• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Sabor terroso: lúpulo ou malte?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chuckedw

Well-Known Member
Reaction score
15
Senhores,

Ando intrigado por causa de algumas cervejas que tomei recentemente: Amber Ale da Eisenbahn, a witbier da Dogma e a Pizz my Balls da Swamp. Em todas eu senti um sabor bem terroso. Na da Dogma eles informam que usaram dois lupulos, o Hallertau Blanc para os aromas cítricos e o Mandarins Bavária pra imitar laranja. Nas outras cervejas eu não sei qual lúpulo foram usados. Mas será mesmo que o terroso vem do lúpulo??? Será que não é de algum malte?

Alguém saberia informar? Quero fazer uma receita com essa pegada.

Valeu!!!

Bem, o terroso provavelmente é oriundo do lúpulo...mas as percepções são diferentes ao q vc acha terroso e oq eu acho terroso...

por exemplo, lúpulos com alto teor de cohumulona possuem um amargor 'Harsh' que me incomoda profundamente e, na minha percepção, lembram um sabor terroso...

segue a hop wheel da barth haas para vc se divertir!

http://www.barthhaasgroup.com/en/hops-academy#hopfenaromarad

Provavelmente o que vc está descrevendo não é a mesma sensação que tá padronizada como o descritor "terroso" pra cerveja, que normalmente se refere a alguns tipos de lúpulos ingleses presentes nos estilos tipicamente ingleses.

Como não é o caso do uso desses lúpulos, é muito complicado dizer sobre o que é o que vc tá sentindo. Pode ser malte, levedura, lúpulo, etc...

Senhores,

Ando intrigado por causa de algumas cervejas que tomei recentemente: Amber Ale da Eisenbahn, a witbier da Dogma e a Pizz my Balls da Swamp. Em todas eu senti um sabor bem terroso. Na da Dogma eles informam que usaram dois lupulos, o Hallertau Blanc para os aromas cítricos e o Mandarins Bavária pra imitar laranja. Nas outras cervejas eu não sei qual lúpulo foram usados. Mas será mesmo que o terroso vem do lúpulo??? Será que não é de algum malte?

Valeu!!!
Normalmente os lúpulos ingleses e quem conferem este tipo de sensação terrosa. Por ser que tenham usado lúpulos tipo Fuggle nesta leva.

Enviado de meu Nexus 6P usando Tapatalk

Senhores,

Valeu!!!

Explique novamente sem usar o atributo terroso. Internet não passa percepção, e o que você define como terroso pode ter outra interpretação.

Se esse sabor terroso for um sabor mineral / metálico, pode ser oxidação.

A princípio Hallertau Blanc e Mandarina Bavária não deveriam ter nada de terroso.

Explique novamente sem usar o atributo terroso. Internet não passa percepção, e o que você define como terroso pode ter outra interpretação.

Já sentiu o aroma do Nelson Sauvin?? É mais ou menos tipo aquilo ali...
Pra mim remete a terra úmida... imagine pegar um punhado de terra com folhas em decomposição, galhos, etc, bem úmido... é isso aí. (Fiquei pensando sobre o termo "cohumulona", vou pesquisar a respeito).

Mas eu to achando mesmo que isso vem do Dry Hopping, porque a única coisa que estas três cervejas que eu citei tem em comum é o Dry Hopping. Talvez alguma técnica de Dry Hopping diferenciada: tipo usar bastante lúpulo por pouco tempo, talvez uma temperatura diferente do Dry Hopping, sei lá...

Complicado!!

Pra mim remete a terra úmida... imagine pegar um punhado de terra com folhas em decomposição, galhos, etc, bem úmido... é isso aí. (Fiquei pensando sobre o termo "cohumulona", vou pesquisar a respeito).

Mas eu to achando mesmo que isso vem do Dry Hopping, porque a única coisa que estas três cervejas que eu citei tem em comum é o Dry Hopping. Talvez alguma técnica de Dry Hopping diferenciada: tipo usar bastante lúpulo por pouco tempo, talvez uma temperatura diferente do Dry Hopping, sei lá...

Complicado!!

O termo é cohumolone em inglês.

Complicado!!

Descrever sensações em palavras é sempre complicado, mas acho que peguei a idéia.

Pra chegar numa receita com essa pegada, use malte base com pouco aroma, escolhe um fermento neutro e passe uns 3 meses escolhendo os lúpulos, com muito amor e carinho, hehe!!

Não tenho como opinar, pois eu sou meio 'fraco' quando o assunto é lúpulo, mas com certeza, a partir dessa descrição, os colegas vão te botar no caminho certo pra chegar na tua receita.

Back