Galera, boa tarde.
Começo a fazer breja sozinho esse mês. Trabalhei numa fábrica de cerveja artesanal e me interessei bastante pelo assunto tendo em vista que nunca havia tido contato com o mundo das cervejas artesanais. Trabalhei bastante pois a fábrica tinha acabado de abrir e acabei aprendendo quase todos os processos. Moagem, produção, fermentação, carbonatação, envase, pasteurização.. Só que tenhos algumas dúvidas que gostaria que vcs, membros mais experientes pudessem me ajudar.
1 - Penso em só comprar uma panela, e usar nela Grain Bag. E nela fazer a brassagem já com a bazooka, depois a filtragem e na mesma panela partir para a fervura. Isso é válido, ou preciso realmente de 2 panelas?
2 - Na refermentação, é bom passar para outro balde limpo?
3- No primming, é melhor fazer em cada garrafa ou já coloca o volume todo no balde?
4- É realmente necessário a hidratação da levedura? Ou posso colocá-la seca mesmo?
5- Na fábrica que trabalhei, havíamos um problema muito grande com pasteurização. Esquentávamos muito a água e não conseguíamos abaixá-la com uma grande eficiencia, fazendo com que a cerveja caramelizasse demais e deixasse um mel muito pesado no retrogosto. Depois de várias consultas e testes, conseguimos achar um ponto de equilibrio tanto na temperatura quanto no tempo de resfritamento da água. Agora, pergunto a vcs, qual a temperatura e o tempo ideal para se pasteurizar uma cerveja feita em casa?
No mais por enquanto são essas as dúvidas. A partir do momento que começar a fazer mais levas acredito que surgirão mais. Abraços a todos.
Pedro