• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Sanitização das garrafas com água fervente

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Tiago, existem estudos comparando a eficácia do álcool 70 com outros sanitizantes... já li bastante coisa sobre isso mas sinceramente não tenho links agora, a não ser: http://pt.wikipedia.org/wiki/Álcool_70

Além disso, o álcool 70 pra ser realmente efetivo, segundos alguns médicos e funcionários de hospitais que já conversei (segundo estudos que eles me disseram que existem, mas que eu não li) precisa de atrito na superfície, coisa que não fizemos na produção de cerveja.

Quanto ao argumento de "nunca tive problemas", tu bem sabes que isso pode ser um clássico falso positivo. Tenho um amigo que nunca sanitiza as garrafas dele, nem ferve o priming, e de fato, o cara nunca teve nenhuma contaminação.

Abraço,

Tem razão, pode ser mesmo um falso positivo, mas isso poderia ser em qualquer caso...

Sabia do alcool como sanitizante de superficies e equipamentos em laboratorios de microbiologia. Deduzi a partir disso que fosse um bom sanitizante.

Nunca li documentos comparativos entre os sanitizantes, uma vez li um sobre o alcool só, que relacionava o poder ou tempo de sanitização com a concentração dele, faz tempo nao lembro se falava do espectro de ação dele, vou ver se encontro depois...

Abraço

Um sanitizante que está sendo utilizado em hospitais e que, segundo alguns prospectos, é EXCELENTE, é a tal de biguanida. Ganhei um frasco de um amigo mas ainda não utilizei.

Eae galera...sou novo nas brassagem e nessas primeiras a técnica que utilizei pra sanitizar as garrafas foi de apenas lavar com um jato de água com o auxilio daquelas torneiras de jato da WE e depois utilizar o iodofor, deixando as garrafas imersas durante uns 5min numa bacia com 20lts de agua e 20ml de iodofor. Essa técnica seria eficiente? Valeu

Eae galera...sou novo nas brassagem e nessas primeiras a técnica que utilizei pra sanitizar as garrafas foi de apenas lavar com um jato de água com o auxilio daquelas torneiras de jato da WE e depois utilizar o iodofor, deixando as garrafas imersas durante uns 5min numa bacia com 20lts de agua e 20ml de iodofor. Essa técnica seria eficiente? Valeu

Sim, se as garrafas não tinham sujeira incrustada nem nada do tipo, vc foi eficiente na sanitização.

Nem é necessário deixar as garrafas imersas por tanto tempo. Se vc quiser, apenas borrifar iodofor dentro da garrafa, molhando toda a superfície interna ja é o suficiente.

Abraço

Borrifar eu particularmente não considero uma técnica recomendada porque não há certeza que atinge toda a superfície.

Uma bem fácil é simplesmente fazer solução para uma garrafa cheia, e ir despejando o conteúdo de uma pra outra em cima de um balde pra não molhar tudo.

Abraço,

Borrifar eu particularmente não considero uma técnica recomendada porque não há certeza que atinge toda a superfície.

Uma bem fácil é simplesmente fazer solução para uma garrafa cheia, e ir despejando o conteúdo de uma pra outra em cima de um balde pra não molhar tudo.

Abraço,

Bom, com uma borrifada realmente, mas com umas 4 ou 5 e girando a garrafa não tem erro... chega a sobrar no fundo que na escorrida cobre toda superfície de novo...

Mas realmente, passar de uma pra outra a solução como tu indicou, ou até mesmo afogar uma garrafa e depois despejar de volta o sanitizante num balde é mais fácil...

Mais facil ainda só um vinator, em 1 minuto tem umas 50 garrafas sanitizadas...

Sem dúvida, vinator foi umas melhores compras que já fiz, e o cabide pra 90 garrafas também. :)

Um sanitizante que está sendo utilizado em hospitais e que, segundo alguns prospectos, é EXCELENTE, é a tal de biguanida. Ganhei um frasco de um amigo mas ainda não utilizei.

Então Guenther, já utilizasse o sanitizante?
Em pesquisa encontrei esse artigo sobre seu uso em indústria cervejeira, não sei se já conhecia
http://www.uss.br/pages/revistas/revistateccen/V3N12010/artigo05.pdf

O que me chamou a atenção foi que durante o artigo ele fala que a Biguanida é um sanitizante que necessita de enxague.
No rótulo vem alguma instrução?

Ao invés da arvore, eu uso as gavetas do freezer, de cabeça para baixo, para colocar as garrafas depois de passar no vinator. cabem umas 20 garrafas por gaveta, que cabem certinha em cima da minha pia.

Eu uso PAC 200 para sanitização. Coloco o PAC em um balde de limpeza e deixo as garrafas mergulhadas por 10 a 15 minutos. Tenho algumas dúvidas simples em relação a isso:

1) Preciso deixar todo esse tempo as garrafas mergulhadas ou só preciso mergulhar a garrafa e retirar o líquido?
2) Devo passar água corrente após a sanitização para retirar possíveis resíduos do PAC?
3) A garrafa precisa estar TOTALMENTE seca antes da cerveja ser colocada?

Eu uso PAC 200 para sanitização. Coloco o PAC em um balde de limpeza e deixo as garrafas mergulhadas por 10 a 15 minutos. Tenho algumas dúvidas simples em relação a isso:

1) Preciso deixar todo esse tempo as garrafas mergulhadas ou só preciso mergulhar a garrafa e retirar o líquido?
2) Devo passar água corrente após a sanitização para retirar possíveis resíduos do PAC?
3) A garrafa precisa estar TOTALMENTE seca antes da cerveja ser colocada?

1 - o recomendado é no mínimo 10 minutos, falam até em 15.
2 - Nunca se deve lavar após sanitização, se não vai contaminar novamente. Algumas pessoas com outros produtos constumam lavar com água fervente, mas totalmente desnecessário nesse caso e ainda com risco de contaminação. Mas é importante usar a diluição recomendada do PAC, se utilizar mais vai ter riscos de ficar tóxica tua cerveja.
3- Escorre o líquido que ficar pra não deixar excesso, não precisa secar totalmente.

O Lamas tem essas descrições no produto: http://loja.lamasbrewshop.com.br/limpeza-sanitizacao/pac-200-peracetico-sanitizante.html

Então Guenther, já utilizasse o sanitizante?
Em pesquisa encontrei esse artigo sobre seu uso em indústria cervejeira, não sei se já conhecia
http://www.uss.br/pages/revistas/revistateccen/V3N12010/artigo05.pdf

O que me chamou a atenção foi que durante o artigo ele fala que a Biguanida é um sanitizante que necessita de enxague.
No rótulo vem alguma instrução?
Cara, não.... e nem vou usar.

Umas 150 levas com zero contaminação utilizando iodofor me prendem psicologicamente a ele, fora todas as vantagens de comodidade comparado ao ácido peracético, e eu conhecimento de causa. :)

Notem que o produto usado para a sanitização sem enxágüe é o Iodofor ou Biofor. Que não é a mesma coisa que a tintura de iodo vendida em farmácias!

Notem que o produto usado para a sanitização sem enxágüe é o Iodofor ou Biofor. Que não é a mesma coisa que a tintura de iodo vendida em farmácias!
O que interessa no fim das contas é a proporção de iodo livre.

Iodo FOR, só quer dizer que é um iodo, mais um solubilizante, mais um detergente (usualmente).

O que interessa no fim das contas é a proporção de iodo livre.

Iodo FOR, só quer dizer que é um iodo, mais um solubilizante, mais um detergente (usualmente).

Então não existe problema em sanitizar as garrafas (e equipamentos) usando tintura de iodo 2% vendida em farmácias?
E a diluição seria a mesma do iodofor (1ml/L)?

Por isso que eu disse.... o que importa é quantidade de iodo livre.

A solução precisa ficar em torno de 12,5 a 25 ppm de iodo livre (ppm = partes por milhão = mg por litro).

Ou seja, pra calcular a quantidade correta...... tem que fazer os cálculos.

No caso do Iodofor, é em torno de 0,87ml por litro para 12,5ppm. Para tintura... não sei.. só calculando.

No entanto.... eu nunca usaria tintura.... pois existe Iodofor que é baratíssimo... e largamente utilizado.

ABraço,

É necessário que as garrafas estejam totalmente secas para o envase?
Uso Biofor e acabo me preocupando com o tempo que leva para secar.

É necessário que as garrafas estejam totalmente secas para o envase?
Uso Biofor e acabo me preocupando com o tempo que leva para secar.

Não é necessário que estejam totalmente secas, basta deixá-las escorrendo para sair o excesso da solução.
Abraço!

Qual é a real vantagem do "Star San"???

Pergunto isso porque ele é quase 6X mais caro que o Biofor...

Olá Correas,
Eu passei a usar StarSan a um tempo pelo simples fato do rendimento e eficiência. Vc pode reutilizar o liquido a qqr momento de novo. Eu uso ele com borrifador e reaproveito.
O grande problema do StarSan é o custo do envio para o BR.
Espuma de StarSan dentro da garrafa não interfere na cerveja já que foi feito para sanitizar garrafa, etc de cerveja.

Medida StarSan:
1,6ml = 1L de água. Onde 20 segundos sanitiza.
Ou seja, tenho um frasco de StarSan de ~ 950ml (32oz) Logo:
950 / 1,6 = ~590L ( vou encher meu borrifador 590x isso se não reutilizar )

O Iodophor tenho tbm, mas noto (acho) que perde sua eficiência depois de algumas horas. Uso ele para grandes quantidades de sanitizantes qdo necessário.

Peracético eu não gosto. Mas tenho ele para algumas situações isoladas.

abcs!

Cara, te respondendo com toda a sinceridade que tu provavelmente queres.... sim, tu estás tendo um trabalho do @#$@# sem precisar.

Seja usando Iodophor, ácido peracético ou alcool 70, bastaria ter poucos litros do sanitizante, encher UMA garrafa, e então despejar uma na outra (esvaziando a anterior) até ter passado sanitizante em todas, e então deixar escorrer e pronto, sem enxaguar.

Bem mais fácil, né?

Já fiz isso que tu fez no começo, já usei vapor (e quebrei algumas garrafas) até me dar conta das técnicas mais fáceis.

Se tu usar um Vinator, que já tem pra vender no Brasil, aí a coisa fica absurdamente mais fácil (http://ecommerce.lamasbrewshop.com....uto_6387_9879_Lavador-Sanitizador-de-Garrafas) pois basta colocar um pouco de sanitizante no recipiente, e pressionar 2 ou 3 vezes a garrafa nele..... ele "cospe" sanitizante pra cima, sanitiza a garrafa, e o sanitizante volta pro recipiente, reaproveitando tudo. Eu recomendo MUITO!

Abração!

Guenther, boa tarde.

Sou novo no fórum e peço desculpas por reativar um tópico antigo.

Gostaria de saber se, utilizando esta técnica que você descreve acima para sanitizar garrafas utilizando ácido peracético (passando o líquido de uma para outra), é necessário aguardar algum tempo entre cada transferência para que o ativo esteja em contato com o interior da garrafa ou posso simplesmente passar o líquido pela garrafa e já colocá-la para escorrer logo em seguida.

Obrigado e um abraço,
Stefano

Guenther, boa tarde.

Sou novo no fórum e peço desculpas por reativar um tópico antigo.

Gostaria de saber se, utilizando esta técnica que você descreve acima para sanitizar garrafas utilizando ácido peracético (passando o líquido de uma para outra), é necessário aguardar algum tempo entre cada transferência para que o ativo esteja em contato com o interior da garrafa ou posso simplesmente passar o líquido pela garrafa e já colocá-la para escorrer logo em seguida.

Obrigado e um abraço,
Stefano
Não precisa aguardar nada, o importante é que a superfície interna da garrafa tenha entrado em contato com o sanitizante, depois é só aguardar fazer efeito.

Abraço,

Olá Stefano,
Apenas para agregar o que nosso colega Guenther disse.

O Ácido peracético tem mais efeito sanitizante quando usado água quente. Ele precisa de alguns segundos ou minutos dependendo do quanto está contaminado a garrafa, o tipo de contaminação e a concentração que vc. esta usando dele diluído em água... portanto é difícil de estimar um tempo específico para todos os casos. Se a garrafa estiver com sujeira grudada, provavelmente não conseguira sanitizar totalmente a garrafa...

Nota:
Eu, particularmente não uso A.P. Utilizo atualmente para grandes quantidade de água o "iodofor" na concentração correta e "StarSan" para última lavagem/ pequenas quantidades.
Tbm utilizo Soda Cáustica como desincrustante (com todas medidas de segurança e enxagues, claro).

abcs.
Frank

Olá Stefano,
Apenas para agregar o que nosso colega Guenther disse.

O Ácido peracético tem mais efeito sanitizante quando usado água quente. Ele precisa de alguns segundos ou minutos dependendo do quanto está contaminado a garrafa, o tipo de contaminação e a concentração que vc. esta usando dele diluído em água... portanto é difícil de estimar um tempo específico para todos os casos. Se a garrafa estiver com sujeira grudada, provavelmente não conseguira sanitizar totalmente a garrafa...

Nota:
Eu, particularmente não uso A.P. Utilizo atualmente para grandes quantidade de água o "iodofor" na concentração correta e "StarSan" para última lavagem/ pequenas quantidades.
Tbm utilizo Soda Cáustica como desincrustante (com todas medidas de segurança e enxagues, claro).

abcs.
Frank
Frank, interessante essa informação do AP ser mais efetivo a quente, pois em todos os estudos que eu pelo menos vi até hoje, os ensaios são sempre a temperatura ambiente, até pela instabilidade de concentração de ácido peracético quando está quente.

Qual a fonte dessa informação? Tem como passar?

Abraço,

Guenther, tudo bom ?

A "janela" do AP que entendi é entre 25oC até 60oC. Porque:
- O mais comum AP que usamos comercialmente é o PAC200 onde nele pede para diluir acima de 25oC.
- E 60oC pois é a temperatura de degradação ( Thermal degradation ), onde ele acaba perdendo o efeito.

Tentei achar um gráfico de temp. para entendermos melhor a eficiência do AP, mas infelizmente não achei... Deve ser porque quando o AP é diluído em água ele se desintegra e forma peróxido de hidrogênio e ácido acético. Mas consegui achar um artigo que fala um pouco sobre a eficiência em relação a temperatura:

http://www.lenntech.com/processes/disinfection/chemical/disinfectants-peracetic-acid.htm

"At a temperature of 15 °C and a pH value of 7, five times more peracetic acid is required to affectively deactivate pathogens than at a pH value of 7 and a temperature of 35 °C."

Tradução:
"A uma temperatura de 15 ° C e um valor de pH 7, é necessário cinco vezes mais ácido peracético para desativar afetivos patógenos do que no valor de pH 7 e uma temperatura de 35 ° C."

Espero ter respondido a sua pergunta.

Frank

Latest posts

Back