Guenther eu imaginei que a agua do HLT poderia ser usada tbm como agua de lavagem dos grãos (sparge). Não poderia?
Bom, em relação à resistência, tem alguma especificação especial, principalmente relacionada com as suas dimensões? Acho que vou adquirir 2 de 5000 W (HLT e fervura do mosto). O que acha?
Sds,
Fabiano da Mata
Eu uso 5000 pra fervura e 2000 pra HLT. Não vejo necessidade nenhuma de tanta potência para o HLT, e lembre-se, você sempre tem que fazer as contas de quais panelas você precisa que fiquem ligadas ao mesmo tempo.
Ou seja, se estiver com a fervura ligada, você não iria poder ligar o HLT junto para aquecer água para outra coisa, pois 10000 watts é coisa demais e necessitaria uma rede especial pra suportar tudo isso.
Sobre a água do HERMS ser a mesma água do sparge, isso gera problemas. Já usei assim, e até funciona, mas precariamente pois como você precisa de uma grande quantidade de água para a lavagem, a inércia de temperatura ao subir e descer também fica maior e afeta a mosturação.
Outra coisa... a temperatura dessa água sempre vai ser mais alta do que a temperatura do mosto que tu queres, ou seja, se o mosto está a 68, certamente a água precisará ficar a alguns graus acima disso para descontar as perdas de temperatura. Aí imagina que você quer deixar o mosto a 78 graus...... a água do HERMS e Sparge ficariam a 80 e tantos... e isso faria com que não fosse possível utilizá-la para sparge.... teria que esperar esfriar.... e aí a mosturação esfria também.... etc.
Resumindo, com uma panela separada e menor só para o HERMS não tem que se preocupar com nada, e dá pra controlar as temperaturas de qualquer jeito.
Outra coisa.... quem usa HERMS normalmente não tem fogareiro na panela de mosturação, então tem que aquecer a água com o HLT..... aí no início, tem que transferir toda a água do HLT para a panela de mosturação, e então, tem que encher o HLT com água fria novamente e tu só vai poder ligar o teu HERMS mesmo depois que essa água tiver sido aquecida até uma certa temperatura, de outra forma vai abaixar um monte a temperatura da mosturação.
Pra finalizar, por que não colocar a serpentina dentro da panela de mosturação? Por que não tem como homogenizar a temperatura... os grãos não fazem convecção... e na verdade eles praticamente servem como isolantes próprios, ou seja, a temperatura iria aquecer um monte nos grãos que estão em contato com a serpentina, e não iria aquecer nada nos grãos que estão longe.
Abraço,