• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Sanitização com iodophor

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Coloquei iodorphor no air lock do balde de fermentação e no dia seguinte ele ficou transparente... alguém saberia dizer o motivo??

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A solução de Iodo vai perdendo a cor quando perde as propriedades dele. Guardando em geladeira ela dura mais tempo. Geralmente uso no Blowoff e ela mantém a cor até o final.

Comecei faz pouco tempo mas não notei nada nem com as cervejas que fiz até agora e nem com as que um amigo que me influenciou aqui faz. Uso o mesmo Biofor da Lamas mas comprei aqui mesmo em Fortaleza. Fácil de encontrar em lojas do ramo agropecuário.

Sobre a espuma que ele deixa eu fico receoso e tento tirar ela na hora de escorrer o iodofor mas tem vezes que é difícil! Se não tem dado problema como vocês dizem vou tentar relaxar com isso.

Agora sobre o tempo de contato, eu deixo um tempo imerso e depois deixo escorrer. Não sabia que dava só para borrifar. Realmente fica bem mais fácil assim. A sanitização é um daqueles processos que o pessoal prefere pecar pelo excesso do que pela negligência! É um tal de lavar, usar vanish, ferver e ainda usar o sanitizante! rsrsrsrs

Tbm sou de fortaleza. Existe algum local aqui em fortaleza que vende insumos?

Eu moro no rio, e deixo ele do lado de fora de casa (bate 33 36 graus rindo) faço leva de 20 ltrs e ate hoje ja brassei mais de 50 tipos de cerveja e nunca tive contaminação.
Acredito se a garrafa for bem lacrada é dificil perder a eficiencia do iodo, ou então sou muito sortudo.
Detalhe, tenho esse iodophor desde que comecei a fazer cerveja, pq dura muito, desde de 2009. Ele agora ta acabando, mais ainda to fazendo cerveja com ele e ta funcionando de boa!

Amigos, boa tarde.
Comprei um frasco do Kalyclean s 390 e lendo o rótulo me deparei com duas questões.
Primeiro que na composição descrita no rótulo não consta iodo, ao menos especificamente.
Segundo que a validade informada é de apenas 8 meses após a fabricação.
Este post de 2013 aí relata a utilização de iodofor por anos.
Esta validada é "válida" rrsrsrs, ou formalidade a ser cumprida pelos fabricantes?
Grande abraço.

O iodo é volátil, principalmente quando mais dissolvido. A validade é até onde o fabricante se compromete em ter o que diz entregar.

Minha experiência prática diz que dá para usar um pouco mais. o meu cheguei a usar por quase 12 meses com sucesso (ou melhor, sem contaminações) mas descartei boa parte por conta de que ele começou a ficar cada vez mais viscoso (provavelmente por evaporação do solubilizante) o que poderia comprometer a correta preparação do sanitizante.

Na boa, é tão prático usar o iodofor e é tão barato que vale mais a pena seguir minimamente as indicações de validade. Cada vez que faço uma solução (para brassagem ou envase) vou logo de 20l para jogar todo o equipamento dentro.

Olá pessoal eu sou iniciante também, estou na minha 4 braçagem, antes fazia pequenas levas de 10 litros sempre usei álcool 70 para a sanitização porem agora eu aumentei o meu equipamento e me vi na necessidade de usar o Iodofor (Kalyclean S390) para sanitizar todo meu equipamento de 30 litros.

Foi ai que eu errei feio na dosagem...

Eu fiz a mistura de Iodofor com água no meu fermentador de 30l, vi que a quantidade de kalyclean estava muito forte tanto que meu fermentador de branco ficou laranja. Joguei todo liquido fora lavei o meu fermentador e deixei escorrer a água por todo tempo de braçagem que durou 3h40. Enquanto esperava o Whirlpool fui sanitizar o fermentado notei que ainda estava um cheiro forte do Iodofor, como só tinha ele, usei o álcool 70 para sanitizar esperei escorrer e transferi o mosto...

hoje está no quarto dia de fermentação e estou com medo de ter clorofenol na minha cerveja pois li que uma sanitização exagerada de iodofor pode gerar esse off flavor.

Se realmente estiver com este defeito na minha cerveja existe alguma coisa que posso fazer para salvar?

Estou realmente preocupado de ter que perder toda a minha leva de 30 litros

Eu tenho um chiller de contra-fluxo de cobre e tenho o mesmo problema. Eu costumo deixar uma panela com água fervendo com detergente industrial ( Saniclean ) e coloco a bomba para recircular esta água passando pelo chiller por uns 15 minutos. Sai muita sujeira e ainda não tive contaminação do mosto. Acho que só o iodofor não adianta, pois onde ficar alguma sujidade dentro do tubo ele não consegue desinfetar adequadamente.
Muita gente realmente confunde a limpeza com a sanitização. A sanitização só pode ser feita quando o material já está livre de toda e qualquer sujeira visível. Seguindo isso, não é fácil dar errado. Sem muita frescura mas com cuidado dosado.

Depois da limpeza eu borrifo o Kalyclean em tudo, deixo por uns 15 min, passo na água corrente e borrifo álcool 70 em tudo novamente, deixo evaporar e descarto a água que sobra no fundo. Algumas coisas como torneiras e etc. que possuem partes internas inacessíveis eu deixo de molho dentro de uma vasilha de Kalyclean, passo na água corrente, e depois deixo de molho no álcool 70.

Depois da limpeza eu borrifo o Kalyclean em tudo, deixo por uns 15 min, passo na água corrente e borrifo álcool 70 em tudo novamente, deixo evaporar e descarto a água que sobra no fundo. Algumas coisas como torneiras e etc. que possuem partes internas inacessíveis eu deixo de molho dentro de uma vasilha de Kalyclean, passo na água corrente, e depois deixo de molho no álcool 70.

@EngRocha,

vale lembrar que álcool 70 só é efetivamente sanitizante com esfregação, ao contrário do iodofor.

@EngRocha,

vale lembrar que álcool 70 só é efetivamente sanitizante com esfregação, ao contrário do iodofor.
------

Nas duas últimas cervejas que eu fiz... usei àlcool 70 pra sanitizar as garrafas. Nesse caso sem "esfregar".

Tenho aquele aparelho de plástico "sanitizante" que coloco álcool e quando aperto com a garrafa de ponta cabeça o aparelho joga àlcool até o fundo da garrafa e vai escorrendo.

Deixo a garrafa de ponta cabeça pra escorrer o álcool.

Quando vou engarrafar a garrafa já está seca.

Você acha que teria algum problema?

------

Nas duas últimas cervejas que eu fiz... usei àlcool 70 pra sanitizar as garrafas. Nesse caso sem "esfregar".

Tenho aquele aparelho de plástico "sanitizante" que coloco álcool e quando aperto com a garrafa de ponta cabeça o aparelho joga àlcool até o fundo da garrafa e vai escorrendo.

Deixo a garrafa de ponta cabeça pra escorrer o álcool.

Quando vou engarrafar a garrafa já está seca.

Você acha que teria algum problema?
também já usei assim, colocava álcool dentro da garrafa, agitava ela bem e depois escorria. Nunca deu problema. É claro que as garrafas estavam previamente lavadas com escova e detergente.

Não que vá dar problema, mas tenha em mente que não é uma sanitização 100%.

A medida que vc usa do idofor e ml por litro de água? Esta e a mistura segura? Valeu
A segura para se usar sem enxague, usando o S390 (a concentração varia em outras apresentações), é de 0.8 ml por litro.

1 ml é um pouco acima do recomendado, mas não dever fazer muita diferença.

Pessoal, pelo que estou lendo aqui e deveria ter lido antes, fiz uma M grande ma sanitização das minhas garrafas, eu entendi que a diluição seria 8ml por litro, e pelo que vi são 8mls para 10 litros no caso do Biofor, eu usei a solução borrifando na garrafa e nas tampinhas, deixei escorrer bem, não abri nenhuma ainda, então não sei o efeito sensorial, mas minha dúvida é com relação a proporção tão maior, seria perigoso para saúde ?

Mau não vai fazer nessa quantidade, pode ocorrer de deixar um leve gosto, o que acredito que também não irá ocorrer, antes eu ficava controlando a quantidade de ml do iodo na água, hoje vai no olhometro mesmo kkkkk e nunca tive problemas.

Pessoal, pelo que estou lendo aqui e deveria ter lido antes, fiz uma M grande ma sanitização das minhas garrafas, eu entendi que a diluição seria 8ml por litro, e pelo que vi são 8mls para 10 litros no caso do Biofor, eu usei a solução borrifando na garrafa e nas tampinhas, deixei escorrer bem, não abri nenhuma ainda, então não sei o efeito sensorial, mas minha dúvida é com relação a proporção tão maior, seria perigoso para saúde ?
ok mas iodo nao usa borrifando. tem que ficar em contato em torno de 30s a 1min. só alcool 70 que se usa borrifando. quanto a proporçao, nao tem problema, só gastou mais do que o necessario.

Geralmente utilizo 5 litros de água para 4 ml de iodo, nunca tive problemas e fica mais fácil de medir.

Pra aumentar a treta, já botei mais de 1ml/l sem problema nenhum.
#paz
O quê tu chama de "sem problema" ? a questão da concentração para não usar enxágue é deixar uma quantidade de iodo residual que não vá ser nocivo a saúde a longo prazo. Quanto maior a quantidade de iodofor por litro, maior seu poder de sanitização, mas também maior a quantidade de residual. A concentração de .8ml/l deixa ele ainda efetivo, mas com um residual mínimo.

Back