Boa noite, Guenther. Revivendo esta sua recomendação, recentemente alterei meu equipamento (panelas de 28 L) colocando fundo falso e recirculação constante com bomba chugger durante a mosturação com uma mangueira sobre a cama de grãos voltada com o fluxo para a lateral da panela, criando um whirlpool semelhante ao que aparece num vídeo de teste de um equipamento de 10L que você postou. O que acontece é que usando a recirculação no máximo da vazão da bomba, o whirlpool fica tão forte que acaba criando um "vale" na cama de grãos ao redor das laterais da panela levando a formação de um "morro" de grãos concentrado no meio da panela. Imagino que isso acabe atrapalhando na busca por uma lavagem homogênea pelo fly-sparge e acabo com uma eficiência abaixo do que gostaria, na casa dos 64-66% (já revi cuidadosamente outras variáveis que pudessem melhorar a eficiência geral do processo e tendo a colocar a culpa na lavagem).
Você acharia aconselhável, neste meu caso, diminuir a vazão da recirculação na saída da bomba para evitar a formação desse "morro" de grãos?
Agradeço desde já!
Um abraço,
Chico Mello
Bom, primeira coisa..... pra que serve a recirculação constante durante toda a mosturação? Por um único motivo.... para homogeneizar a temperatura QUANDO temos um sistema que liga/desliga o aquecimento sozinho, automaticamente.
Agora, se não usa isso..... pra que serve recircular constantemente durante toda a mosturação? Pra nada.
A clarificação não será melhor do que recircular com bomba somente durante a rampa de mash-out final.
-----
Sobre recircular tão forte quanto possível, desde que não entupa, isso continua sendo verdade.... pois só gera benefícios gerais.
O seu problema do retorno do líquido causar um "buraco" perto da parede da panela é OUTRO problema...... é algo causado por outros fatores, como o tipo de panela, a posição da mangueira, a quantidade de água que utiliza, etc. Nesse caso, você mesmo tem que decidir como resolver ao seu gosto.
Já tive esse "problema" várias vezes em equipamentos diferentes, e adivinhe como resolvi? De várias formas diferentes... conforme eu preferia para aquele caso.
Em alguns casos simplesmente diminui a vazão, em outros, simplesmente reposicionei a mangueira. Em outros, coloquei uma tela de inox por cima da cama de grãos, fazendo com que o formato dela não mudasse (como se fosse um fundo falso sobre a cama de grãos, etc).
Ou seja, ao pensar sobre o um problema, tem que focar NO PROBLEMA..... o problema é o buraco, não a recirculação forte. A recirculação forte causa o buraco porque o líquido bate forte nela...... e é isso que precisa ser resolvido.... ou seja, fazer com que o fluxo de líquido não abra um buraco na cama de grãos. Como resolver? Tem dezenas de formas... aí o cervejeiro que precisa escolher a solução que preferir. Não existe 100% certo.
Abração,