• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Sanitização das garrafas com água fervente

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Guenther, tudo bom ?

A "janela" do AP que entendi é entre 25oC até 60oC. Porque:
- O mais comum AP que usamos comercialmente é o PAC200 onde nele pede para diluir acima de 25oC.
- E 60oC pois é a temperatura de degradação ( Thermal degradation ), onde ele acaba perdendo o efeito.

Tentei achar um gráfico de temp. para entendermos melhor a eficiência do AP, mas infelizmente não achei... Deve ser porque quando o AP é diluído em água ele se desintegra e forma peróxido de hidrogênio e ácido acético. Mas consegui achar um artigo que fala um pouco sobre a eficiência em relação a temperatura:

http://www.lenntech.com/processes/disinfection/chemical/disinfectants-peracetic-acid.htm

"At a temperature of 15 °C and a pH value of 7, five times more peracetic acid is required to affectively deactivate pathogens than at a pH value of 7 and a temperature of 35 °C."

Tradução:
"A uma temperatura de 15 ° C e um valor de pH 7, é necessário cinco vezes mais ácido peracético para desativar afetivos patógenos do que no valor de pH 7 e uma temperatura de 35 ° C."

Espero ter respondido a sua pergunta.

Frank
Certo mas a questão do PAC200 é só porque ele vem em pó, e isso ajuda a diluir ele e fazer a solução, não é necessariamente para que ele sanitize mais já que a concentração final recomendada já é absurdamente mais alta que o necessário.

Sobre o link citato, sem dúvida que a 15 graus vai ser mais lento que 35, mas ainda assim gostaria de ver algo mais conclusivo porque nenhuma literatura que conheço sobre cerveja, ou que fale genericamente sobre sanitização, fala sobre ácido peracético a quente, o que me leva a crer que não valha a pena esquentar por um teórico benefício que se alcança fácil com temperaturas ambientes relativamente normais de 20 a 25 graus.

Abraço,

Opa,
Quem havia me dito era um amigo que tem auxílio de um químico. Ele havia me deixado claro isso e é uma pessoa bem confiável. Mas vc agora me deixou na dúvida tbm. pois não achei nada conclusivo em literaturas.
Realmente tem essa diferença em solubilidade do PAC, que incomoda. Justamente por esse ponto eu acabei comprando e usando StarSan que me trouxe maior rendimento e facilidade.

abcs.
Frank

Segundo o Daniel Christo o ácido peracético "[...] na Europa é conhecido como ‘desinfetante das baixas temperaturas’".

Temperatura de atuação: 0-50°C.
Concentração indicada: 500ppm.
Tempo de atuação: até 10'.

Fonte: https://youtu.be/PKrhZyAG5Ts?t=2316

Isso ai. a 60oC ele já era. E a baixa ele é lento. Acredito que o ideal seria a uns 25 a 35oC. Mas isso é minha impressão.

Quando ganho garrafas de cerveja, deixo elas mergulhadas em água com sabão pra ajudar a remover os rótulos e amolecer Crosta.
Depois lavo com a escova de garrafa acoplada a uma furadeira.
Deixo de um dia pro outro em uma solução de cloro puro(500-1000ppm), que é um excelente sanitizante.
Depois enxáguo com água.
Depois de seca vedo as garrafas com plastico film.
É na hora do envase sanitizo com álcool 70 passando de uma garrafa pra outra.

André Wenderosck

Fala pessoal.
Eu uso Alcool 70% em tudo. Mas tenho um frasco de IODOFOR aqui. Estou pensando em começar autilizar ele.

Eu pra lavar as garrafas, uso aquelas lavadoras de alta pressão pra lavar carro. Como o Jato é muito forte, já tira tudo na primeira vez.
Mas ainda dou uns 3 Jatos em cada garrafa, virada pra baixo. Aí já vai escorrendo. Quando vou envazar, eu passo o Alcool 70%.

Sobre o IODOFOR, queria saber quanto tempo ele pode ficar diluído sem preder a eficácia. Mesmo que fique em um pote fechado, mas já diluido. E se é possível reutilizar ele. Tipo o Líquido que joguei em uma garrafa, posso passar pra outra e por aí vai.

Sobre o IODOFOR, queria saber quanto tempo ele pode ficar diluído sem preder a eficácia. Mesmo que fique em um pote fechado, mas já diluido. E se é possível reutilizar ele. Tipo o Líquido que joguei em uma garrafa, posso passar pra outra e por aí vai.

Pode usar passando de uma garrafa para outra sem problema. Quando eu engarrafava, eu enchia um balde de solução de Iodofor na proporção de 1ml por litro de água e ia mergulhando as garrafas no balde, sendo que cabia umas sete ou oito. Quando colocava a última, tirava a primeira e escorria, porque ela já tinha ficado submersa por um minutou ou mais, o que já é suficiente. Quando tirava todas as garrafas do balde, começava de novo.

Sobre guardar a solução diluída, o Iodo é volátil, então o tempo de "validade" vai ser de acordo com o armazenamento. Tipo, uma coisa é você fazer um tanto de solução, colocar em um frasco tampado e guardar na geladeira, outra é você usar para lavar várias garrafas (já vai evaporando) e depois guardar em um balde aberto.

Mas a quantidade que usa para fazer a solução é tão pouca, que não compensa guardar. Até hoje não conheço nenhum cervejeiro que terminou um frasco de Iodofor antes de perder a validade.

Latest posts

Back