo com que lá embaixo fiquem só as cascas grandes, formando um filtro natural perfeito, e gerando grande eficiência.

Nesse caso, é extremamente usar lavagem contínua, costumeiramente chamado de Fly/Continuous Sparge, justamente para não mexer na cama de grãos. Além de ser talvez a melhor técnica, é a mais fácil de todas depois que se estabiliza o processo.

Abraço,

Guenther, e se eu mexer o mosto somente quando estiver com o fogo ligado, e depois fazer uma recirculação mais demorada, em torno de 1 hora, aí sim sem mexer o mosto ? Provavelmente conseguirei uma boa filtragem. Não?

Minha dúvida surgiu porque na minha última brassagem tentei seguir seu conselho, porém, ao contrário de você eu não consegui manter a temperatura da brassagem por 1 hora e meia. De 20 em 20 minutos eu tinha que ligar o fogo para aumentar a temperatura que teimava em cair mesmo com a panela de alumínio tampada. Pois bem, enquanto eu ligava o fogo tentei recircular o mosto, mas minha bomba de recirculação esquentou demais e parou. Aí tive que mexer a cama de grãos com a pá quase encostando no fundo falso para fazer com que o mosto abaixo dele também circulasse. Tentei compensar a "destruição" da cama de grãos com uma recirculação após o mashout mais demorada. Com essa alternativa eu consegui criar novamente a cama de grãos e realizar uma boa filtragem.
 
Blz pessoal, to pensando en fazer minha primeira brasagem com a técnica no sparge. Pois li vários relatos que melhora a qualidade da breja, apesar da perda de eficiência que deve ser compensada com a adição de mais mais.
Porém o ideal seis fazer o mash com a proporção de 2,5l/kg de malte. Sendo assim o ideal seria adicionar o restante da água após o mash out, certo?
Minha dúvida é se passo adicionar essa água a temperatura ambiente ou devo aquece lá a 78 graus?

Valeu galera
 
Guenther, e se eu mexer o mosto somente quando estiver com o fogo ligado, e depois do mashout fazer uma recirculação mais demorada, em torno de 1 hora, aí sim sem mexer o mosto ? Provavelmente conseguirei uma boa filtragem. Não?

Minha dúvida surgiu porque na minha última brassagem tentei seguir seu conselho, porém, ao contrário de você eu não consegui manter a temperatura da brassagem por 1 hora e meia. De 20 em 20 minutos eu tinha que ligar o fogo para aumentar a temperatura que teimava em cair mesmo com a panela de alumínio tampada. Pois bem, enquanto eu ligava o fogo tentei recircular o mosto, mas minha bomba de recirculação esquentou demais e parou. Aí tive que mexer a cama de grãos com a pá quase encostando no fundo falso para fazer com que o mosto abaixo dele também circulasse. Tentei compensar a "destruição" da cama de grãos com uma recirculação após o mashout mais demorada. Com essa alternativa eu consegui criar novamente a cama de grãos e realizar uma boa filtragem.


Oi Guenther, gostaria de uma opinião sua.

Obrigado.
 
A consequência do que acontece internamente na panela de tu usa bazooka, faz fly sparge, e não mexe o malte, é o que mostra na imagem a seguir.

Veja a diferença entre como o mosto flui na panela durante um fly sparge nos diferentes tipos de filtro, sendo A o fundo falso, e C uma bazooka.

Além disso, usando bazooka, é obrigatório mexer o malte caso faça rampas de temperatura com fogo direto, se não o malte no fundo pode queimar. Recirculação sozinha, nesse caso, não adianta.

figure4.gif

Bom dia galera, analisando esses desenhos postados pelo guenther, restou uma dúvida. Utilizou fundo falso, porém, diferente do modelo americano, que possui um acesso invertido pelo meio do mesmo até a saída da panela. A minha panela tem somente a torneira em um dos cantos.

Eu teria alguma melhora de lavagem e consequentemente eficiência se fizesse uma extensão da torneira até o meio da panela? Como no modelo americano?
 
Bom dia galera, analisando esses desenhos postados pelo guenther, restou uma dúvida. Utilizou fundo falso, porém, diferente do modelo americano, que possui um acesso invertido pelo meio do mesmo até a saída da panela. A minha panela tem somente a torneira em um dos cantos.

Eu teria alguma melhora de lavagem e consequentemente eficiência se fizesse uma extensão da torneira até o meio da panela? Como no modelo americano?

Sim, pois teria um fluxo mais bem distribuido
 
Eu teria alguma melhora de lavagem e consequentemente eficiência se fizesse uma extensão da torneira até o meio da panela? Como no modelo americano?

A menos que a vedação lateral do seu fundo falso não seja boa e a velocidade de transferência seja muito alta, não deve dar muita diferença. Para vazões pequenas, como costuma acontecer na lavagem, não deve ser um problema.
 
Bom, falando da vazão indicada..... o que eu costumo recomendar é simplesmente o seguinte: a recirculação com bomba deve ser tão forte desde que não entupa o seu sistema.

Boa noite, Guenther. Revivendo esta sua recomendação, recentemente alterei meu equipamento (panelas de 28 L) colocando fundo falso e recirculação constante com bomba chugger durante a mosturação com uma mangueira sobre a cama de grãos voltada com o fluxo para a lateral da panela, criando um whirlpool semelhante ao que aparece num vídeo de teste de um equipamento de 10L que você postou. O que acontece é que usando a recirculação no máximo da vazão da bomba, o whirlpool fica tão forte que acaba criando um "vale" na cama de grãos ao redor das laterais da panela levando a formação de um "morro" de grãos concentrado no meio da panela. Imagino que isso acabe atrapalhando na busca por uma lavagem homogênea pelo fly-sparge e acabo com uma eficiência abaixo do que gostaria, na casa dos 64-66% (já revi cuidadosamente outras variáveis que pudessem melhorar a eficiência geral do processo e tendo a colocar a culpa na lavagem).

Você acharia aconselhável, neste meu caso, diminuir a vazão da recirculação na saída da bomba para evitar a formação desse "morro" de grãos?

Agradeço desde já!

Um abraço,

Chico Mello
 
Boa noite, Guenther. Revivendo esta sua recomendação, recentemente alterei meu equipamento (panelas de 28 L) colocando fundo falso e recirculação constante com bomba chugger durante a mosturação com uma mangueira sobre a cama de grãos voltada com o fluxo para a lateral da panela, criando um whirlpool semelhante ao que aparece num vídeo de teste de um equipamento de 10L que você postou. O que acontece é que usando a recirculação no máximo da vazão da bomba, o whirlpool fica tão forte que acaba criando um "vale" na cama de grãos ao redor das laterais da panela levando a formação de um "morro" de grãos concentrado no meio da panela. Imagino que isso acabe atrapalhando na busca por uma lavagem homogênea pelo fly-sparge e acabo com uma eficiência abaixo do que gostaria, na casa dos 64-66% (já revi cuidadosamente outras variáveis que pudessem melhorar a eficiência geral do processo e tendo a colocar a culpa na lavagem).

Você acharia aconselhável, neste meu caso, diminuir a vazão da recirculação na saída da bomba para evitar a formação desse "morro" de grãos?

Agradeço desde já!

Um abraço,

Chico Mello
Bom, primeira coisa..... pra que serve a recirculação constante durante toda a mosturação? Por um único motivo.... para homogeneizar a temperatura QUANDO temos um sistema que liga/desliga o aquecimento sozinho, automaticamente.

Agora, se não usa isso..... pra que serve recircular constantemente durante toda a mosturação? Pra nada.

A clarificação não será melhor do que recircular com bomba somente durante a rampa de mash-out final.

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Sobre recircular tão forte quanto possível, desde que não entupa, isso continua sendo verdade.... pois só gera benefícios gerais.

O seu problema do retorno do líquido causar um "buraco" perto da parede da panela é OUTRO problema...... é algo causado por outros fatores, como o tipo de panela, a posição da mangueira, a quantidade de água que utiliza, etc. Nesse caso, você mesmo tem que decidir como resolver ao seu gosto.

Já tive esse "problema" várias vezes em equipamentos diferentes, e adivinhe como resolvi? De várias formas diferentes... conforme eu preferia para aquele caso.

Em alguns casos simplesmente diminui a vazão, em outros, simplesmente reposicionei a mangueira. Em outros, coloquei uma tela de inox por cima da cama de grãos, fazendo com que o formato dela não mudasse (como se fosse um fundo falso sobre a cama de grãos, etc).

Ou seja, ao pensar sobre o um problema, tem que focar NO PROBLEMA..... o problema é o buraco, não a recirculação forte. A recirculação forte causa o buraco porque o líquido bate forte nela...... e é isso que precisa ser resolvido.... ou seja, fazer com que o fluxo de líquido não abra um buraco na cama de grãos. Como resolver? Tem dezenas de formas... aí o cervejeiro que precisa escolher a solução que preferir. Não existe 100% certo.

Abração,
 
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