Para sanitizar fermentador, pá, voil, termômetro e tudo o mais que vier entrar em contato com o mosto depois da fervura, eu uso álcool 70%.
Mangueiras de silicone, eu fervo na chaleira.
O auto-syphon, que se esfarela caso tu passe álcool nele, eu uso iodo (Kalyclean S390), vencido em outubro do ano passado (quase 1 ano vencido). Uso 1ml p/ 1 litro de água da torneira. Mesmo assim fica um cheiro muito forte de iodo, aí eu me encabreiro e acabo enxagüando o auto-syphon com água da torneira mesmo. Tenho dúvidas se isso tem alguma eficiência, até mesmo pq o iodo tá vencido, e também devido ao fato de lavar depois com água da torneira. Acho brabo que contamine assim, até porque a água da Corsan aqui na Praia do Cassino é cheia de cloro. Lavo pq fico cabreiro de ficar algum resquício ou cheiro de iodo, que é forte pra burro esse negócio. O que vocês acham?
Esse que é o problema com esses sanitizantes. A data de validade é muito curta e vem muito na embalagem. Esse 1 litro de S390, não cheguei a usar nem 50ml dele. Tô aqui com o tubão quase cheio (e vencido). Ruim isso! Acho foda usar o negócio vencido, mas p*, tenho quase 1 litro desse treco! Será que tô fazendo muito errado ou não dá nada?
Quanto às garrafas: eu lavo imediatamente após beber e deixo escorrendo. As comerciais, beleza, sempre ficam limpinhas. As que a gente já usou pra engarrafar, às vezes ficam com uma mancha de fermento no fundo. Aí eu deixo de molho por uns dias com detergente clorado (Kalyclean S330), só o fundo, numa concentração de 2% a 3% (20g a 30g p/ 1 litro de água).
No dia de engarrafar, eu encho elas com água fervente, deixo ali um minuto no máximo, e depois escorro. Também tenho minhas dúvidas da eficiência dessa "esterilização". Essa, pra mim, é parte mais medonha do processo… sempre queimo os dedos…
Nunca tive leva contaminada.
Acho muito toscas essas minhas práticas sanitizantes e gostaria de.. passar de fase…..
Abraços
Rodrigo