Tiago
Well-Known Member
- Reaction score
- 1,327
Tiago, existem estudos comparando a eficácia do álcool 70 com outros sanitizantes... já li bastante coisa sobre isso mas sinceramente não tenho links agora, a não ser: http://pt.wikipedia.org/wiki/Álcool_70
Além disso, o álcool 70 pra ser realmente efetivo, segundos alguns médicos e funcionários de hospitais que já conversei (segundo estudos que eles me disseram que existem, mas que eu não li) precisa de atrito na superfície, coisa que não fizemos na produção de cerveja.
Quanto ao argumento de "nunca tive problemas", tu bem sabes que isso pode ser um clássico falso positivo. Tenho um amigo que nunca sanitiza as garrafas dele, nem ferve o priming, e de fato, o cara nunca teve nenhuma contaminação.
Abraço,
Tem razão, pode ser mesmo um falso positivo, mas isso poderia ser em qualquer caso...
Sabia do alcool como sanitizante de superficies e equipamentos em laboratorios de microbiologia. Deduzi a partir disso que fosse um bom sanitizante.
Nunca li documentos comparativos entre os sanitizantes, uma vez li um sobre o alcool só, que relacionava o poder ou tempo de sanitização com a concentração dele, faz tempo nao lembro se falava do espectro de ação dele, vou ver se encontro depois...
Abraço